Explicação da Arte-Conceito da 74ª Romaria de Fátima
A identidade visual da 74ª Romaria de Fátima traz elementos importantes para o direcionamento temático das reflexões:
– No centro, brilhando intensamente a partir de num grande facho de luz de fundo, está a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Uma foto fiel da imagem do nosso Santuário, trazida de Fátima em 1952 e abençoada pelo papa. A imagem está em posição de destaque e revela um olhar terno, suave e atento, convidando à oração. Olhar que traz consolo e esperança aos pobres, sofredores e doentes. Maria brilha como sinal de consolação, ela á a Mãe da Santa Esperança!
– O Tema da Romaria aparece claramente na esfera à esquerda, que remete ao Jubileu, inserindo a Romaria no contexto das grandes celebrações do jubileu: “Com as virtudes de Maria, Peregrinos de Esperança!”
– O Lema está em posição linear ao tema, sendo sua extensão e complemento em tons de similaridade: “Esperança nossa, Salve!”
– A auréola que envolve o rosto de Maria traz as virtudes cardeais e teologais, que serão revisitadas na perspectiva bíblico-mariana, num caminho espiritual, em cada dia da novena: Prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, caridade e esperança.
– Na base, traços discretos do pórtico de entrada do Santuário, identidade e abraço que acolhe, com as datas da Romaria, Novena e Romaria da Criança. Durante dez dias, este será o ponto de encontro do Povo de Deus e de todos os Peregrinos de Esperança.
– O tom discreto de cor verde, misturado com a luz da imagem, transmite leveza e serenidade e remete à esperança, palavra forte do Jubileu: a esperança não decepciona!
– Imagens de fundo, em sobreposição e colagem, trazem passagens bíblicas que revelam as grandes virtudes de Maria: nascimento, anunciação, junto à cruz.
– Pequenas flores de cerejeiras expressam a beleza da esplanada do Santuário, lugar de oração e fé, lugar de encontro com Deus, sob o manto protetor de Nossa Senhora de Fátima.
