Notícia

13 DE MAIO NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

             O dia 13 de maio assinala a primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, no ano de 1917, tendo-se repetido por mais 5 vezes, sempre no dia 13 dos meses seguintes. Por este motivo, no calendário litúrgico, 13 de maio é dia de Nossa Senhora de Fátima.

            No Santuário, em Erechim, este dia foi celebrado de maneira festiva, com momentos intensos de oração e sublimes manifestações de fé. O dia estava radiante, a bondade do Criador nos presenteou com um lindo dia de sol e, por ser dia de sábado, houve participação de grande número de devotos.

            Nos postes laterais de acesso ao Santuário foram colocadas flâmulas com estampas de Nossa Senhora. Às 8h, houve a oração do Ofício Divino Mariano, presidida pelo Pe. Lucas Stein e com o Pe. José Carlos Sala conduzindo o canto dos salmos e hinos. Às 14h, com o Santuário completamente lotado e muita gente na parte externa, foi feita uma solene acolhida da imagem peregrina, com um pano que saía da imagem e passava sobre o povo, numa referência ao manto protetor de Nossa Senhora, e o tradicional canto ‘a treze de maio’. Seguiu-se a Oração do Terço e Missa presidida pelo reitor, Pe. Sala, com bênção do Santíssimo. Às 18h, houve a Oração do Terço no monumento, com velas acesas e procissão luminosa até o Santuário, onde aconteceu a Missa presidida pelo bispo Dom Adimir Antonio Mazali, com participação do Coral Nossa Senhora de Fátima, regido pelo Pe. Sala. Nas duas celebrações, logo após a oração pós-comunhão, foi feito o lançamento da Romaria deste ano, pelos padres José Carlos Sala e Lucas Stein, reitor e vice-reitor, respectivamente. Apresentaram tema e lema da romaria, como também a programação geral e o calendário de eventos. No contexto do Ano Vocacional no Brasil e os 70 anos do Seminário, o tema da Romaria deste ano será: ‘Vocação, graça e missão!’ E o lema: ‘ Eis aqui a serva do Senhor!’ No momento do lançamento da romaria, foram colocados efeitos de luzes e fumaça na imagem peregrina, e o povo prorrompeu em efusivas palmas e vivas. Ao final, Pe. Sala agradeceu a todos que se dedicaram nos serviços e ressaltou que estas celebrações fortalecem a identidade do Santuário e colaboram com o crescimento da fé e o espírito de unidade diocesana.

            Durante todo o dia, a tenda dos objetos religiosos e lembranças esteve aberta, com um serviço generoso das voluntárias, possibilitando aos devotos levarem para sua casa lembranças do Santuário. Na praça de alimentação, com coordenação do Conselho Administrativo do Santuário, foram colocados à disposição dos devotos diversos alimentos.

            No dia 13 de cada mês, até outubro, haverá celebrações especiais recordando as aparições de Nossa Senhora. No próximo mês, dia 13 de junho, terça-feira, além da referência à 2º aparição, também será dia de Santo Antônio, com bênção dos pães.


FOTOS: Edson Rosa/Santuário de Fátima

Baixar Arquivo
X

Olá!

Como podemos ajudar?

Contato

(54) 3321-2608