
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.493 – 30/03/2025
Algumas atividades da semana:
– Neste domingo, às 08h, no Auditório São José, 25ª Assembleia Diocesana do Cursilho de Cristandade.
– Visita Pastoral na Paróquia São João Batista, Marcelino Ramos; terça-feira, às 09h, 14h e 19h; quinta-feira, nos mesmos horários, 09h, 14h e 19h; sexta-feira, às 14h e 19h; sábado, às 10h e 19h.
– Quarta-feira, em São Domingos do Sul, Dom Adimir, reunião para preparar a segunda romaria de presbíteros do Rio Grande do Sul; às 19h, em Sede Dourado, reunião da Área Pastoral de Aratiba.
– Quarta-feira e quinta-feira, em Santa Maria, encontro regional da Animação Bíblico-Catequética.
Áreas Pastorais da Diocese de Erexim estudam Campanha da Fraternidade deste ano
A primeira das 4 reuniões anuais com padres e diversas lideranças das Áreas Pastorais da Diocese de Erexim deste ano tem como assunto de reflexão o tema da Campanha da Fraternidade em andamento nesta quaresma, Ecologia Integral, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” GN 1,31). Pe. Jair Carlesso, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, conduz o estudo. Com auxílio de data show, ele ressalta que a Campanha da Fraternidade é meio precioso de se viver a quaresma com seus apelos de volta para o Senhor e deixar-se reconciliar com Deus, com a prática mais intensa da oração, do jejum e da caridade, conforme a Palavra de Deus na quarta-feira de cinzas. Também segundo a recomendação do documento do Concílio Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia de que a penitência do tempo quaresmal não seja somente interna e individual, mas também externa e social. A Campanha acentua esta dimensão social da prática quaresmal. Neste ano, a conversão ecológica em vista de novas relações com o meio-ambiente. Na sequência, Pe. Jair apresenta visão geral do texto-base da Campanha da Fraternidade – seu cartaz, seu hino, sua oração, seus objetivos permanentes e específicos desta sobre a ecologia integral. Fala das 8 Campanhas que, de alguma forma, trataram deste tema. Destaca as dimensões da ecologia, ambiental, cultural, econômica, cultural, espiritual. Aprofunda também a visão da realidade da ecologia com seus diversos desafios a serem superados; a luz da Palavra de Deus, do ensinamento da Igreja, da ciência e da sabedoria dos povos sobre o assunto e sugestões concretas para o agir no cultivo e no cuidado do jardim que Deus confiou ao ser humano. As sugestões são para o âmbito da pessoa, da comunidade e da sociedade. Na conclusão da Campanha, no domingo de Ramos, neste ano dia 13 do próximo mês há coleta da solidariedade. Ela se destina ao Fundo Diocesano e Nacional de Solidariedade, aplicado em projetos e ações sociais em nível nacional, regional e diocesano.
Conselho Econômico da Diocese analisa balanço, orçamento e projetos de investimentos
Em reunião segunda-feira, dia 24, no Centro Diocesano, o Conselho Econômico da Diocese de Erexim, sob a presidência de Dom Adimir com exposição de Ildo Benincá, o ecônomo, apreciou o balanço do ano passado e a projeção de orçamento para este, bem como projetos de investimentos, quitinetes no 3º piso do Seminário N. Sra. de Fátima; prédio na Avenida Dom João Hoffmann; transformação da área rural (meia colônia) em lotes urbanos; venda dos lotes do desmembramento do Seminário Bom Pastor em Barão de Cotegipe. Ildo apresentou também a redistribuição dos percentuais de consumo do sistema fotovoltaico.
Santuário N. Sra. da Salette de Marcelino Ramos oferece programação especial para grupos de peregrinos
Neste ano jubilar, para favorecer a obtenção da Indulgência plenária, o Santuário N. Sra. da Salette, uma das igrejas indicada pelo Bispo como local de peregrinação para a graça do Jubileu na Diocese, oferece acolhida e hospedagem a grupos de peregrinos em sábados e domingos. A programação é a seguinte: Nos sábados, 10h, chegada e registro de hospedagem (check-in); 10h40, visita guiada pelo complexo do Santuário; 12h, almoço; 14h, meditação; 14h40, momento de deserto (tempo de reflexão individual); 16h, lanche (coffee-break); 16h30, celebração penitencial e confissões; 19h, jantar; 20h30, procissão luminosa e bênção com o Santíssimo Sacramento; 21h, silêncio. Nos domingos: 06h30, terço e meditação no fac-símile (junto às imagens externas da aparição da Salette); 07h30, café; 08h15, meditação; 08h45, tempo de deserto; 10h, missa; 12h, almoço; 13h30, retorno e registro de saída (check-out). A atividade é exclusiva para grupos com agendamento prévio. O investimento é de R$ 350,00 pela hospedagem, alimentação e assessoria.
Coletas solidárias: Aproxima-se a Semana Santa. Nela, no domingo de Ramos, no próximo dia 13, haverá a conclusão da Campanha da Fraternidade com a coleta nacional da solidariedade. Do total dela, 60% ficam na Diocese para projetos e ações sociais em nível local e 40%, para a CNBB para a mesma finalidade em nível regional e nacional. Na sexta-feira santa, dia 18, realiza-se a coleta universal para Terra Santa, para os cristãos que lá vivem desde o tempo de Jesus e que passam por muitas e agravadas dificuldades. O cardeal prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, no dia 17 último, dirigiu carta aos Bispos de todo o mundo sobre a importância desta coleta neste momento histórico. Na carta, ele recorda o “choro”, o “desespero” e a “destruição” que ocorreram na Terra Santa nestes últimos anos de violência e conflito. Já o Custódio dos Lugares Santos, em mensagem à Ação Católica Italiana exorta: “ajudem-nos a dar esperança e a semear a paz. Na Sexta-feira Santa, quando a Coleta em favor dos Lugares Santos for realizada em suas dioceses, paróquias, comunidades, lembrem-se de nós e sejam generosos. Exortem seus párocos a não se esquecerem de nós, que, por mandato da Igreja universal, cuidamos dos santuários da Terra Santa e dos cristãos que vivem junto a eles. Incentivem os membros de suas comunidades a serem generosos, lembrando-se que há mais alegria em dar do que em receber’.”
Encontros Regionais do projeto “Igreja rumo à COP 30
A CNBB instituiu Comissão de Articulação com a incumbência de desenvolver uma proposta de preparação e participação da Igreja no Brasil na COP 30 e para além dela. Uma das atividades que a Comissão está realizando são encontros regionais preparatórios para aquele evento em novembro deste ano em Belém, PA, denominados Pré-COPs. O primeiro deles, Pré-COP Norte, foi realizado justamente naquela cidade terça e quarta-feira, dias 25 e 26. Serão realizados outros 4, Pré-COP Nordeste, dias 11 e 12 de julho, em Juazeiro (BA); Pré-COP Sul, nos dias 18 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC); Pré-COP Leste. 25 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG); Pré-COP Centro-Oeste, 6 de agosto, em Bonito (MS). As Pré-COPs são encontros formativos voltados para lideranças da Igreja, promovendo um entendimento mais profundo sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Com uma metodologia participativa, esses eventos preparam multiplicadores para replicar o conhecimento adquirido em suas comunidades, ampliando a incidência da Igreja na defesa da Casa Comum e incentivando ações concretas pela justiça climática e a ecologia integral.
Em andamento a revisão dos Lecionários
Nessa semana, a Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB esteve reunida na sede da entidade, em Brasília (DF), para dar continuidade à revisão dos Lecionários, os livros litúrgicos com as leituras das missas. Com o trabalho em desenvolvimento, o projeto prevê a publicação do Lecionário Dominical (aquele com as leituras, o salmo e o Evangelho de cada domingo) de cada Ano Litúrgico (A, B e C). Em seguida haverá a publicação dos Lecionários Semanais (anos ímpar e ano par), dos tempos fortes (Advento, Natal, Quaresma e Páscoa) e do Santoral.
Pesquisa aponta a fé e a criatividade como os traços mais marcantes dos brasileiros
O Observatório FEBRABAN, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos, encomendou uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), sediado em Recife, para saber quais são os traços que os brasileiros consideram mais marcantes na população do país. Os resultados, conforme divulgado pela imprensa há uma semana, destacaram fé e criatividade, assim como a capacidade de superação. A fé foi apontada como o traço mais característico dos brasileiros para 30% dos entrevistados, que a escolheram a partir de uma lista com múltiplas respostas. O segundo traço mais marcante, com 20% das menções, foi a criatividade, seguida pela capacidade de superação, que obteve 15% das respostas. O censo nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 registrou que mais de 90% da população brasileira se declarava ligada a alguma religião. Outros levantamentos recentes apontaram que a religiosidade continua importante para os brasileiros, mas com mudanças relevantes no tocante aos números de cada religião em particular.
Nova versão do Guia Litúrgico-Pastoral e texto para a 62ª Assembleia Geral da CNBB
A Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB realizou o encontro dos três setores que a compõem com os grupos de reflexão a eles relacionados, entre os dias 21 e 23 de março, no Centro Franciscano de Evangelização e Cultura, em Brasília (DF). As equipes analisaram a nova versão do Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB e o texto de assuntos de liturgia a ser apresentado na 62ª Assembleia Geral da Conferência, de 29 deste mês a 9 de maio. O texto dos assuntos de liturgia que será entregue aos bispos na Assembleia foi um dos trabalhos em conjunto feito pelos participantes do encontro. O material deve contribuir com a reflexão dos pastores da Igreja no Brasil no contexto no qual foi observado um “personalismo identitário” com critérios alheios ao projeto eclesial, veiculados por pessoas e grupos que atuam como formadores e interferem na forma celebrativa das comunidades.