Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
WhatsApp Image 2026-05-14 at 17.01.31

Reunião do clero da Diocese de Erexim destaca diretrizes da CNBB e agenda pastoral para 2026

Encontro conduzido por Dom Adimir Antonio Mazali abordou temas pastorais, formação, Romaria de Fátima, migração, seminários e revisão das diretrizes sacramentais

Na abertura do encontro, após a oração inicial, Dom Adimir apresentou uma síntese da assembleia da CNBB, que teve como tema central as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2026 a 2032. O documento foi estruturado em seis capítulos e traz reflexões sobre sinodalidade, missão, participação do povo de Deus, escuta dos sinais dos tempos e compromisso com a evangelização. Entre os destaques da assembleia nacional também estiveram debates sobre liturgia, tutela de menores e vulneráveis, conjuntura social e eclesial, além da preparação de eventos como o Congresso Eucarístico Nacional de 2027 e o Congresso Americano Missionário de 2029.

O bispo da Diocese de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali, e os padres da diocese realizaram nesta terça-feira (12), no Auditório São José, a segunda reunião do clero deste ano. Entre os principais assuntos debatidos esteve a participação do bispo na 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em abril, em Aparecida (SP), além de temas ligados à organização pastoral, formação, sacramentos e eventos diocesanos.

Durante a reunião, também foram tratados temas internos da diocese. Em relação aos diáconos, foi informado que o diácono Osmar Lorenzi, de Campinas do Sul, sofreu um acidente de trânsito ao colidir com um trator sem iluminação enquanto seguia para uma reunião em Jacutinga. Ele está em recuperação em casa. Já Monsenhor Agostinho incentivou a identificação de novos candidatos para a Escola Diaconal.

Outro ponto discutido foi a preparação da Assembleia Diocesana, marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto, no Centro de Eventos do Seminário. As assembleias preparatórias nas áreas pastorais e setores da diocese já estão em andamento para definição dos delegados. Também segue o processo de revisão das Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos, atualmente na etapa dedicada aos sacramentos da comunhão e do serviço.

A reunião ainda reforçou a programação da 75ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, marcada para 11 de outubro. O tema deste ano será “Fátima, um apelo de paz”, com o lema “Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9). Segundo a diocese, a escolha considera o cenário mundial de conflitos, a polarização política e social no Brasil e os 800 anos da morte de São Francisco de Assis.

Também foram apresentados detalhes do encontro diocesano “Desperta Jovem”, previsto para 4 de julho, em Erechim, com o tema “Cristo vive e te quer vivo”, além de ações voltadas à formação em canto litúrgico, atividades dos seminários e do Serviço de Animação Vocacional.

Na pauta social, a Pastoral do Migrante chamou atenção para os desafios enfrentados pelos estrangeiros na região. Conforme dados apresentados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), há cerca de 1,1 mil crianças estrangeiras nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, enquanto empresas de Erechim concentram grande número de trabalhadores migrantes. O principal desafio apontado foi a moradia.

O encontro também abordou o atendimento pastoral no Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz, com informações sobre a Romaria da Santa Cruz, marcada para setembro, além de investimentos recentes na estrutura do local, como a perfuração de um poço artesiano de 400 metros e a instalação de rede elétrica trifásica.

Nos assuntos administrativos, foram apresentados dados financeiros da Cúria Diocesana, orientações sobre medicina e segurança do trabalho e impactos da Reforma Tributária nas instituições religiosas. Também foi informado o andamento da edificação residencial Dom João, com parte significativa dos apartamentos já comercializada.