Voz da Diocese

“Qual é o maior Mandamento da Lei de Deus?”
29/10/2023

“Qual é o maior Mandamento da Lei de Deus?”

 

Minha saudação aos irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Estamos chegando ao final do mês de outubro, mês do Rosário e das Missões. O Evangelho deste domingo situa Jesus diante dos fariseus, com os quais estava constantemente em conflito. Os fariseus, aliados aos saduceus e também adversários de Jesus, para experimentá-lo, perguntaram-lhe: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” (Mt 22,36).

Prezados irmãos e irmãs. Diante da pergunta dos fariseus, Jesus respondeu recorrendo a dois textos da Sagrada Escritura, mostrando aos seus interlocutores que a conhecia muito bem. O primeiro texto, do Livro do Deuteronômio, o qual revela: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Dt 6,5). A isso, Jesus acrescenta: “Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse”. O Segundo texto refere-se ao Livro do Levítico, com a seguinte afirmação: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). Jesus, então, finaliza sua resposta, dizendo: “Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos” (Mt 22,40).

Para Jesus, esses dois mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus. São o resumo de toda a Sagrada Escritura. São dois mandamentos que se fundam num só. O amor a Deus implica no amor ao próximo e o amor ao próximo inspira-se amor a Deus. Enfim, são mandamentos inseparáveis. Para Jesus, amar a Deus é centrar a vida Nele para viver tudo segundo sua vontade. Por isso, não é possível amar a Deus e viver esquecido das pessoas que sofrem e as quais, Deus ama tanto. Não há um “espaço sagrado”, no qual possamos “entender-nos” a sós com Deus e indiferentes ao outro, nosso semelhante. Um amor a Deus que esquece seus filhos é meramente uma farsa. Por isso, a leitura do Êxodo lembra a necessidade do cuidado para com os necessitados: “Não oprimas nem maltrates o estrangeiro (...). Não faças mal algum à viúva nem ao órfão (...) Se emprestares dinheiro a alguém (...) não cobre juros” (Ex 22,24).

Caríssimos irmãos e irmãs. A pergunta feita a Jesus sobre qual é o maior mandamento da Lei, é uma pergunta pelo essencial: O que é essencial em nossa vida? A resposta de Jesus resume a fé básica de Israel. Amor a Deus e amor ao próximo. Deus e a pessoa humana são o objeto da prética de nosso amor. Significa reconhecer a grandeza do Mistério de Deus e a beleza do mistério da vida. Por isso, para a Sagrada Escritura e, mais precisamente, para Jesus, o Filho de Deus, o amor a Deus é inseparável do amor aos irmãos. Diante da dura realidade de dor e sofrimento do povo, Jesus diz, com toda a propriedade, que o amor real a Deus não é possível sem dar atenção ao sofrimento de seus filhos e filhas.

Para Jesus, o amor é tudo. O que nos é pedido na vida é amar. Fora do amor não há salvação. O essencial é viver diante de Deus e diante das pessoas numa atitude de amor. Isto porque “Deus é Amor” (1Jo 4,8) e criou o ser humano por amor. Essa é a definição insuperável da fé cristã. Por isso, quem ama a Deus sabe que não pode viver numa atitude de indiferença ou despreocupação para com os outros, preferencialmente aos necessitados e sofredores. A única postura humana diante de qualquer pessoa que encontramos na vida, é amá-la.

Irmãos e irmãs. Peçamos a Deus que nos ajude a não sermos indiferentes com todos aqueles que caminham conosco e com aqueles que passam pela nossa vida, pelo nosso lado, manifestando-lhes nosso acolhimento e nosso amor, a fim de vivermos sempre de acordo com o projeto do Reino de Deus, inaugurado por Jesus, sendo verdadeiramente Seus imitadores.

Deus abençoe a todos, e um bom domingo!

 

 

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim – RS

- Dom Adimir Antonio Mazali