Fiéis
da sede paroquial e de comunidades rurais lotaram completamente a igreja Santo
Antonio de Jacutinga no início da trezena do padroeiro na noite desta
terça-feira. A celebração presidida pelo Pároco, Pe. Olírio Streher, teve
a animação da catequese da comunidade local. No seu início, os 4 representantes
da Paróquia na Comissão Diocesana de Leigos entronizaram a capelinha da Sagrada
Família e o estandarte do Ano do Laicato, enquanto todos fizeram ressoar o
canto: Com Santo Antônio, “sal da terra e luz do mundo, o Senhor nos chama e
nos envia, testemunhas do seu reino em toda a parte, vivendo a fé no amor e na
alegria”, na comunidade de irmãos.
Cada participante recebeu um cartão com a imagem de Santo Antônio e o tema da Trezena: “Com Santo Antônio, comunidade de irmãos, sal da terra e luz do mundo!” e com um bloco com 13 folhinhas, cada uma contendo a data, o tema e a comunidade encarregada de animar a liturgia em cada noite da trezena.
A trezena contempla a Campanha da Fraternidade (Fraternidade e superação da violência – Vós sois todos irmãos) e o Ano do Laicato que tem como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos da evangelização numa Igreja ‘em saída’, a serviço do Reino”, e o lema: “Sal da Terra e Luz do mundo”.
Na homilia, à luz das leituras bíblicas proclamadas, Pe. Olírio situou a trezena no contexto da Quaresma e dos dois eventos.
Antes da bênção final, todos rezaram o Responsório de Santo Antônio, seguido de bênção dos pãezinhos. Em rito solene, foi entregue a capelinha do Ano do Laicato aos representantes da comunidade São Paulo de Bela Vista, que vai animar a liturgia da segunda noite da trezena, dia 20 deste mês, com o tema: “Com Santo Antônio, superar a violência pela fraternidade”. (com informações e fotos do Pe. Olírio)