Membros da presidência da CNBB receberam na segunda-feira, 17 de fevereiro, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, para um audiência na qual discutiram o fortalecimento de políticas públicas de combate à pobreza e de enfrentamento às mudanças climáticas.
O TCU está iniciando um novo projeto voltado para o combate à pobreza, com o início, em 2025, de uma fiscalização piloto no Brasil para avaliar se os investimentos públicos em áreas essenciais, como educação, saúde e segurança alimentar, estão gerando impacto concreto na vida das famílias mais pobres.
À frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), que reúne 195 países, o Brasil, por meio do TCU, tem a oportunidade de liderar auditorias coordenadas em escala global, assegurando que os compromissos internacionais de combate à fome e às mudanças climáticas sejam acompanhados de fiscalização rigorosa e resultados concretos.
Combate à pobreza e justiça social
O ministro do TCU, Vital do Rêgo, ressaltou a importância da parceria com a CNBB: “A CNBB tem um papel fundamental no combate à pobreza e na promoção da justiça social. A experiência e o compromisso da Conferência serão essenciais para garantir que as políticas publicas sejam verdadeiramente eficazes e transformadoras na vida dos cidadãos que mais necessitam”.
Outra iniciativa apresentada pelo presidente do TCU foi “ClimateScnanner”, uma iniciativa de avaliação global sobre as ações governamentais relacionadas voltada para as instituições superiores de controle (ISC). A iniciativa vai monitorar a implementação das políticas e o financiamento público de iniciativas de enfrentamento à mudança climática.
Participaram da reunião, o arcebispo de Porto Alegre (RS), presidente da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano, cardeal Jaime Spengler, o arcebispo de Recife e Olinda e segundo-vice presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Também participaram da audiência, o subsecretário geral, padre Leandro Megeto, o assessor de comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, o assessor de relações institucionais e governamentais, frei Jorge Luiz Soares da Silva e o oficial de gabinete do TCU, Eduardo Costa.

Fotos: Giany Costa – ASCOM CNBB e assessoria TCU.
Texto: Willian Bonfim