Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
15

Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3 da CNBB reflete sobre sinodalidade e comunidade

A Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE), que reúne bispos, coordenadores de pastoral, ecônomos, a vida religiosa e os leigos das 18 Igrejas locais presentes no Rio Grande do Sul, iniciou na noite da sexta-feira, 04 de julho. Mais de 100 pessoas estão reunidas no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, no encontro que segue até o meio-dia do domingo, dia 06.

O início da ARAE foi com o jantar e as boas vindas da presidência do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A acolhida foi feita pelo presidente, dom Leomar Brustolin; do vice, dom Cleonir Dalbosco; do secretário, dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva e do secretário-executivo, padre Rogério Ferraz Andrade.

A primeira reflexão foi do bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani. Ele fez a abordagem a partir do relatório final do Sínodo sobre a Sinodalidade, as proposições, indicações e determinações que nasceram deste processo e a sua implementação nas Igrejas locais.

Diante do Santíssimo Sacramento, os participantes concluíram o primeiro momento da ARAE numa vigília a partir da espiritualidade de Taizé. A oração da noite foi conduzida por Dom Carlos Rômulo e membros da Diocese de Montenegro.

Manhã de sábado dedicado à reflexão sobre as comunidades missionárias e à conversa no Espírito

O sábado, 05 de julho, segundo dia da Assembleia do Regional Sul 3 teve início com a oração das Laudes, seguida de uma partilha do padre Aodomar Wandscher, da Diocese de Uruguaiana. Ele ponderou sobre o Instrumentum Laboris das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que estão em análise para aprovação da Assembleia Geral da CNBB, a partir da figura da tenda e o caminho para viver as “Comunidades Missionárias”.

Na sequência, organizados em grupos de trabalho, os participantes realizaram o exercício da “conversa no Espírito”, método criado por Santo Inácio de Loyola, proposto pelo Papa Francisco para o processo do Sínodo 2021-2024. Depois da experiência, os secretários de cada grupo fizeram a explanação dos aspectos apontados no trabalho. Os peritos da ARAE, irmã Lúcia Weiller e padre Aodomar Wandscher, fizeram uma síntese de tudo o que foi percebido a partir daquilo que foi documentado.

Concluindo a parte da manhã, foi apresentado o vídeo preparado pelo Regional Sul 3 para agradecer pela solidariedade com o povo gaúcho após as enchentes de 2024. Ainda sobre a temática ambiental, representantes da Comissão para a Ação Sociotransformadora, dom Silvio Guterres Dutra e o padre Edson Thomassin, abordaram o processo de organização da Igreja para a Pré-COP Sul e também uma urgência acerca de um trabalho acerca da preservação do Aquífero Guarani.

Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora: alargar a tenda

O início da tarde do sábado teve a assessoria do presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Brustolin, que preside, junto à CNBB a comissão central das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Ele apontou os principais aspectos do novo texto, a partir de quatro pontos: a Iniciação à Vida Cristã; a Liturgia e a Piedade Popular; Comunidades de Discípulos Missionários; Nossas fragilidades: das pessoas e da Casa Comum. O documento

Novamente, os grupos realizaram o exercício da Conversa no Espírito, a partir da pergunta: “em que precisamos alargar a tenda da nossa evangelização para que seja mais missionária?”. Feita a partilha das percepções e consensos dos secretários dos grupos, Dom Leomar provocou uma reflexão a partir dos aspectos discutidos: “Precisamos furar a bolha e mudar nossa linguagem, horários e metodologia”. A fala do presidente abriu o debate entre os participantes.

O sábado foi concluído com a celebração da Missa e o encontro com os membros das comissões regionais e grupos específicos, como os leigos representantes das dioceses, os coordenadores de pastoral e os ecônomos.