Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Screenshot

Romaria de Fátima, o grande encontro anual de renovação eclesial da Diocese de Erexim

No ano jubilar “Peregrinos de Esperança”, no Mês Missionário, a Diocese de Erexim vive neste segundo domingo, dia 12 de outubro, solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, sua 74ª Romaria de N. Sra. de Fátima, evento anual de 10 dias de oração, peregrinação, renovação da fé, do seguimento a Cristo, do amor à Igreja Católica. 

Nestes 10 dias de abundantes graças divinas, especialmente o dom jubilar da indulgência plenária, os devotos rezam e, com “As virtudes Maria, são peregrinos de Esperança”, o tema da Romaria e a invocam como “Esperança nossa, salve”, saudação da Salve Rainha, lema deste precioso tempo de espiritualidade. 

Neste domingo, na culminância da novena, jubileu das comunidades com o convite a participar a cada uma das mais de 450 comunidades da Diocese. 

As celebrações do dia da Romaria

– 7h– Missa, com os padres e equipe do Santuário;

– 8h – Missa do dia, com Pe. Jair Carlesso e equipe da Cúria Diocesana;

– 8h – Missa do dia na Catedral, com os Padres e equipe da mesma;

– 9h – Procissão e Missa, presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali, com animação da equipe central de canto e instrumentistas coordenada pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário N. Sra. de Fátima;

– 12h30 – Missa: Pe. Antonio Valentini e Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora;

– 14h – Adoração, terço e bênção com santíssimo Sacramento, com a presidência de Dom Adimir e animação da equipe central de canto e instrumentistas coordenada pelo Pe. Sala.

– 18h – Missa: Pe. José Carlos Sala e Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria.

Textos Bíblicos (Textos próprios da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida):

– Primeira Leitura: Est 5,1b-2;7,2b-3 – Concede-me a vida do meu povo, eis o meu desejo!

– Salmo Responsorial: Sl 44(45) – Escutai minha filha

– Segunda Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16ª – Um grande sinal apareceu no céu – uma mulher vestida de sol

– Evangelho: Jo 2,1-11 (Bodas de Caná)

O hino da Romaria

Há 29 anos, Pe. José Carlos Sala é o autor do hino da Romaria anual, letra, música e arranjo. 

Pelo hino, os romeiros cantam os diversos enfoques do tema e do lema de cada ano. 

Na divulgação do hino desta 74ª Romaria de Fátima, Pe. Sala ressalta que o mesmo contribui para o enlevo espiritual, o fortalecimento da dimensão orante e marca o passo ritmado dos peregrinos de esperança. 

O refrão enaltece o lema da romaria, invocação da Salve Rainha com referências da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja: ‘Esperança nossa, Salve!’ Verso retirado da oração da Salve Rainha e da afirmação da Constituição do Concílio Vaticano II sobre a Igreja que proclama Maria como sinal de esperança segura e consolo para o povo a caminho. A primeira estrofe enfoca o tema; a segunda destaca frases centrais do documento do Papa Francisco sobre o Jubileu 2025; a terceira lembra o coração dos que sofrem e encontram alento e a esperança de prosseguir na caminhada; a última estrofe aponta para perspectiva da vida eterna, verdade fundamental da fé cristã.