Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (23/03/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29 – nº. 1.492 – 23/03/2025

Algumas atividades da semana:

Segunda-feira, às 18h30, reunião do conselho econômico, no Centro Diocesano.

– De terça-feira a sábado, Dom Adimir, visita pastoral na Paróquia Santo Antonio, Jacutinga, com encerramento no sábado.

– Terça e quarta-feira, fórum de planejamento da Cáritas em Porto Alegre.

– Quarta-feira, às 19h30, reunião da Área Pastoral de Severiano de Almeida em Mariano Moro. ´

– Sexta-feira à tarde e sábado de manhã, “24 horas para o Senhor”, com especial celebração no Santuário Diocesano N. Sra.de Fátima.

– Sábado, celebração dos 40 anos da Cáritas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Viadutos.

– Domingo, às 08h, no Auditório São José, 25ª Assembleia Diocesana do Cursilho de Cristandade.

“24 horas para o Senhor”

Em 2014, Papa Francisco instituiu a iniciativa “24 horas para o Senhor”, tempo especial de oração e celebração do sacramento da reconciliação, com as igrejas abertas, na tarde da sexta-feira e na manhã do sábado antes do quarto domingo da quaresma, neste ano, nesta semana. Será a 12ª edição e tem como tema, no contexto do ano jubilar: “Tu és a minha esperança” (Sl 31,4). Em nossa Diocese, haverá a seguinte programação especial no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima: sexta-feira, das 14h até às 21h, na capela da reconciliação, confissões, com diversos padres à disposição; às 14h30, no Santuário, terço da misericórdia e missa; às 16h, exposição do Santíssimo e adoração; às 18h, terço com o grupo do terço dos homens; às 18h30, missa; às 19h30, Via-Sacra. Sábado, das 07h às 11h30, na capela da reconciliação, confissões, também com diversos padres à disposição; às 08h, no Santuário, exposição do Santíssimo e adoração; às 09h, terço com o grupo Mães que oram pelos filhos e bênção com o Santíssimo; às 10h, missa.  

Reflexão sobre Ecologia Integral em Parque da cidade de Erechim

Em torno de 50 pessoas da cidade de Erechim viveram encontro de reflexão e oração sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Ecologia Integral, visando estimular a conversão ecológica, na tarde do dia 15 passado. O encontro, promovido pela Paróquia São Pedro, revestiu-se de significado especial por ter sido realizado no Parque Municipal Longines Malinowski, Unidade de Conservação (UC), de Proteção Integral que preserva extensão de 24 hectares da Mata Atlântica no centro da cidade de Erechim. (Cada hectare tem 10.000 m²). Naquele local, os participantes refletiram sobre a necessidade e a urgência do cuidado de todos e todas com a Casa Comum em tempos de profundas crises socioambientais. O encontro iniciou no local da Feira do Produtor junto ao Parque. Aí, foi destacada a importância da alimentação saudável. O evento continuou em outros 4 pontos estratégicos dentro da mata, destacando os quatro elementos que compõem a natureza: terra, água, fogo e ar. Em cada um deles, foram apresentados dados da realidade com reflexões acompanhadas de gestos simbólicos relacionados aos respectivos elementos. O encontro lembrou também a COP 30, a ser realizada em novembro em Belém, PA.

Encaminhamentos para a Assembleia da Ação Evangelizadora da Diocese de Erexim

Os membros da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora da Diocese de Erexim, em sua reunião na manhã de segunda-feira, 17 de março, no Centro Diocesano, analisaram o processo global da 15ª Assembleia Diocesana, já em andamento e que culminará na noite do dia 17 de outubro e na manhã e tarde do dia seguinte, no Centro de Eventos ao lado do Santuário N. Sra. de Fátima. Inicialmente, os participantes recordaram os passos já dados, consulta na reunião dos padres, nas reuniões de Áreas Pastorais. Após esta recordação, o grupo indicou: – período da escuta e avaliação nos meses de julho e agosto e na 3ª reunião de Área fazer um plenário e a síntese da Área Pastoral. – Quanto ao próximo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, o 15º, contemplar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a serem definidas em sua Assembleia em abril e as necessidades concretas da Diocese; seja sintético, de linguagem simples, com poucas prioridades; ressaltou-se a formação permanente. Depois analisou as atribuições da coordenação. O texto bíblico iluminador será At 2,42-47, retrato das primeiras comunidades cristãs. O grupo indicou princípios orientadores, ressaltou a metodologia e a avaliação, traçou cronograma de encontros de formação em vista da Assembleia, para estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: no Auditório São José, dias 21 e 22 de julho, de manhã e de tarde, para os presbíteros e diáconos permanentes; dia 21, à noite, para lideranças leigas; dia 30 de setembro, para os delegados à Assembleia. Ela acontecerá nas comunidades, nas paróquias com representantes das respectivas comunidades, e em nível diocesano.  Neste, com 2 representantes de cada paróquia, 1 de cada pastoral, 2 de cada movimento, 1 do Conselho Econômico diocesano, 3 da Cúria diocesana, os padres diocesanos e religiosos, 6 diáconos, 3 religiosas, 3 seminaristas, num total de 164.

Iniciado Curso de Extensão em Teologia deste ano em Erechim

Com mais de 70 alunos matriculados, a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades, em convênio com a Diocese de Erexim, deu início a Curso presencial de Extensão em Teologia em Erechim, segunda-feira, 17 de março, às 19h30, no Auditório São José na Esplanada do Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima. Pe. Jair Carlesso, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e integrante da coordenação do curso, encaminhou os trabalhos, com oração, acolhida e apresentação individual dos participantes. Convidou Monsenhor Agostinho Francisco Dors, vigário geral da Diocese para dirigir sua mensagem em nome do Bispo diocesano que se encontrava em visita pastoral em Jacutinga em reunião com as lideranças da Paróquia local. Ressaltou a importância da formação na vida pessoal e familiar, bem como no serviço comunitário. Desejou vivamente ótimo curso para todos. Pe. Maicon André Malacarne, Pároco da Paróquia São Cristóvão e integrante da coordenação do curso, com texto disponibilizado a todos, refletiu sobre a natureza da Teologia e a importância do seu estudo.  Em seguida, foi analisado o projeto do curso, sua organização, suas matérias e cronograma de aulas. O curso terá aulas nas segundas-feiras, das 19h30 às 22h, até 1º de dezembro deste ano. Abordará três eixos temáticos: Teologia bíblica, Teologia sistemática e Teologia prática. Para receber o Certificado de participação no curso, os alunos deverão ter no mínimo 75% de frequência. A coordenação do curso é dos Padres Jair Carlesso, Maicon André Malacarne e Jean Carlos Demboski.

Catedral São José celebra seu padroeiro

A celebração de São José, patrono da Igreja, protetor das famílias e dos trabalhadores, padroeiro da Diocese de Erexim, da Catedral Diocesana e do município de Erechim, foi preparada por novena do dia 10 a 18 deste mês sob o enfoque “Viver a esperança a exemplo de São José”, no contexto do ano jubilar. No dia do Santo, quarta-feira, às 09h15, houve carreata com a sua imagem conduzida pela viatura da Força Voluntária do Alto Uruguai, saindo do estádio do Ypiranga pela Avenida Sete de Setembro e Maurício Cardoso até o viaduto e retornando até a Catedral. Na chegada, a imagem foi acolhida por muitas pessoas com balões e toque dos sinos. Com a imagem conduzida para perto do altar pelos casais do Conselho Econômico da Paróquia, o Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali iniciou a celebração da missa solene, concelebrada por 11 padres, com a participação de 2 diáconos, muitos ministros, coroinhas, seminaristas, religiosas e o recinto completamente lotado de membros das comunidades da Paróquia e de outras e com a animação musical e do canto pelo coral N. Sra. de Fátima. Concluída a celebração, houve a bênção com o Santíssimo Sacramento. Junto aos quadros da Via-Sacra estavam os banners dos padroeiros e padroeiras das comunidades da Paróquia. Ao meio-dia, no subsolo da Catedral houve almoço de confraternização participado por 370 pessoas.

CNBB divulga nota sobre os ataques à Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do seu Conselho Permanente, integrado por mais de 40 bispos, reunido em Brasília, divulgou, terça-feira, 18/3, uma nota na qual demonstra perplexidade e indignação diante das propostas de mudanças da Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional. A nota  reafirma que a Lei da Ficha Limpa é “uma das mais importantes conquistas democráticas da sociedade brasileira, um patrimônio do povo e importante conquista da ética na política”. A nota enfatiza: Neste momento da vida política nacional, a CNBB posiciona-se em defesa da Lei da Ficha Limpa, denuncia os ataques perpetrados pelas propostas legislativas em curso, renova o seu compromisso com a ética e defende que a Lei da Ficha Limpa é um valor fundamental para a construção de um Brasil mais justo, democrático e solidário, em que a vida seja sinal de justiça e honra. Apelamos à consciência dos parlamentares e convocamos toda a sociedade a lutar contra qualquer alteração na Lei da Ficha Limpa que possa destruir a democracia, conquista de todos e do bem comum.

CNBB envia carta ao Papa Francisco expressando afeto e proximidade em sua enfermidade

Os Bispos do Conselho Permanente da CNBB, reunindos em Brasília, quarta-feira, dia 19, enviaram carta ao Papa Francisco manifestando afeto e proximidade neste período de sua enfermidade e provação.  Resssatam que este momento, oferecido pelo bem da Igreja e da humanidade, tem sido um significativo testemunho de doação e solidariedade para com os que sofrem. Sua sensibilidade pastoral e sua ternura o têm mantido profundamente em sintonia com os problemas e os sofrimentos do nosso tempo. Expressam gratidão por ser testemunha dos sofrimentos de Cristo que se prolongam no seu corpo que é a Igreja, e que atingem agora aquele que a preside na caridade e na unidade. Declaram crer que se realiza em sua vida o que professa São Paulo: “Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo” (Cl 1,24). Também, se dizem comovidos pela sua decisão de não ocultar aos olhos do mundo seu processo de adoecimento e recuperação. Garantem ao Papa suas orações e as do povo brasileiro, com votos de sua pronta recuperação, para continuar confirmando a todos na fé e na esperança.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?