Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
SONY DSC

Reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Erexim aprofunda Sacramentos da Cura

Em sua primeira das duas reuniões anuais, na manhã deste sábado, 28 de junho de 2025, no Auditório São José, o Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora refletiu sobre os Sacramentos da Cura, Confissão e Unção dos Enfermos. O encontro teve mais de 90 participantes entre bispo, padres, diáconos, seminaristas, religiosa, leigos e leigas de paróquias, movimentos e setores de pastoral.

A reflexão faz parte do processo de revisão e atualização das Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos.

Depois da oração inicial, apresentação dos participantes pelo Pe. Jair Carlesso, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, e palavra do Bispo Dom Adimir Antonio Mazali, Pe. Valtuir Bolzan, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, e Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral, expuseram aspectos fundamentais do assunto de estudo.

Pe. Valtuir falou do Sacramento da Reconciliação. Expôs síntese da natureza dos sacramentos e sua necessidade. Observou que o Sacramento da Reconciliação também é chamado do perdão, da penitência e confissão que lembram dimensões próprias. Refletiu sobre o pecado e os passos para a confissão. Acentuou que há pecados graves e pecados leves ou veniais. Alguém os comete quando há matéria, conhecimento e consentimento. Apresentou os frutos da confissão.

Tratando da Unção dos Enfermos, Pe. Clair teceu considerações sobre o ser humano diante da enfermidade. Ressaltou o paradoxo verificado entre os avanços da medicina e a realidade de pessoas isoladas e sem acesso aos recursos para a saúde. A Igreja acompanha a pessoa nas situações limites. Expôs a enfermidade e o processo de cura na Bíblia, particularmente em Cristo. A base da reflexão sobre este sacramento é a Carta de São Tiago que recomenda: quando houver alguém doente, chamar os presbíteros da Igreja para orarem por ele e ungi-lo com óleo em nome do Senhor. Ele continuou sua explanação com uma retomada histórica do sacramento, os desafios pastorais, os efeitos e os ritos do mesmo.

Após a reflexão, Pe. Jair recordou algumas atividades programadas, a revisão dos sacramentos da cura nas paróquias até o final de julho; encontros paroquiais de ministros com texto impresso; a Romaria de N. Sra. de Fátima, de N. Sra. da Santa Cruz e N. Sra. da Salette; a celebração diocesana do Jubileu em 23 de novembro, curso diocesano para padres e diáconos com noite de formação para leigos e leigas dias 21 e 22 de julho. Pe. José Carlos Sala, reitor do Seminário e do Santuário diocesanos e assessor de música litúrgica ressaltou a publicação da cifra, partitura e áudio do hinário litúrgico no site da Diocese. Expôs também visão geral da Romaria Diocesana. Representantes das pastorais, movimentos e organismos apresentaram suas respectivas comunicações.

Dom Adimir, antes de concluir o encontro com a bênção, apresentou dois dos três seminaristas da Diocese estudando em Passo Fundo, Henryque Eduardo Beatrici Consolida da filosofia e João Gabriel Cenna Longhinotti também da filosofia. Alisson Mezalira, do propedêutico, já tinha ido ao Seminário de Fátima.