Igreja a Caminho: Sinodalidade e Compromisso com a Casa Comum
Diálogo, sinodalidade e participação! Mas o que é isso que tanto ouvimos falar e se faz desafio para o ser Igreja hoje? E a conversão para uma Ecologia Integral, que foi tema da Campanha da Fraternidade 2025, o que tem a ver com a vida de nossas comunidades de fé?
Ao considerar a complexidade do contexto social, entende-se que é crucial que sejam promovidas ações voltadas à formação de agentes qualificados para despertar consciências atentas à urgência da preservação da Casa Comum e defesa dos que nela habitam, especialmente os mais vulneráveis.
A Itepa Faculdades organiza o 3º Congresso Nacional de Teologia Pastoral. O evento deve acontecer nos dias 8 a 10 de setembro de 2025 em Passo Fundo/Rs. Com isso, deseja incentivar a formação de consciências críticas, fundamentadas no Evangelho e no Magistério Eclesial e mediadas pelo diálogo e pela participação. O objetivo é promover uma pastoral transformadora voltada à preservação da Casa Comum e ao fortalecimento da sinodalidade eclesial. O Congresso deseja também ajudar a refletir essa intrigante questão: como as comunidades estão respondendo ao grito da terra e dos pobres? Que caminhos já se está trilhando rumo à conversão ecológica?
Face ao chamamento do Magistério Eclesial, e iluminados pelo legado do então Papa Francisco, para que o Povo de Deus aprofunde as bases de uma Igreja sinodal é necessário assumir o compromisso para o enfrentamento da emergência climática. Porque esta questão atinge a teia da vida existente em nossa Casa Comum, sobremodo as pessoas que habitam em lugares desprovidos de segurança. Portanto, se faz oportuno o debate acerca da responsabilidade humana como encarregada de administrar os bens da criação (Gn 1,29).
Com postura dialógica, contando com assessorias especializadas, analisando práticas pastorais e educativas, locais e regionais, pretende-se possibilitar a imersão na realidade socioecológica com seus recuos e avanços para a defesa da vida e da Casa Comum. Deseja-se, ainda, buscar no Evangelho indicativos que iluminem os caminhos para a realização de uma pastoral educativa, participativa e dialogante na perspectiva da Conversão para uma Ecologia Integral e o fortalecimento da sinodalidade eclesial.
Texto produzido pelos professores e acadêmicos da disciplina de MPP V
Rene Antonio Zanandrea
Selina Maria Dal Moro
Ana Laura de Castro Gomes
Anderson Munari
Evandro Fruet
Gustavo Cadernal dos Santos
Jacques Saint Louis Pierre
Rosomar André Beltz Salvia