Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

1.      Quem somos?

Somos a Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. A fundação se deu em 27 de dezembro de 1857 em Petersburgo, na Rússia.  A Congregação está presente em terras brasileiras desde 1906.

Nós Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, identificamos pela seguinte logomarca, que sintetiza a espiritualidade de nossa Congregação:   

·         Acolhimento em espírito de família

·         Amor incondicional a Maria

·         Confiança na Divina Providência

 

Triangulo: Simboliza a Santíssima Trindade. O nosso Fundador teve sempre profunda confiança na Divina Providência e adotou essa devoção como prática na espiritualidade para a Congregação.

Lírio ladeado pelo sol: Simboliza Maria, a Virgem Puríssima, por quem nosso Fundador teve sempre especial devoção. Ela é o sol que aponta a aurora luminosa de nossa salvação.  Ela é também a padroeira principal da Congregação.

Folhas verdes: Sinais de vida e de esperança. O galho que permanece unido ao tronco, será sempre gerador de vida nova; o tronco é Jesus Cristo, centro e meta de toda a vida espiritual.

Parva sed apta: É uma expressão latina que significa: “Pequena, mas acolhedora, pequena, mas aberta para acolher.”

 

Há ainda a logomarca do centenário da nossa presença e missão no Brasil – 1906 - 2006

 

LOGOMARCA DO CENTENÁRIO

Louvando e bendizendo a Deus, pelos "100 Anos de Vida e Ação no Brasil" nós     Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, adotamos uma Logomarca sugestiva a este relevante acontecimento para a nossa Congregação.

Forma geométrica: O círculo, por não apresentar começo nem fim simboliza a perfeição, a maestria e a eternidade. Por não conter arestas ou ângulos, o círculo representa também continuidade e perseverança, objetivos esses que norteiam a Congregação e cada um dos seus membros.

Imagem da Sagrada Família: Essa imagem, constituída com figuras estilizadas nos apresentam personagens da Sagrada Família, sobrepostas, onde José e Maria colocam Jesus em evidência, no primeiro plano, convidando-nos a assumir a Espiritualidade da Família de Nazaré, conforme os ideais do Arcebispo Zygmunt Felinski - o nosso Fundador: Jesus é o motivo principal da nossa consagração a Deus. 

Cores:

Amarelo: Simboliza a soberania de Deus e foi usada para representar  a riqueza maior, Jesus Cristo. Ele é nosso Senhor e salvador.                                          

 Alaranjado: Esta cor transmite energia, otimismo, alegria, confiança,... sentimentos que devem permear a vida das Irmãs. 

Azul: Símbolo da paz, da pureza e do descanso. Lembra a Virgem Maria, Mãe e Rainha da paz.

 

2.      Como surgimos?

O início da história da Congregação se deu com Zygmunt Szczesny Felinski que nasceu no dia 01 de novembro de 1822 em Wojutyn, na Polônia. Filho da escritora Eva Wendorff e, do proprietário de terras Geraldo Felinski. Em sua família de origem viveu uma atmosfera fundamentada no Evangelho, com base na lei de Deus e no amor a Deus e ao próximo, alicerçando assim uma fé sólida e profundos princípios humanos e cristãos.

Zygmunt foi educado nos valores da fé e de amor à Pátria. Sempre preservou os valores adquiridos na família e a união com seus irmãos. Perdeu o pai com 11 anos e teve a mãe exilada da Pátria. Ficou aos cuidados de um tutor que o instruiu e posteriormente estudou matemática no College de France e na Sorbone de Paris. Lutou pela liberdade de seu povo, mas percebeu que lutando com armas humanas não iria muito longe. Então sentiu o chamado de Deus para servir ao Criador e à Pátria com as armas do Evangelho.

O jovem polonês teve apoio em seu amigo, o poeta Julio Slowacki, com o qual discutia assuntos pertinentes e partilhava sua vida. No entanto, a morte precoce de Julio fez com que Zygmunt refletisse sobre a brevidade da vida e, neste contexto de sofrimento e solidão, ele ouviu o chamado de Deus e decidiu ser padreAo optar pelo sacerdócio, disse: “Quero um Amigo que não morre”. Foi ordenado sacerdote em 1855 e, em seu trabalho, sempre seguiu amando a Deus, à Igreja e à Pátria, demonstrando atenção às necessidades do próximo. Preocupado com o desamparo dos órfãos, idosos, doentes e mutilados pela guerra, sempre desenvolveu larga atividade social e caritativa.

Obediente à vontade de Deus atento aos sinais dos tempos, em 1857, Zygmunt deu início à Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. Uma Congregação Religiosa feminina em que seus membros consagrando suas vidas a Deus pudessem servir o próximo. Seu desejo fundacional era o de que as Irmãs fossem como mães espirituais das pessoas necessitadas. Um grupo de jovens aderiu ao convite do padre e colocaram-se à serviço de Deus consagrando suas vidas na referida Congregação.

O tempo passou e em 06 de janeiro de 1862, o padre Felinski foi nomeado Arcebispo de Varsóvia. Mais um desafio para o fiel ministro de Cristo. A Polônia vivia tempos difíceis pela repressão por parte do governo russo, o qual influenciava religiosa e politicamente no país. Zygmunt exercia sua atividade pastoral buscando o renascimento da fé católica e a liberdade do povo em poder professar sua religião. Com isso, ele era visto pelo governo como uma ameaça ao poder. Os governantes da época tentaram convencê-lo para que se corrompesse e ficasse do lado do governo. Isso feriu gravemente o coração de Zygmunt, pois ele amava a Igreja e a Pátria e jamais poderia ir contra seus preceitos.

O Arcebispo Felinski manteve-se fiel aos princípios morais e cristãos e por isso foi punido com o exílio de sua terra. Ficou durante 20 anos nos tapetes gelados da Sibéria e, depois deste período, retornou já idoso e adoecido pelas condições em que vivera. Mesmo distante continuou orientando as Irmãs da Congregação que fundara através de cartas que escrevia clandestinamente e enviava para o fortalecimento da fé e da missão das Irmãs. Morreu santamente em 17 de setembro de 1895.

 

3.      O que fazemos?

Atualmente as Irmãs das comunidades atuam nas atividades pastorais nas paróquias ajudando na Catequese, na Liturgia, Pastorais Sociais, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Visitação, Pastoral da Pessoa Idosa, Serviço de Animação Vocacional e outras pastorais afins. Acompanham, ainda, diversos Movimentos Eclesiais como Cursilho de Cristandade e Apostolado da Oração. Trabalhos como ornamentação das Igrejas e cuidados com alfaias também fazem parte da vida pastoral das Irmãs.

 A educação é uma área na qual as Irmãs estão inseridas. Inicialmente a educação era praticamente exclusiva aos imigrantes poloneses que vinham ao nosso país. Atualmente, a educação abrange desde séries iniciais até ensino superior. A saúde é mais uma das áreas de missão das Irmãs da Sagrada Família. Estas atuam em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e também com saúde alternativa através de plantas medicinais e remédios naturais.

Como na realidade da época da fundação, ainda hoje as Irmãs trabalham com crianças em lares e abrigos e também idosos. Duas faixas etárias vulneráveis do ser humano e que merecem cuidado e atenção. Outra atividade em que as Irmãs estão inseridas é a formação de vocacionados em seminários e casas de formação, cultivando assim o espírito missionário da Igreja. Além destas, muitos outros campos de missão são atendidos pelas Irmãs.

 

4.      Onde estamos?

A Casa Geral da Congregação está em Varsóvia, na Polônia e a divisão se dá em cinco Províncias: três delas na Europa e duas no Brasil. A primeira Província brasileira está situada em Curitiba e abrange os estrados do Paraná, Brasília, Paraíba, Pernambuco e Tocantins. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são administrados pela Província São Francisco de Assim, com sede em Erechim – RS.

A Província de Erechim conta com 15 comunidades nas seguintes localidades em Santa Catarina: Curitibanos, Rio do Campo, Santa Cecília e Timbó Grande. No Rio Grande do Sul: Alpestre, Guarani das Missões, São Luiz Gonzaga, Viadutos, Áurea, Paulo Bento, e Erechim, com duas comunidades. Na área de abrangência da Diocese de Erexim são cinco comunidades, incluindo a casa das Irmãs idosas em Viadutos e Casa Provincial.

  

5.      Convite Vocacional

Deus chama cada pessoa para uma missão. É preciso docilidade e disponibilidade para responder ao chamado. Você já se perguntou qual o sonho que Deus tem para você? O Pai continua chamando! Jovem, seja você também uma Irmã da Sagrada Família de Maria. Faça parte deste Carisma.

Entre em contato conosco:

Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

Província São Francisco de Assis

Rua Polônia, 125

CEP: 99700 - 456

Fone: (54) 3321 1432

e-mail: cifsfm@yahoo.com.br

Erechim - RS