INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.483 – 19/01/2025
Padres assumem novas funções
Pe. André Ricardo Lopes foi apresentado em sua nova função, vigário paroquial da Catedral São José ainda no dia 28 passado, mas continuará atuando como Pároco da Paróquia N. Sra. da Salete, Bairro Três Vendas, Erechim, quando Dom Adimir dará posse ao novo Pároco, Pe. Romário Barbosa Santana e apresentará o Vigário Paroquial, Pe. Rodolfo Benevenuto da Silva, ambos missionários saletinos. No próximo sábado, dia 25, às 18h, Dom Adimir oficializará Pe. Maximino Tiburski, atualmente Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Mariano Moro, como Pároco da Paróquia São Roque de Itatiba do Sul, substituindo Pe. Isalino Rodrigues que trabalhará no Seminário N. Sra. de Fátima. No próximo domingo, dia 26, às 09h, o Bispo oficializará Pe. Severino Orso, atualmente Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, Getúlio Vargas, como Pároco da Paróquia de Mariano Moro. No mesmo dia, às 18h, Dom Adimir oficializará Pe. Paulo Rogério Caovila, atual Pároco da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, Erechim, como Pároco da Paróquia São Pedro, também de Erechim.
Continuam abertas inscrições para curso de extensão em Teologia e curso de Servidores
A Itepa Faculdades realizará novo curso de extensão em Teologia neste ano na Diocese de Erexim. O curso será desenvolvido no Auditório São José perto do Santuário de Fátima com aulas nas segundas-feiras das 19h30 às 22h. As inscrições podem ser feitas nas secretarias paroquiais até o dia 10 de março, mas é bom providenciar logo. O investimento é de 9 parcelas de R$ 100,00 de março a dezembro. O Curso terá os seguintes módulos: Teologia Bíblica, Teologia Sistemática, Eclesiologia (sobre Igreja), Mariologia, Escatologia (sobre as realidades últimas da vida), Teologia Pastoral, Teologia Moral, Teologia Espiritual, Ação Evangelizadora na Diocese. A Escola de Servidores também tem inscrições abertas para curso neste ano com vagas para todas as Paróquias. Iniciará na segunda terça-feira de março, dia 10, até a última terça-feira de novembro, dia 25. Inscrições também nas secretarias paroquiais. Igualmente é bom providenciar logo, não ultrapassando o dia 28 de fevereiro.
Tríduo para aprofundamento do Jubileu 2025
Ano Santo é sempre oportunidade especial para a renovação da fé e fortalecimento da união em Cristo. O atual Jubileu “Peregrinos de Esperança” convida a todos a refletirem sobre a fraternidade, a paz e a confiança na presença amorosa de Deus. Chama a todos ao aprofundamento espiritual e à prática da verdadeira solidariedade cristã. Neste sentido, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, em comunhão com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) e a Ordem das Virgens (OV), organizou um tríduo preparatório para este tempo tão significativo. O subsídio do mesmo é um guia para todos, especialmente para os religiosos e religiosas, para viver as celebrações e aprofundar o sentido deste Ano Jubilar. No primeiro dia, 30 deste mês, a Conferência dos Religiosos convida à reflexão sobre a vida fraterna como sinal de esperança. No segundo dia, 31, a Conferência dos Institutos Seculares destaca a missão de construir a paz no mundo. E no terceiro dia, primeiro de fevereiro, o roteiro celebra a união íntima com Cristo como sustento da esperança cristã. Uma live foi organizada para apresentar o tríduo para a vivência do Jubileu 2025. Ela será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) quinta-feira, dia 23, às 19h30.
Publicada autobiografia do Papa Francisco
A partir desta quinta-feira, em mais de 100 países, está à venda a primeira autobiografia do Papa Francisco, intitulada “Esperança”. É a primeira vez na história que um papa narra em primeira pessoa os episódios que marcaram sua vida. A obra, de 400 páginas, é resultado de seis anos de trabalho e foi escrita com a colaboração do jornalista Carlos Musso, que ajudou o papa a narrar sua história, desde sua infância na Argentina no seio de uma família de imigrantes italianos até se tornar o sucessor de São Pedro. Além de suas memórias, Francisco fala sobre outras questões como guerra, paz, migração, crise ambiental, política social, sexualidade e o futuro da Igreja. Tudo isto, sob a marca da esperança, termo escolhido em sintonia com o Jubileu em curso nos 2025 anos do nascimento de Cristo. Segundo o próprio papa Francisco em uma entrevista recente, o livro estava programado para ser publicado depois de sua morte. Com seu humor característico, disse a uma jornalista argentina em dezembro passado: “como eu não morro, eles têm medo de que perca relevância e decidiram fazê-lo agora”. Francisco, segundo trechos divulgados pela editora, inicia suas memórias com um episódio que marcou sua existência. É o naufrágio do transatlântico Principessa Mafalda, conhecido como o Titanic italiano. Seus avós, junto com seu pai Mario, compraram as passagens para viajar no navio que partiu de Gênova, Itália, em 11 de outubro de 1927 para Buenos Aires, capital da Argentina. No entanto, no final, eles não embarcaram porque não conseguiram vender seus pertences a tempo. “É por isso que estou aqui agora, você não pode imaginar quantas vezes agradeci à Divina Providência”, diz o papa Francisco em sua autobiografia.
Catedral de Notre-Dame de Paris recebe número extraordinário de visitantes
Em abril de 2019, a Catedral Notre-Dame (Nossa Senhora) de Paris, França, passou por incêndio de grandes proporções. Reconstruída, foi reaberta ao público nos dias 07 e 08 de dezembro do ano passado. No primeiro mês de sua reabertura recebeu mais de 800.000 pessoas, número superior à Basílica São Pedro, em Roma. O principal grupo de visitantes são os franceses, seguidos por americanos, italianos, alemães, chineses, coreanos e japoneses. O visitante permanece na catedral por 32 minutos, ou até uma hora e meia quando participa de uma missa. Quando há uma celebração, rapidamente se chega a 2.500 participantes. A capacidade máxima foi definida em 2.700 pessoas. No início deste mês, houve cerca de 50 mil comunhões.
Papa pede para dar voz a quem geme pelas injustiças
Presidentes da Cáritas de países da América Latina e do Caribe estão em Roma para curso de formação, cujo objetivo é consolidar os processos visando criar a cultura do cuidado, conhecida como “salvaguarda”. Ao recebê-los em audiência, quarta-feira, o Papa se deteve no significado desta palavra, definida como “custódia, proteção, garantia”. No entanto, há outra definição que chamou a atenção do Papa: “Sinal que, em tempos de guerra, é colocado, por ordem dos comandantes militares, na entrada das aldeias ou nas portas das casas, para que seus soldados preservem os moradores”. Francisco ressaltou: “O Senhor pede a nós, seus enviados, que coloquemos o sinal de sua cruz abençoada na testa de todos aqueles que vêm à nossa Caritas, gemendo e se lamentando por tantas injustiças, até mesmo abominações, praticadas contra eles”.
Cresce o número de cristãos perseguidos no mundo
A organização de pesquisa e estatística “Portas Abertas”, que atua há 70 anos em todos os lugares em que o cristianismo é oprimido, apresentou, quarta-feira, relatório registando que mais de 380 milhões de cristãos sofrem altos níveis de perseguição atualmente. No ano passado, “4.476 cristãos foram mortos por motivos ligados à fé”. Os abusos contra as mulheres também estão em aumento e, em muitos países, elas não os denunciam por razões culturais e sociais. A Coreia do Norte segue firme em primeiro lugar. Seguem-se a Somália, o Iêmen, a Líbia e o Sudão, nações com uma forte presença muçulmana. A fé cristã deve ser vivida em segredo e, se descobertos, os cristãos (especialmente os ex-muçulmanos) correm o risco de morrer. Situação é grave também no Paquistão, na Nigéria, Irã, Afeganistão e Índia.
17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens
será nos dias 14 a 16 de fevereiro, no Santuário Nacional de Aparecida, com o tema: “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema “Fortes na Fé, alegres na Esperança” (Rom 12,12). A Romaria reúne anualmente milhares de participantes. De acordo com o assessor nacional do Terço, há relatos de que homens, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão, se reuniam para rezar. No entanto, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram. O surgimento ocorreu dentro do Movimento de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se organizar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes.
Esposas e mães da Ucrânia entregam relatório ao Papa de civis dos quais não se tem informação
Na quarta-feira, durante a audiência geral, cinco mulheres ucranianas entregaram ao Papa Francisco relatório de 600 páginas com nomes de homens da Ucrânia dos quais não se tem notícia após a invasão russa. Trata-se de civis que procuraram defender sua terra natal e que muito provavelmente foram capturados pelo exército inimigo. Elas usavam camisetas brancas, nas quais estavam estampadas duas asas, uma amarela e outra azul, como as cores da bandeira ucraniana, e as iniciais da Associação à qual pertencem: “Mulheres pela Defesa do Território”. Confiaram toda a sua dor ao Papa, porque depositam nele toda a sua esperança pelo destino de seus corajosos maridos e filhos, a fim de que se abram corredores humanitários para a troca de prisioneiros e para que o terror da guerra chegue ao fim. E Francisco mais uma vez beijou a bandeira nacional ucraniana que as mulheres haviam levado junto, assegurando-lhes suas orações.