Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Homilia da Missa das 07h do 7º Dia da Novena de Fátima - Pe. André Ricardo Lopes

Homilia da Missa das 07h do 7º Dia da Novena de Fátima – Pe. André Ricardo Lopes (09/10/2025)

Sétimo Dia, Quinta-Feira, 09/10/2025 – A Virtude da Caridade em Maria e na vida da gente

Jubileu dos Trabalhadores

Homilia da Missa das 07h do 7º Dia da Novena de Fátima – Pe. André Ricardo Lopes, Vigário Paroquial da Catedral São José, Erechim

Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando o 7º dia desta caminhada em preparação para a Romaria, já vivemos intensamente em nosso coração a Romaria, este tempo especial de graça, de revigoramento da fé e da vida.

Hoje, rezamos a partir da virtude da Caridade, ou seja, a virtude do amor. Paulo diz, a maior delas é o Amor. Só compreendemos a virtude da caridade, quando verdadeiramente experimentamos o Amor de Jesus.

Para nosso querido e lembrado Papa Francisco: A caridade é uma linguagem universal que todos podem entender. Viver a caridade é acolher o amor de Deus e arregaçar as mangas pelo outro.

A caridade é o amor que desce, não aquele que sobe; é o amor que doa, não o que toma; é o amor que se esconde, e não o que busca aparecer. A caridade é, enfim, a maior forma de amor, que tem sua origem em Deus e a Ele se dirige, que nos torna capazes de amá-Lo, de sermos seus amigos, e que nos permite amar o próximo como Deus o ama”,

Continua o Papa Francisco “A caridade por causa de Cristo, leva-nos para onde humanamente não iríamos. Ao amor pelo pobre, por aquilo que não é amável, por quem não nos quer bem e até mesmo pelo inimigo. Isso é profundamente teológico, ou seja, vem de Deus, é obra do Espírito Santo em nós. É um amor tão ousado, que parece quase impossível, e mesmo assim é a única coisa que restará de nós. É a ‘porta estreita’ pela qual passar para entrar no Reino de Deus. Ao entardecer de nossa vida, não seremos julgados sobre o amor de forma genérica, mas sobre a caridade que praticamos, ou seja, o amor que realizamos de modo concreto”.

            Jesus no Evangelho nos faz pensar sobre o amor que ultrapassa todas as lógicas humanas, amor gratuito, diz Jesus: Amem os vossos inimigos, façam o bem aos que os odeiam, desejem o bem aos que os amaldiçoam e rezem por aqueles que caluniam vocês… O Evangelho mexe profundamente com todos nós, mostra-nos que numa sociedade cristão nós somos convidados a viver o amor fraterno, o cuidado, a gratuidade, a empatia…

Queridos irmãos e irmãs, quantos/quantas pessoas bem próximas de nós que fazem o bem (pais, mães, colegas de trabalho, vizinhos, amigos, lideranças comunitárias), que não desistem de fazer o bem mesmo que às vezes sofrem, é o evangelho que se torna vida a cada dia, e muitas vezes não percebemos.

            Deus convida a sermos misericordiosos como Ele foi misericordioso. Paulo lembra a comunidade de coríntios, atenção para a as virtudes que vem de Deus, mas o ponto alto é AMOR, no Amor da Cruz, no amor da entrega, no amor que gerou vida em plenitude.

            Maria exercer profundamente o amor, dando o seu Sim ao projeto de amor de Deus que se revela em Jesus, Maria é aquela que se coloca a serviço por que verdadeiramente ama, Maria se coloca a caminho rumo à plenitude da missão, Maria esta junto a cruz. Maria está em pé é aquela que nos acolhe.

            Queridos irmãos e irmãs, olhemos para a nossa vida pessoal, para nossas práticas, como a virtude da caridade tem lugar no meu dia a dia, na família, no trabalho, na comunidade, na sociedade. A caridade nos faz sermos solidários, acolhedores, preocupados com a vida em especial com os pobres e migrantes, é o dia da solidariedade.

            Em nossas comunidades são inúmeras as iniciativas positivas em torno da caridade, é louvável projetos em beneficio de todos (organizações governamentais e não governamentais), incentivam e promovem o bem comum, somos desafiados a viver a partilha como gesto de amor, de cuidado, de valorização, defendo a justiça, promovendo o trabalho e a vida.

            Nossa Senhora, a Mãe de Fátima, nos ajude sermos caridosos.