Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
537994868_18215557864307701_6068436956048818707_n

Em Coletiva de Imprensa, Bispo da Diocese de Erexim anuncia oficialização do Santuário N. Sra. da Santa Cruz

Representantes de uma rádio de Aratiba e de duas rádios de Erechim, de dois jornais também de Erechim, da Pastoral da Comunicação da Diocese de Erexim, da comunicadora que atualiza o site do Santuário N. Sra. da Santa Cruz e representante da comissão do mesmo, do Pároco da Catedral São José, do Coordenador da Câmara Eclesiástica e do chanceler da Cúria Diocesana participaram da coletiva de imprensa que Dom Adimir Antonio Mazali concedeu na Cúria na manhã desta sexta-feira, dia 12, memória litúrgica do Santíssimo de Maria.

O Bispo acolheu a todos e deu a razão da coletiva, a oficialização do Santuário de N. Sra. da Santa Cruz localizado a vinte quilômetros de Erechim na estrada para Aratiba. Informou a apresentação de alguns dados históricos da devoção, o atendimento pastoral naquele santuário e procedimento para oficialização canônica do mesmo.

O chanceler da Cúria e assessor de comunicação da Diocese Pe. Antonio Valentini relatou que desde 1944, aquela localidade é lugar de peregrinação, oração e celebrações motivadas por presumíveis fenômenos sobrenaturais. Presumíveis por não terem reconhecimento oficial da Igreja. O mesmo ocorre com outras como as Medjugorie na Bósnia-Herzegovina. Já outras, como as de Fátima, Portugal, têm reconhecimento. Recordou os 4 dias de especial concentração no local, 06 janeiro, até algum tempo atrás solenidade da Epifania do Senhor; 11 de fevereiro, memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria de Lourdes; 03 de maio, anteriormente ligado à devoção da Santa Cruz e 14 de setembro solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Há 38 anos são celebradas missas no Santuário nessas datas e em outros dias em peregrinação de grupos diversos.

O Pároco da Catedral, Pe. Clair Favreto, referiu que quando assumiu a Paróquia, em 2022, Pe. Gladir Giacomel assumiu a capelania do Santuário N. Sra. da Santa Cruz. Ele vem dando atendimento pastoral nas quartas-feiras com um diácono para as bênçãos. Ele celebra missa no sábado ou no domingo de manhã. No domingo à tarde sempre há missa. Apresentou a programação do tríduo da romaria e do dia da mesma domingo próximo. No dia das romarias, diversos padres atendem confissões e diáconos dão a bênção a muitos devotos.

Dom Adimir ressaltou que em vista do afluxo de devotos ao local e em diálogo com a comissão do Santuário e com os padres concluiu pela ereção canônica e por estatuto do santuário e solicitou ao Pe. Leonardo Fávero, canonista e coordenador da Câmara Eclesiástica Diocesana expor o processo da oficialização de um santuário.

Pe. Leonardo ressaltou que a legislação canônica segue a realidade histórica. O santuário foi tomando forma e de maneira diferente da oficialização de uma paróquia, acontece a sua ereção canônica. Com ela, o padre que atende não será mais capelão, mas reitor. O estatuto rege as atividades, a organização e a administração do mesmo.

Dom Adimir comunicou que o dia da Romaria, neste domingo, no Santuário, será oportunidade de indulgência plenária no contexto do Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”, naturalmente nas condições ordinárias para tal: confissão recente, participação na missa, renovação da fé, oração pelo Papa e uma obra de misericórdia.

Após a explanação, Dom Adimir abriu espaço para perguntas dos representantes dos Meios de Comunicação presentes. Foi perguntado sobre a continuidade ou não da atual prática de que lá não há comercialização de alimentos, bebidas e afins. O Bispo enfatizou que se mantém o que se vem fazendo. Foi perguntado também sobre a Senhora Dorothéa Menegon Farina que teve os presumíveis fenômenos extraordinários. Dom Adimir esclareceu que agora se trata da oficialização do Santuário. Tratativas a respeito da Sra. Dorothéa seguem outro procedimento. Pe. Leonardo expôs disposições de Documento da Santa Sé NORMAS PARA PROCEDER NO DISCERNIMENTO DE PRESUMIDOS FENÔMENOS SOBRENATURAIS, do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Não havendo outras manifestações, Dom Adimir encerrou a coletiva e agradeceu aos presentes pela participação. Seguiu atendendo entrevista a um dos órgãos comunicação.