
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.506 – 29/06/2025
Algumas atividades da semana:
– Crismas na igreja São Cristóvão, Erechim, sábado, às 18h e neste domingo, às 09h; coleta do Óbolo de São Pedro também neste domingo.
– Reunião da Área de Getúlio Vargas, terça-feira, às 19h, em Capo-Êre.
– 26º Cursilho Jovem Masculino, de sexta-feira a domingo, em Marcelino Ramos.
– Reunião dos Bispos do Regional Sul 3 da CNBB, Rio Grande do Sul, sexta-feira, às 08h30, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), São Leopoldo.
– Assembleia Regional da Ação Evangelizadora Sul 3, de sexta-feira, às 19h a domingo ao meio-dia, no mesmo local.
Coleta do Óbolo de São Pedro
É realizada anualmente na solenidade de São Pedro e São Paulo e dia do Papa, 29 de junho quando cai em domingo como neste ano ou no domingo seguinte. Conforme o Diretório Litúrgico, “o dia do Papa é celebrado com pregações, orações que traduzam amor, comunhão, respeito e obediência ao Vigário de Cristo na terra, Cabeça da Santa Igreja Universal e com piedosas e generosas ofertas para o ‘Óbolo de São Pedro””. Destina-se ao Papa para ajudá-lo na sua missão de paz, de caridade, de proximidade com as populações em situações emergenciais no mundo. Assim, em todas as celebrações neste sábado e domingo realize-se esta coleta. Seu resultado deve ser remetido à secretaria paroquial que a repassará para a Cúria Diocesana e esta à Nunciatura Apostólica, a qual a encaminhará para seu destino.
Encontro de formação dos diáconos e esposas da Diocese de Erexim
Dom Adimir Antonio Mazali realizou encontro de formação de diáconos permanentes e esposas da Diocese de Erexim, dia 21, sábado, memória litúrgica de São Luiz Gonzaga, no Auditório S. José. O assessor dos diáconos, Monsenhor Agostinho Dors, vigário geral da Diocese, acompanhou o encontro. Pe. Lucas Stein, reitor do Seminário Maior S. José e cerimoniário da Diocese, assessorou o encontro de estudo, abordando a participação dos diáconos nas celebrações litúrgicas conforme a Instrução Geral do Novo Missal Romano. Ele e Dom Adimir, de forma dinâmica, analisaram os diversos ritos da celebração eucarística e a atuação do diácono em cada um deles. No final do encontro, o diácono Jandir Alberto Casagrande, coordenador diocesano de diáconos e o assessor dos mesmos transmitiram algumas informações, destacando a data do retiro diocesano de diáconos e esposas, dia 30 de agosto próximo, em Viadutos.
Casais participam de encontro de renovação da vivência familiar e comunitária
De sexta-feira a este domingo, de 20 a 22, na sede paroquial Santa Teresinha do Menino Jesus de Estação, 33 casais participaram do 7º Encontro de Casais com Cristo (ECC), serviço pastoral da Igreja Católica. São 7 novos grupos desta ação pastoral, 3 da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas; 3 da Estação e um da Paróquia da Catedral São José, acompanhado pelo pároco, Pe. Clair Favreto. Pe. Clair organizou e acompanhou o grupo da Catedral em vista de iniciar este serviço pastoral na paróquia. Sábado à tarde, Dom Adimir visitou o grupo. Agradeceu o trabalho realizado pelo ECC e incentivou os casais participantes a cultivarem as suas famílias e trabalharem ativamente em suas comunidades pela santificação de todos os seus lares. O casal diocesano do Encontro de Casais com Cristo é Delíane Assunção Ponzi e Ariosto Rafael Ponzi. O diretor espiritual diocesano é Pe. Dirceu Dalla Rosa, pároco da Paróquia de Estação. O casal coordenou esse encontro e Pe. Dirceu foi seu diretor espiritual.
O Encontro de Casais com Cristo – ECC: Segundo algumas fontes, é serviço pastoral da Igreja Católica voltado para casais, com o objetivo de fortalecer os laços matrimoniais e promover a vivência do amor cristão no lar. O ECC busca despertar os casais para a importância de seu papel na família, incentivando-os a viverem seu casamento de acordo com os valores cristãos e a se engajarem nas atividades pastorais da Igreja. Teve início em 1970, em São Paulo com o Pe. Alfonso Pastore, por um tempo, padre da Congregação dos Camilianos e depois padre diocesano.
Áreas Pastorais da Diocese de Erexim refletem sobre o Sacramento da Reconciliação
Em vista da revisão e atualização das Diretrizes Pastorais dos Sacramentos, em reuniões sucessivas, Áreas Pastorais da Diocese de Erexim com padres, diáconos e outros agentes das paróquias refletem sobre os sacramentos da iniciação à vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), os da cura (Reconciliação e Unção dos Enfermos) e os do serviço (Matrimônio e Ordem). Na segunda reunião deste ano, o estudo é sobre o sacramento da Reconciliação. Com texto em folha impressa, Pe. Jair Carlesso, coordenador diocesano da ação evangelizadora apresenta síntese sobre o pecado, a misericórdia divina e os passos do sacramento da Reconciliação. Contextualiza o pecado no contexto atual de mudanças de época e na visão bíblica. Aborda o perdão divino também na Sagrada Escritura. Expõe aspectos dos passos da confissão – exame de consciência, arrependimento e propósito de conversão; a acusação dos pecados, absolvição dos mesmos e a penitência. Após a reflexão, Pe. Jair recorda atividades constantes da programação diocesana deste ano. A reunião da Área Pastoral de Erexim, constituída pelas 7 paróquias da cidade, o Santuário N. Sra. de Fátima e o de N. Sra. da Santa Cruz foi realizada na noite de quinta-feira, 26/6, no Centro Catequético da Catedral São José. A paróquia acolheu a todos com chá, quentão e bolachas, muito oportunos no frio que fazia depois de um dia de muita chuva.
Arcebispo de Porto Alegre nomeado integrante de organismo da Cúria Romana
Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre, foi nomeado pelo Papa Leão XIV, terça-feira, 24, solenidade da natividade de São João Batista, membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Cúria Romana. Junto ao cardeal Jaime, um grupo de 19 pessoas, entre cardeais, bispos, padres, religiosas e religiosos, também foi nomeado para funções no mesmo Organismo de ajuda ao Papa. Trata-se de organismo da Cúria Romana, responsável por tudo o que diz respeito às ordens e congregações religiosas e às sociedades de vida apostólica, incluindo direção, disciplina, estudos, entre outros. A ele compete também o que se refere a eremitas, virgens consagradas e novas formas de vida consagrada. Zela para que busquem fielmente as finalidades que lhes são próprias e contribuam de maneira eficaz para a edificação da Igreja e a sua missão no mundo.
Dados biográficos do Cardeal Spengler: Nasceu no dia 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos em 20 de janeiro de 1982. Cursou Filosofia e Teologia em Institutos franciscanos em Campo Largo, PR, e em Petrópolis, RJ. Estudou também no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado presbítero em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, em Gaspar. Desde 18 de setembro de 2013, é Arcebispo da capital gaúcha. Exerceu diversas funções na CNBB, sendo atualmente seu presidente, eleito no dia 24 de abril de 2023 para um mandato de 4 anos. No dia 17 de maio também de 2023 foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho – CELAM. No dia 7 de dezembro do ano passado, em Roma, foi oficializado Cardeal pelo Papa Francisco. Participou do Conclave de eleição do atual, Papa Leão XIV, nos dias 07 e 08 de maio deste ano. Seu lema episcopal é “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6, 14).
III Simpósio “Juventudes Contemporâneas”
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) sediará o III Simpósio Juventudes Contemporâneas, a ser realizado de 2 a 4 de setembro deste ano em Porto Alegre (RS). Tem como tema “Cuidado, vida e esperança”. Os organizadores convidam estudantes, educadores, pesquisadores e lideranças juvenis a refletirem, de forma interdisciplinar, sobre os desafios e possibilidades da educação sócioemocional das juventudes. A programação do evento inclui a apresentação de comunicações orais presenciais, com base nos resumos submetidos e homologados pela comissão científica. Os trabalhos devem se enquadrar em uma das doze temáticas dos Grupos de Trabalho (GTs), que abordam temas como espiritualidade, saúde mental, participação social, economia, cultura digital, projeto de vida e responsabilidade socioambiental. As inscrições e o envio dos resumos das comunicações devem ser feitos exclusivamente pelo site oficial do evento, até 6 de julho ou até o preenchimento das vagas. Cada participante pode ser autor de um trabalho e coautor de até dois. O Simpósio tem como objetivo promover um espaço de escuta, pesquisa e partilha de experiências envolvendo adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, alinhando-se ao Ano da Esperança convocado pelo Papa Francisco e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Contatos: educacao.continuada@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3727.
Em vídeo, CNBB apresenta Centro Multimídia e destaca papel evangelizador da comunicação
A CNBB lançou um vídeo institucional para exibição em emissoras de televisão, apresentando o novo Centro Multimídia São Paulo VI, que está sendo implantado na sede da entidade, em Brasília (DF). Produzido com a participação da equipe da Assessoria de Comunicação da CNBB, o vídeo destaca a importância da comunicação como ferramenta de evangelização e promoção da unidade, além de apresentar o novo espaço como um marco na missão evangelizadora da Igreja no Brasil. O vídeo destaca que o novo Centro será um ambiente de produção inovador e integrado, com capacidade para atender múltiplas plataformas. A proposta é fortalecer a presença digital da CNBB e dar mais visibilidade à ação da Igreja no Brasil, tornando acessível à sociedade o pensamento e as orientações dos bispos sobre os principais desafios sociais e pastorais do país. Na narração do vídeo se ressalta o compromisso da comunicação da CNBB com clareza, diálogo e esperança. Nele se diz: “Imagens que tornam visível a ação da Igreja. Palavras que levam adiante a voz dos nossos pastores, os bispos, por um Brasil mais justo e fraterno”.
Serviço à nova evangelização: O novo Centro Multimídia São Paulo VI será um espaço equipado com tecnologias modernas para a produção de vídeos, podcasts, transmissões ao vivo e outros formatos de conteúdo, ampliando a capacidade de diálogo da Igreja com a sociedade, especialmente no ambiente digital. Trata-se de uma iniciativa a serviço da nova evangelização, em sintonia com os apelos do Papa por uma Igreja em saída e comunicadora. Com o lançamento do vídeo e o início da campanha, a CNBB dá um passo importante na consolidação de uma comunicação mais profissional, missionária e conectada com os tempos atuais, a serviço do Evangelho e da missão da Igreja no Brasil.