Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (28/12/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29– nº. 1.532 – 28/12/2025

Algumas atividades da semana:

Agenda de Dom Adimir: – Neste domingo, às 16h, na Catedral São José, missa de encerramento do Jubileu 2025 “Peregrinos de esperança” na Diocese de Erexim, concelebrada pelos padres, com participação dos diáconos, religiosos, ministros, delegações das comunidades e todos os que desejarem. Nesta celebração, haverá também a instituição no ministério de leitor dos 5 candidatos ao Diaconato Permanente.
– Quarta-feira, às 19h, missa na Catedral São José.
– Quinta-feira, 10h, missa no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima.

Calendário 2026 da Diocese de Erexim:

Quarta-feira, Dom Adimir Antonio Mazali divulgou o calendário do próximo ano da Diocese de Erexim com as datas de divesas celebrações, posse dos padres em novas funções, reuniões e retiro do clero, retiro e reuniões dos Diáconos Permanentes, reuniões das pastorais e das Áreas Pastorais, do Conselho de Presbíteros, de Formadores, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, dos cursos de servidores, de teologia, diocesano de formação permanente, da pastoral presbiteral, do Conselho Diocesanao e da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora, datas da Visita Pastoral, dos Encontros Vocacionais, das atividades do Apostoslado da Oração, do Cursilho de Cristandade, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), e outros movimentos, reuniões no Regional Sul 3 da CNBB, Assembleia Geral da CNBB, do Encontro Nacional de Presbíteros e outros eventos.

Mensagem de Natal do Presidente da CNBB:

Quarta-feira, o Cardeal Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e Presidente da CNBB, divulgou mensagem natalina ressaltando que o nascimento de Jesus é a maior expressão da ternura de Deus pela humanidade. Conforme o Cardeal, o Filho de Deus quer entrar na casa de cada pessoa, fazendo morada nos corações abertos e acolhedores, comprometidos com a promoção da vida e vida em abundância para todos. Dom Jaime enfatiza que o mundo de hoje precisa urgentemente de morada – espaços de acolhimento, fé, fraternidade e esperança, onde a presença de Deus possa transformar realidades marcadas pela dor, pela exclusão e pela indiferença. Ele conclui sua mensagem dirigindo saudação especial a todos os colaboradores e às comunidades espalhadas por todo o Brasil, desejando que o Natal renove a fé e fortaleça o compromisso com a vida e com o amor ao próximo.

Acolher e irradiar a paz de Cristo:

A mensagem do Papa Leão XIV para o 59º Dia Mundial da Paz em primeiro de janeiro próximo tem como título: “A paz esteja convosco, rumo a uma paz desarmada e desarmante”. Ressalta que Cristo vendendo a morte e derrubando as barreiras que separavam os seres humanos é o Bom Pastor que dá a vida pelo rebanho e é nossa paz. A sua presença, o seu dom e a sua vitória repercutem na perseverança de muitas testemunhas, por meio das quais a obra de Deus continua no mundo, tornando-se ainda mais perceptível e luminosa na escuridão dos tempos. Ele ressalta que a paz existe, deseja habitar-nos, tem o poder suave de iluminar e alargar a inteligência, resiste à violência e a vence. A paz tem o sopro da eternidade: enquanto ao mal se ordena “basta!”, à paz se suplica “para sempre”. O Ressuscitado introduziu-nos neste horizonte. É neste sentir que vivem os promotores da paz que, no drama daquilo que o Papa Francisco definiu como “terceira guerra mundial em pedaços”, ainda resistem à contaminação das trevas, como sentinelas na noite. Citando Santo Agostinho, observa que se queremos atrair os outros para a paz, devemos tê-la primeiro em nós, estando antes de tudo firmes na paz. Exorta a todos, quer tenham ou não fé, a abrir-se à paz, a acolhê-la e reconhecê-la em vez de considerá-la distante e impossível. Para o Papa, também nos lugares onde só restam escombros e onde o desespero parece inevitável, ainda hoje encontramos quem não esqueceu a paz. Do mesmo modo que, na noite de Páscoa, Jesus entrou no lugar onde se encontravam os discípulos assustados e desanimados, assim a paz de Cristo ressuscitado continua a atravessar portas e barreiras com as vozes e os rostos das suas testemunhas.