Notícia

As principais saudações à Virgem Maria

No Dia Mundial da Saudação, confira aclamações para Nossa Senhora, sempre pedindo sua intercessão junto a Cristo

Escrito por Alberto Andrade

Em aproximadamente 180 países é comemorado em 21 de novembro o Dia Mundial da Saudação. Isso mesmo! Uma data para valorizarmos a importância de um aperto de mão ou um abraço na preservação da paz. A atitude de saudar ou cumprimentar tem um forte significado e é capaz de acalmar conflitos e criar ambientes saudáveis.

A celebração foi criada em 1973 como uma simples resposta ao conflito entre o Egito e Israel.

O conflito foi chamado de Guerra do Yom Kippur.

Dois irmãos norte-americanos, Brian McCormack e Michael McCormack, fundaram o Dia Mundial da Saudação. Eles enviaram 1360 cartas em sete idiomas para encorajar os líderes mundiais a participarem.

Em nossa caminhada de fé, a partir dessas saudações é possível introduzir um ambiente saudável e cristão de promoção de paz, amor compaixão entre as pessoas.

Na Palavra de Deus, temos muitos exemplos destes cumprimentos, especialmente nas cartas de São Paulo, São Pedro, São João e São Tiago.

"Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão: Saudações! Considerai como perfeita alegria, meus irmãos, quando enfrentais toda sorte de provações, sabendo que a prova de vossa fé produz a constância; mas é preciso que a constância complete sua obra, a fim de que sejais perfeitos, irrepreensíveis, nada deixando a desejar" (Tg 1, 1-4)

E de forma ainda mais sublime, rendemos nossas saudações e cumprimentos para a Virgem Maria de diversas formas, para realizar a veneração para aquela que Deus escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. Demonstramos nosso amor à Nossa Senhora nas festas que a Igreja celebra em seu louvor ou quando rezamos o Rosário, contemplando Jesus com Maria.

E sempre reafirmamos, adoramos somente a Deus! Para Nossa Senhora, dedicamos um especial amor, à imitação do respeito e da confiança que seu próprio Filho, Jesus, lhe dedicou. Ela é a criatura que está mais próxima do Senhor. A seguir vamos conferir orações e saudações para sempre pedir a intercessão da Mãe de Deus e nossa!

Ave Maria

A oração mariana mais conhecida no mundo é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando rezam o rosário ao longo do dia.

A sua primeira parte é tirada do Evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1,42b).

Salve Maria

Em continuação ao tópico anterior, Ave quer dizer “Salve”, expressão própria e costumeira daquela época.

“Salve” – Alegra-te, está associado à boa nova, notícia grandiosa que seria proclamada em seguida, a graça singular que a Nossa Senhora alcançara de Deus, isto é, ser a mãe do Verbo de Deus.

Neste artigo da Academia Marial, você saberá com mais detalhes sobre esta importante saudação, que no Brasil começou a ser propagada nos anos 1920 por congregações marianas.

Sabemos que “Salve Maria!”, significa “que Nossa Senhora seja glorificada!”, pois “salve” é uma saudação, um ato de amor, de elevação divina.

Salve Rainha

Um grande patrimônio espiritual da Igreja, esta oração tem origem na Idade Média e muitos estudiosos a atribuem ao Bispo Ademar de Puy, falecido em 1098. A Salve-Rainha começa com um termo típico: “Salve”.

Esta palavra vem do latim, “salvere”, que significa “ter saúde”, “passar bem”. No português, exprime saudação. Em oração, o devoto se dirige à Virgem Maria e faz sua saudação com amor e respeito. Com piedade, o devoto saúda Nossa Senhora como rainha.

Ângelus

A tradicional oração mariana das três Ave-Marias seguidas é baseada no relato bíblico do anúncio do anjo Gabriel a Maria acerca do nascimento do Salvador (Lc 1, 26-38). Os católicos a recitam geralmente de manhã, ao meio-dia e às seis da tarde, a hora da Ave-Maria.

Desde 1954, nos domingos e solenidades marianas, o Papa aparece na janela de sua biblioteca no Palácio Apostólico ao meio-dia para conduzir os fiéis reunidos na praça de São Pedro na oração do Angelus em latim.

À vossa proteção recorremos

Aqui no A12 você pode saber mais detalhes sobre a mais antiga oração dedicada à Virgem Maria. Na oração, Nossa Senhora é chamada de “Theotokos”, a Mãe de Deus, antes mesmo da oficialização do dogma em 22 de junho de 431, quando o Concílio de Éfeso definiu explicitamente que Maria é Mãe de Deus.

“À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!”

Fonte: A12.com

Olá!

Como podemos ajudar?

Atendimento

(54) 3522-3611