Setor de Música Litúrgica da Diocese de Erexim realiza encontro

O auditório São José, na esplanada do Santuário, neste domingo, dia 29, ficou repleto de acordes, sons e belas melodias no encontro diocesano de canto litúrgico. Diversos instrumentos e muitas vozes numa sonora demonstração da beleza da música litúrgica! Este encontro de formação estava destinado às equipes de liturgia, leitores, equipes de canto, salmistas e instrumentistas.

O encontro, iniciado às 08h30 e concluído às 16h, contou com assessoria do Pe. José Carlos Sala, coordenador do Setor de Canto e Música da Diocese e reitor do Seminário e Santuário N. Sra. de Fátima, com a participação de em torno de 100 pessoas de comunidades de diversas paróquias. Os instrumentistas foram convidados a levarem o seu instrumento. Assim, o encontro foi muito envolvente e possibilitou uma experiência única de formação para o canto na comunidade e a interpretação instrumental de forma orante e condizente com a grandeza da Liturgia.

Pela parte da tarde, esteve presente também o Pe. Olírio Streher, pároco da Paróquia Santo Antonio de Jacutinga, grande incentivador e organizador do canto litúrgico em nossa Diocese.

Na dinâmica do encontro, foram trabalhadas diversas melodias para o Ordinário da Missa e o Advento e Natal. Todo o repertório foi baseado no Hinário da Diocese, que conta com livro texto, cifras, partituras, e os áudios que semanalmente são inseridos no site da Diocese e no YouTube da Pastoral da Comunicação. Entre uma música e outra, foram refletidos elementos importantes da formação litúrgica e o espírito de alegre acolhida na recepção da nova tradução do Missal Romano.

Ressaltou-se o contínuo processo de formação litúrgico-musical na Diocese, desde a sua criação, conferindo unidade diocesana e incentivando e fortalecendo os agentes do canto e música litúrgica. No ano de 2022, Pe. Sala promoveu diversos encontros de formação aos sábados de manhã, e no primeiro semestre deste ano realizou uma formação on-line. O encontro deste domingo retomou a dinâmica dos encontros diocesanos, interrompida no período da pandemia.

A experiência de cantar juntos, de trabalhar a afinação, o arranjo vocal e instrumental, tudo ligado à fonte da liturgia, possibilitou a todos os participantes, além de um momento de encantamento e enlevo, um crescimento e aprendizado da nossa Sagrada Liturgia, fonte e ápice de toda a vida cristã. (Informação do Pe. José Carlos Sala)