
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.484 – 26/01/2025
Oficialização de padres em novas funções
Neste domingo, às 09h, por Dom Adimir, oficialização do Pe. Severino Orso como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Mariano Moro. Até agora ele era Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, Getúlio Vargas. Às 18h, Dom Adimir oficializará Pe. Paulo Rogério Caovila como Pároco da Paróquia São Pedro, Erechim. Ele era Pároco da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, também de Erechim. No próximo sábado, na missa das 18h na igreja Imaculada Conceição, Getúlio Vargas, será apresentado o novo Vigário Paroquial da Paróquia o Pe. Moacir Luiz Noskoski, até agora Pároco da Paróquia N. Sra. da Glória, Erval Grande. Às 19h30, na igreja Santa Luzia, Bairro Atlântico, Erechim, será oficializado Administrador Paroquial o Pe. Wolnei Toígo, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, por convênio entre as duas dioceses.
Prazo de inscrição para cursos
De Extensão em Teologia, pela Itepa Faculdades, até dia 10 de março; Da Escola de Servidores, com vagas para todas as Paróquias até o dia 28 de fevereiro. As aulas dos dois cursos serão no Auditório São José, perto do monumento de N. Sra. de Fátima na esplanada do Santuário Diocesano. As de Teologia, na segunda-feira e as do Curso de Servidores, na terça-feira, as duas, às 19h30. As comunidades podem encaminhar candidatos aos cursos nas secretarias paroquiais.
Visita Pastoral na Paróquia São Tiago, Aratiba
A partir do próximo domingo, às 09h, Dom Adimir estará realizando a visita pastoral naquela Paróquia com missa nas comunidades e encontros diversos, com lideranças, escolas, Prefeitura e Câmara Municipal e outras instituições locais.
Campanha da Fraternidade deste ano aborda a Ecologia Integral
A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, acolhendo as sugestões vindas dos Regionais, dos Organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa Comum; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, sobre a crise climática; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, os Bispos do Conselho Episcopal Pastoral definiram o seguinte para a Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A Ecologia na Campanha da Fraternidade: A Ecologia é a questão mais tratada pela Campanha da Fraternidade em seus 61 anos de existência. Foram 8 edições que de alguma forma abordaram essa temática: em 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”; em 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Mês Vocacional deste ano convida a caminhar na esperança
Neste ano, a Igreja no Brasil realiza o 44º Mês Vocacional. No contexto do Ano Jubilar, o tema é “Peregrinos porque chamados”. Ressalta dois aspectos da vida cristã, a peregrinação da vida e o chamado de Deus. O primeiro remete à imagem do caminho, pois toda peregrinação consiste em alcançar uma meta, que precisa ser clara. Segundo um assessor da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, “o termo peregrinos pode ajudar as equipes e grupos vocacionais, organizados nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais, a redescobrir o valor do itinerário vocacional – despertar; discernir; acompanhar e cultivar. A peregrinação é composta de etapas, e redescobrir o valor e novas maneiras de realizar este itinerário é missão de cada animador vocacional. Essa necessidade, que é urgente, implica principalmente em esforços e investimentos na etapa do discernimento”. O lema do Mês Vocacional é: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). O Papa Francisco alerta toda a Igreja para voltar seu olhar aos sinais de esperança, presentes no mundo, e que muito mais do que sinais palpáveis, são sinais onde reside a esperança: a paz, a vida e sua transmissão, os encarcerados, os enfermos, os jovens, os migrantes, os fragilizados, os idosos e os pobres. Nestas indicações, percebe-se a presença de um grupo muito caro ao Serviço de Animação Vocacional: a juventude. Quando o papa fala dos jovens, na sequência sempre fala em sonhos e aqui reside o desabrochar da esperança. É missão de toda animação vocacional contribuir para que os jovens nunca parem de sonhar. O serviço de animação vocacional precisa atuar para entusiasmar jovens e adolescentes, pois neles reside a esperança de um mundo diferente e melhor”.
Guia sobre a disponibilidade pastoral dos bispos eméritos no Brasil
A Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB lançou Guia “Disponibilidade Pastoral dos Bispos Eméritos”. Atualmente, eles são 175. Nem todos estão ainda em condições de alguma atividade pastoral. Com o Guia, a Igreja Católica no Brasil dá um passo significativo para valorizar o conhecimento, a sabedoria e a experiência dos bispos eméritos. A motivação para a organização do referido guia é que boa parte deles goza de ótima saúde física e mental, tendo condições de cunho bíblico-litúrgico, teológico e pastoral de acordo com a competência e experiência adquirida da parte de cada um. A iniciativa visa promover uma maior integração e garantir que a experiência e a sabedoria dos bispos eméritos continuem a contribuir de maneira eficaz para a vida pastoral das dioceses.
Papa institui ministros Leitores neste Domingo da Palavra
Em 30 de setembro de 2019, o Papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus, a ser celebrado no 3º Domingo do Tempo Comum, neste ano, neste domingo. Tem como lema “Espero na tua Palavra”, versículo do Salmo 119. Na missa na Basílica São Pedro, no Vaticano, Francisco institui ministros leitores 40 leigos e leigas de diferentes nações, 4 deles do Brasil, escolhidos pela CNBB, dos quais um é do nosso Estado. No rito, cada um receberá um exemplar da Bíblia. Ao final da liturgia, será entregue o Evangelho de Lucas aos presentes com a intenção, que já se tornou uma tradição, de divulgar a Palavra de Deus de forma bem concreta. O gaúcho instituído é Marcelo Meireles Mito, 45 anos, de Porto Alegre. É Licenciado e Bacharel em Filosofia, pós-graduado em Liturgia. Vive sua vida religiosa na paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Humaitá. É catequista desde os 16 anos e atualmente catequista de adultos e de Batismo. Disse viver este momento em pleno espírito de humildade e serviço. No exercício do Ministério de Leitor, buscará cumprir sempre com a missão do anúncio da Palavra de Deus.
Minicurso do projeto Cuidar da Vida leva atenção à saúde mental a jovens do Rio Grande do Sul
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB vem desenvolvendo Projeto Cuidar da Vida, voltado para a prevenção ao suicídio para adolescentes e jovens. No ano passado, foram realizadas seis edições dele em diversas regiões do País com 159 participantes. De 17 a 19 deste mês, o Projeto realizou o minicurso em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, com a participação de 34 jovens de 11 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. A iniciativa respondeu ao pedido feito pelo Regional para levar a formação específica para o estado que enfrenta as consequências da tragédia socioambiental. Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, foi um momento marcante na questão da atenção à saúde mental de adolescentes e jovens, e como se deve também desenvolver uma rede de apoio para ajudá-los a crescer na vida plena. Ele esteve presente na formação com cinco psicólogos e o jovem Lucas, da equipe de comunicação Jovens Conectados. O projeto “Cuidar da Vida – Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens” é uma iniciativa da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, com o apoio da Pastoral da Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
Assessora de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil profere palestra no Dicastério da Comunicação
Convidada por aquele Dicastério, quinta-feira, dia 23, Irmã Neusa Santos, Assessora de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e membro da Comissão de Comunicação e Cultura Digital da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), proferiu palestra durante a Conferência Global do Jubileu com Irmãs Religiosas, realizada em Roma, Itália, como parte das celebrações do Jubileu do Mundo das Comunicações que acontece nesta semana. Participam do evento religiosos e religiosas comunicadores e especialistas de diversas partes do mundo, promovendo reflexões e celebrações acerca do papel dos comunicadores na sociedade e na Igreja. Ela falou sobre “Transformando as mídias sociais em espaços de comunhão”.