CNBB agradece ao
legado de frei Joel Postma que faleceu nesta quarta-feira, 30, em Belo
Horizonte (MG)
Faleceu
na quarta-feira, 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o músico e compositor
holandês frei Joel Postma, OFM, que foi assessor do Setor de Música Litúrgica
da Conferência Nacional dois Bispos do Brasil (CNBB) por 13 anos, no período
que vai de 1984 a 1997. Na Conferência, pelos menos três grandes frutos
surgiram do trabalho do frei Joel.
O
primeiro deles é o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-musical
(Celmu). O segundo fruto não nasceu como uma iniciativa direta do Setor de
Música Litúrgica da CNBB, mas teve, no religioso, um grande colaborador e
incentivador: o Ofício Divino das Comunidades (ODC) e o terceiro foi a
sistematização e organização dos Hinários Litúrgicos da CNBB, iniciado durante
o seu trabalho no Setor de Música Litúrgica.
A
presidência da CNBB publicou uma nota de pesar pela morte e enviou condolências
ao ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, frei Vicente Paulo do
Nascimento, e aos frades da província Santa Cruz.
No
documento, a CNBB reforçou que na beleza das composições desse franciscano,
encontramos “a tradição musical da Igreja, que excede todas as outras
expressões de arte, porque constitui parte integrante da Liturgia solene” (cf.
SC 112). No seu generoso serviço, ele pode organizar as primeiras edições do
Hinário Litúrgico da CNBB, publicadas pela Paulus, e atuou decisivamente para
criar o Curso Ecumênico de Liturgia e Música (CELMU).
“Nossa gratidão a Deus pela vida e obra de
Frei Joel, que cantou a liturgia com a vida e inspira nossas comunidades a
cantar em fidelidade à tradição bíblico-litúrgica, a experiência eclesial
latino-americana e a cultura musical do nosso país, na variedade de suas
regiões. Somos imensamente gratos! Na certeza de que a vida não é tirada, mas
transformada, pedimos que o Ressuscitado seja o vosso consolo”, pontuou a presidência
da CNBB.
Íntegra
da not
Brasília
- DF, 30 de outubro de 2024
V.
Rev.mo
FREI
VICENTE PAULO DO NASCIMENTO, OFM
Ministro
provincial
V.
Rev.mos
FRADES
DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ
Ref.:
Nota de Condolência Frei Joel Postma, OFM.
Caríssimos
confrades,
A
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil expressa os sentimentos de condolências
pela Páscoa de Frei Joel Postma OFM, considerando o valioso serviço que este
frade menor deu à vida litúrgica da Igreja no Brasil. Entre os anos 1984 e 1997,
frei Joel foi Assessor do Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal para a Liturgia.
Na
beleza das composições desse franciscano, encontramos “a tradição musical da
Igreja, que excede todas as outras expressões de arte, porque constitui parte
integrante da Liturgia solene” (cf. SC 112). No seu generoso serviço, ele pode organizar
as primeiras edições do Hinário Litúrgico da CNBB, publicadas pela Paulus, e
atuou decisivamente para criar o Curso Ecumênico de Liturgia e Música (CELMU).
Nas
notícias do falecimento, recebidas nas primeiras horas do dia de hoje, encontramos
escrito os diversos dons deste irmão menor. De fato, também reconhecemos que
“sua vida foi um cântico incessante de amor e devoção, pois pode encontrar na
música sua prece mais sincera”. O canto litúrgico gera comunidade, liga as
pessoas entre si, e mais eficazmente as põe em sintonia com o Mistério de Deus.
Assim, no hoje da liturgia celeste, “na cidade santa de Jerusalém, ele já pode
cantar ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial”
(cf. SC 8).
Nossa
gratidão a Deus pela vida e obra de Frei Joel, que cantou a liturgia com a vida
e inspira nossas comunidades a cantar em fidelidade à tradição bíblico-litúrgica,
a experiência eclesial latino-americana e a cultura musical do nosso país, na
variedade de suas regiões. Somos imensamente gratos! Na certeza de que a vida
não é tirada, mas transformada, pedimos que o Ressuscitado seja o vosso
consolo.
Dom Jaime Spengler
- Arcebispo da Arquidiocese de
Porto Alegre – RS, Presidente da CNBB
Dom
Ricardo Hoepers - Bispo
Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF, Secretário-Geral da CNBB
Biografia
Frei
Joel nasceu na Holanda, em 8 de março de 1929. Entrou para a Ordem Franciscana
aos 13 anos e antes mesmo de ir ao noviciado, teve sua facilidade musical
reconhecida, aprendida em sua família, e começou a ter aulas para poder tocar
nas orações dos noviços de sua turma.
Foi
indicado para o Brasil no final do curso de Teologia e começou a se preparar
melhor para a empreitada que o esperava: ser o mestre de canto no seminário em
Divinópolis. Após a sua ordenação presbiteral em 1956 e durante três anos (1957
a 1959), frei Joel estudou no conceituado Instituto Holandês para Música Sacra,
em Utrecht.
Em
outubro de 1959, frei Joel embarcou numa viagem de 17 dias até o Brasil. Na
bagagem, trouxe um clavicórdio, que foi utilizado por ele anos depois na
composição da Cantata “O Peregrino de Assis”. O frei Joel permaneceu em
Divinópolis (MG) de 1959 a 1964.
No
Brasil, cônego Amaro Cavalcanti de Albuquerque, da arquidiocese do Rio de
Janeiro e presidente da Comissão Nacional de Música Sacra, havia publicado uma
pequena brochura com uma seleção das composições do padre Gelineau, com a letra
dos salmos e cânticos traduzidos e metrificados para o português.
Na
sua vinda para o Brasil, frei Joel
recebeu de presente de seu pai um bom gravador de rolo Philips. Com a ajuda
desse gravador, as melodias compostas pelo padre Gelineau, com as versões
vertidas para o português por cônego Amaro, foram sendo gravadas por frei Joel
em Divinópolis. (…) Com justiça, padre Joseph Gelineau pode ser chamado o
patriarca da música sacra conciliar”.
Em
1964, frei Postma foi para Santos Dumont (MG). É desse período em Santos Dumont
a primeira e, talvez, mais significativa composição dele: a cantata ‘O
Peregrino de Assis’. O motivo da sua composição foi a comemoração dos 25 anos
do Seminário Seráfico, celebrado em 1966. A iniciativa de verter a cantata para
o português ocorreu em 1965.
O
período de frei Joel em Santos Dumont (1964 a 1984) corresponde à sua fase mais
produtiva como compositor. Todo esse trabalho, além da sua participação nas
diversas edições dos cursos de canto pastoral Brasil afora o tornaram a pessoa
apropriada para assumir um serviço importante na Igreja do Brasil: assessor do
Setor de Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional
dos Bispos do Brasil (CNBB).
Muitos
músicos brasileiros, ao irem estudar na Europa, acabavam menosprezando a cultura
brasileira. Com frei Joel ocorreu o contrário. Ele fez questão de valorizar as
tradições brasileiras e incentivar os compositores litúrgicos que prezavam por
destacar as culturas locais, como padre Jocy Rodrigues e padre Geraldo Leite
Bastos, cônego Amaro Cavalcanti, o líder dessa turma, padre Nicolau Vale, padre
José Alves, Reginaldo Veloso, entre outros.
Por
Willian Bonfim com informações www.ofm.org.br
Fonte:
CNBB