Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (22/06/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29 – nº. 1.505 – 22/06/2025

Algumas atividades da semana:

– Crismas na igreja N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim, neste domingo, às 09h.

– Reunião da Província Eclesiástica  de Passo Fundo, naquela cidade, terça-feira, às 09h.

– Reunião da Área Pastoral de Severiano de Almeida, em Três Arroios, quarta-feira, às 19h30.

– Reunião da Área Pastoral de Erexim com padres, diáconos, leigos e leigas, quinta-feira, às 19h30, na Catedral.

– Crismas na igreja da sede paroquial Sagrado Coração de Jesus, Viadutos, sexta-feira, às 19h pelo Vigário Geral Mons.Agostinho Dors, por delegação do Bispo; reunião da Comissão Diocesana de Liturgia, no msmo dia, às 19h10, no Seminário N. Sra. de Fátima.

– Trigésima sexta Tenda  Shalom, de sexta-feira a domingo, no Seminário N. Sra. da Salette, Marcelino Ramos.

– Reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora, sábado, às 08h30, no Auditório S. José; encontro de formação para coordenadores e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, às 13h30, também no Auditório São José.

– Crismas na igreja São Cristóvão, Erechim, sábado, às 18h e domingo, às 09h.

Paróquia Católica de Entre Rios do Sul celebra jubileu de ouro com crismas

A Paróquia N. Sra. de Fátima de Entre Rios do Sul celebrou seu jubileu de ouro de criação dia 15, solenidade da Santíssima Trindade, com missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali que administrou o sacramento da Crisma a 14 catequizandos devidamente preparados. A celebração teve a participação do coral municipal de Constantina. A comemoração jubilar teve como preparação mais próxima adoração ao Santíssimo Sacramento na antevéspera, sexta-feira, dia 13, festa de Santo Antonio, às 19h, presidida pelo Pároco, Pe. Davi de Oliveira Pereira. Ao meio-dia, no salão paroquial, houve almoço festivo de confraternização.

Alguns dados históricos da Paróquia: A povoação do atual município de Entre Rios do Sul iniciou em 1958 e pertencia ao município de São Valentim e Paróquia N. Sra. dos Navegantes de Campinas do Sul. Em 1965, foi construída a primeira capela em honra a N. Sra. de Fátima. A Paróquia foi instituída em 1975, primeiramente como Curato (“quase paróquia”). Era a época da construção da Usina Hidrelétrica do rio Passo Fundo, com afluência de grande número de trabalhadores. A Paróquia tem 5 comunidades, além da sede paroquial: N. Sra. Aparecida (Vila União), Santo Antonio (Linha Gaboardi), São Judas Tadeu (Linha Narzetti), N. Sra. da Saúde (Alto Alegre), Santa Bárbara (Volta Verde). Ela conta com um diácono permanente, Eliseu Pedott, já emérito e com problemas de saúde, diversos ministros/as, diversas pastorais e movimentos. Nos seus 50 anos, antes do atual pároco, Pe. Davi, trabalharam na Paróquia 17 padres, sendo 10 párocos, 05 Administradores paroquiais e 02 vigários paroquiais. Sete deles são falecidos.

Solenidade do Corpo de Deus sem procissão e tapetes externos

A chuva persistente em toda a região nesta quinta-feira, 19, solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, impediu a tradicional procissão com a hóstia consagrada e os tapetes confeccionados por diversos grupos das comunidades. Na cidade de Erechim, conforme programado, de manhã, houve missa em 6 igrejas de sedes paroquiais e, na catedral São José, adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, na Catedral e no Santuário N. Sra. de Fátima, houve missa com adoração e bênção com o Santíssimo Sacramento. A missa na Catedral foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Adimir Antonio Mazali, concelebrada por 8 padres, com a participação de 5 diáconos, mais de 30 ministros, vários coroinhas e acólitos, religiosas, muitos leigos e leigas. Catequizandos, seus familiares e catequistas confeccionaram tapete com diversos símbolos da fé cristã, colocado no corredor central do templo.

A homilia de Dom Adimir: Iniciou lembrando que a eucaristia é verdade fundamental da fé. Sem ela, não há Igreja, não há vida cristã. Nela, Cristo nos alimenta com seu Corpo e Sangue. A Eucaristia celebra o ato supremo do amor de Cristo dando sua vida por nós cruz. Recordou que a solenidade de Corpus Christi foi instituída em 1264. Citou o que Cristo ensinou: Eu sou o Pão da vida. Na última Ceia, instituiu a Eucaristia, na qual tornou o pão e o vinho na Espécies Sagradas e as deu aos discípulos dizendo “tomai e comei, tomai e bebei, fazei isto em memória de mim”. Destacou a exigência social da eucaristia. Assim como partilhamos o pão espiritual, devemos partilhar o pão material com os necessitados. Perante tantas emergências sociais, é necessário manifestar nossa solidariedade com os que as padecem. A partilha é prolongamento da partilha do altar. Exortou a viver a experiência do encontro com Cristo e manifestar gratidão a Deus por ser sempre tão generoso para conosco. Concluiu com a jaculatória eucarística: “graças e louvores se deem a todo a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento”.

Conclusão da Semana Nacional do Migrante

Iniciada domingo passado, a Igreja Católica no País conclui neste domingo a 40ª Semana Naconal do Migrante com o seu dia. O tema é “Migração e esperança”. O lema: “Sempre no caminho com os migrantes”. A migração é realidade marcante em nossos dias. Em nossa região constata-se a presença destacada de imigrantes do Haiti, Venezuela, bem como de outros países. No ano passado, o Brasil recebeu 194.331 estrangeiros. No mundo, o número de migrantes é de 281 milhões. Há também 120 milhões de deslocados devido a conflitos, persesguições e violência.

Edições CNBB inaugura espaço em São Paulo e reforça missão evangelizadora

A editora oficial da Conferência Episcopal do Brasil, Edições CNBB, inaugurou espaço em São Paulo, no bairro do Ipiranga, segunda-feira, dia 16. O evento contou com a bênção do cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, além da presença do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB Dom Ricardo Hoepers, de bispos representantes do Regional Sul 1, sacerdotes e leigos. A nova unidade representa marco importante para a editora, ampliando sua capacidade logística e administrativa e fortalecendo sua missão evangelizadora. A editora foi criada em 14 de dezembro de 2005. Tem como principal missão publicar, divulgar e distribuir os documentos oficiais da CNBB, além de outros materiais de formação e evangelização. O novo centro de distribuição permitirá mais agilidade, eficiência e proximidade com os leitores, além de melhores condições logísticas, garantindo preços justos e uma distribuição ampla dos produtos editoriais.

Coleta do Óbolo de São Pedro para o Papa ajudar populações em situação de emergência

Todos os anos, na celebração de S. Pedro e S. Paulo, no dia 29 de junho quando cai de domingo, como neste ano, ou no domingo posterior, a Igreja católica realiza coleta especial em todas as suas comunidades para ajudar o Papa na sua missão de paz, de caridade, de proximidade com as populações em dificuldades. Em 2023, por exemplo, com essa coleta, foram apoiados 236 projetos em 76 países. No ano passado, o Papa Francisco destinou 100 mil euros (aproximadamente 550 mil reais) para ajudar as vítimas das enchentes em nosso Estado. Desde que a Rússia atacou a Ucrânia, o Papa Francisco enviou mais de 130 cargas de ajuda humanitária, alimentos não perecíveis e roupas e 4 ambulâncias providas de equipamento médico. Esta oferta do Óbolo de S. Pedro, que pode ser pequena em valor mas que tem profundo valor simbólico, expressa amor e confiança no Papa, atualmente Leão XIV, sucessor de Pedro. É um gesto concreto de participação em sua missão de levar o Evangelho e promover a solidariedade em todas as partes do mundo. Neste espírito, todas as comunidades da Diocese realizem esta coleta nas celebrações do próximo sábado e domingo e a remetam para a secretaria paroquial, que a encaminhará à Cúria e esta para Nunciatura Apostólica que a fará chegar ao Papa. 

Comissão da CNBB lança publicações sobre a Doutrina Social da Igreja

A Comissão Episcopal Sociotransformadora da CNBB, em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU) de S. Leopoldo, RS, lançou, na manhã de quarta-feira, dia 17, em Brasília, a coleção de 4 publicações sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI). Trata-se dos princípios éticos e orientações para a organização social, política e econômica das sociedades humanas, à luz do Evangelho e da Tradição. O Ensino Social da Igreja busca promover a dignidade humana, a justiça, a solidariedade e o bem comum, aplicando a fé cristã aos desafios da vida em sociedade. Títulos e conteúdos dos estudos da coleção: 1º) Fundamentos bíblicos e primeiros séculos do cristianismo; 2º) As grandes encíclicas sociais; 3º) Abordagens do Papa Francisco; 4º) Os grandes princípios.

Em situação catastrófica, haitianos continuam a esperar por um futuro digno

De acordo com o Relatório da Organização Internacional para as Migrações, estima-se que no Haiti, quase metade da população de 11 milhões e meio de pessoas precise de assistência humanitária, principalmente na forma de alimentação, abrigo, higiene e cuidados de saúde, e acesso a serviços essenciais como água potável e eletricidade. Quanto à segurança, a força policial local foi reforçada com várias centenas de soldados de uma missão de apoio internacional liderada pela polícia militar queniana e composta por grupos de tropas de países da América Central e do Caribe. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais 1.600 pessoas foram mortas e cerca de mil feridas por gangues criminosas, com vários massacres.