Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (23/02/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29 – nº. 1.488 – 23/02/2025

Oração pela saúde do Papa Francisco

A Presidência da CNBB, terça-feira, enviou carta a todos os Bispos propondo um tempo de oração, nos próximos dias, pela “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”. A iniciativa se deu na reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP) da Conferência, na sua sede em Brasília terça e quarta-feira. A carta exorta todas as comunidades a viverem este tempo de oração, sobretudo, nas Celebrações da Eucaristia e da Palavra, com uma intenção especial pela saúde do Papa. A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB sugere a inserção da seguinte prece nas Orações dos Fiéis em todas as celebrações: Senhor Deus, vosso servo, o Papa Francisco, tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”. Vinde em seu auxílio, aliviando suas dores, na esperança da pronta recuperação da sua saúde, para continuar nos confirmando na fé; nós vos pedimos. A Comissão também convida os fieis a expressar suas intenções rezando o terço e orações espontâneas. A Presidência da CNBB conclui a carta desejando que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda junto a seu Filho pela saúde do Papa Francisco.

Ampla e fervorosa oração pela saúde do Papa em todo o mundo

Conferências Episcopais e Dioceses Católicas bem como dirigentes de Igrejas Cristãs Ecumênicas publicaram mensagens exortando seus respectivos fiéis a rezarem pela plena e pronta recuperação da saúde do Papa Francisco, hospitalizado em Roma desde o dia 14 deste mês por problemas pulmonares. As mensagens lhe manifestam afeto e proximidade. A Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, enviou ao Papa carta manifestando-lhe solidariedade e assegurando-lhe súplica a Deus por sua rápida recuperação. Os sacerdotes e comunidades de todos os bairros pobres e operários da Argentina, especialmente das periferias de Buenos Aires, unem-se, conforme um comunicado, em oração permanente pela saúde do amado Papa Francisco, que encarna e transcende magnificamente uma Igreja pobre para os pobres, como ele desejou desde o primeiro dia de pontificado. O Arcebispo da Igreja Anglicana da Inglaterra dirigiu mensagem a Francisco garantindo-lhe suas orações e as dos fiéis “para que Sua Santidade seja nutrida pela esperança do Evangelho e conheça o amor e a cura de nosso Senhor Jesus Cristo nestes dias”.  

Atividades da semana

Neste domingo, às 09h, na sede paroquial Santa Teresinha, Estação, comemoração dos 40 anos da Cáritas naquela Paróquia; às 10h, Dom Adimir, bênção inaugural da capela Santa Bárbara, Paróquia Imaculada Conceição, de Getúlio Vargas e dedicação do seu altar; no mesmo horário, na igreja N. Sra. da Glória, Erval Grande, crismas pelo Monsenhor Agostinho Dors, por delegação de Dom Adimir;

– Segunda-feira, às 08h30, no Centro Diocesano, reunião do conselho de formadores.

– Terça-feira, às 08h30, no Auditório São José, Dom Adimir, reunião com os padres e diáconos permanentes; às 19h30, reunião na sede paroquial N. Sra. da Glória, Erval Grande;

– Quarta-feira, às 08h30, abertura do ano letivo da ITEPA Faculdades com missa e aula inaugural online pelo Cardeal Leonardo Stein, Arcebispo de Manaus; de tarde, reunião conselho fiscal, do conselho de administração e assembleia da mantenedora da ITEPA com relatório das atividades do último ano, programação deste, balanço e orçamento;

– Quinta-feira, às 08h30, reunião on-line da comissão regional dos presbíteros;

– Sexta-feira, às 19h15, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, reunião da comissão diocesana de liturgia.

Padres Missionários Saletinos assumem Paróquia N. Sra. da Salette em Erechim

Os missionários saletinos estão presentes na Diocese de Erexim na Paróquia e no Seminário em Marcelino Ramos desde 1928 e conduziram a Paróquia São Pedro em Erechim por 40 anos desde a sua criação em junho de 1958.  Desde o dia 16 deste mês, passam a atuar na Paróquia N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas. Nesse dia, às 09h, em missa, o Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali oficializou os padres saletinos Romário Barbosa Santana e Rodolfo Benevenuto da Silva Santos como Pároco e Vigário Paroquial, respectivamente, daquela Paróquia. Concelebraram a missa os padres Leonir Nunes dos Santos, superior provincial da Congregação no Brasil com sede em Curitiba, PR; Renoir Juslei Dalpizol, reitor do Seminário e Santuário N. Sra. da Salette em Marcelino Ramos; Antonio Valentini Neto, chanceler da Cúria Diocesana e assessor de comunicação. Participaram da celebração seminaristas, religiosas, diversos ministros, membros das comunidades da Paróquia. Após o início da celebração, o Bispo solicitou a leitura da provisão, documento de nomeação do Pe. Romário e do Pe. Rodolfo. Em seguida, convidou Pe. Romário a fazer a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja assinando os respectivos textos. Na homilia, Dom Adimir apresentou aspectos das leituras e evangelho do domingo e acentuou a missão do padre, especialmente do Pároco, ensinar, santificar e governar. Em seguida, entregou aos dois padres símbolos da sua missão: a chave do sacrário, convidando-os a um momento de oração diante do mesmo; o Evangeliário significando a missão de pregar a Boa Nova da Salvação; a estola roxa, a função de celebrar o sacramento da reconciliação; a água e pia batismal, celebração do batismo, porta de entrada na vida cristã. No final da celebração, como costuma acontecer, houve alguns pronunciamentos. Do superior provincial dos saletinos, de uma religiosa em nome dos religiosos da Diocese, de uma representante da Paróquia e dos dois padres oficializados na missão. Após os pronunciamentos, Dom Adimir solicitou que assinassem a ata da cerimônia para os efeitos legais canônicos e civis os dois padres empossados, os outros padres, ministros, membros do Conselho paroquial e outros.

Mais de 200 comunicadores de instituições religiosas participam de formação sobre Narrativas de Esperança

Foi há poucos dias, de forma online, com reflexão inspirada na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano intitulada “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. A assessora de comunicação da Conferência dos Religiosos destacou que o Papa Francisco nos convida a sermos protagonistas de histórias de esperança, combatendo a cultura da desinformação e do desespero. O evento contou com a assessoria da diretora teológica do Dicastério para a Comunicação do Vaticano. Apresentou reflexões sobre o papel dos comunicadores religiosos na construção de uma comunicação humanizada e transformadora e como as novas tecnologias e as redes sociais podem ser utilizadas para amplificar mensagens de esperança.

Conselho Episcopal Pastoral da CNBB reflete sobre o mandato missionário da Igreja e a conjuntura eclesial e social

Ele esteve reunido na sede da Conferência terça e quarta-feira em Brasília. Entre outros pontos da reunião, houve a mensagem do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; reflexão do presidente da Conferência Cardeal Jaime Spengler sobre a missão fundamental da Igreja de evangelizar por palavras e obras, assunto compartilhado pela Presidência com o Papa e Dicastérios da Cúria Romana recentemente; análise de conjuntura; o acompanhamento do processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e a preparação da 62ª Assembleia Geral da Conferência em abril; a vivência do Jubileu da Esperança e a preparação das Campanhas permanentes promovidas pela Conferência, a da Fraternidade e para a Evangelização. A análise de conjuntura foi sobre “Justiça e Moradia”. Recordou o desejo do Papa Francisco de que nenhuma família fique sem casa. O texto oferecido aos participantes pelo bispo coordenador do grupo responsável pela reflexão destacou a recorrência e a frequência com que o assunto é analisado pelo episcopado. Enfatizou a realidade gritante do quadro habitacional brasileiro. Teceu considerações sobre as políticas públicas das últimas décadas para assegurar o acesso à moradia, revelando a ausência de efetividade dessas ações. Nos comentários à exposição, os bispos apontaram suas preocupações com as famílias que deixam o campo, o desenraizamento delas por conta de megaprojetos, a violência, a dificuldade de abordar o tema com o povo de Deus, a presença da Igreja nas realidades de favelas e o heroísmo de padres, religiosos e religiosas nas periferias.

Romaria do Terço dos Homens com cerca de 90 mil participantes

Foi nos dias 14 a 16 no Santuário Nacional de Aparecida com o tema: “Terço dos Homens, somos peregrinos da esperança” e o lema, “Fortes na fé, alegres na esperança” (Rm 12,12), inspirados no Ano Jubilar. No final da missa de encerramento da romaria, na manhã do dia 16, os romeiros receberam a bênção de envio e foram incentivados a levar a espiritualidade do Terço dos Homens para suas paróquias e comunidades. O Bispo referencial do movimento reforçou a vocação missionária dos homens do terço. Devem ser missionários para sua paróquia, ajudando naquilo que puderem. Muitos homens já atuam como leitores, ministros, catequistas e no serviço aos pobres. Todos são enviados para sua família, pois nela cada um também é missionário.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?