
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.487 – 16/02/2025
Algumas atividades da semana
– Neste domingo, às 09h, em missa na igreja N. Sra. da Salette, Três Vendas, Dom Adimir, oficialização dos padres Romário Barbosa Santana e Rodolfo Benevenuto da Silva Santos, ambos missionários saletinos, como pároco e vigário paroquial daquela Paróquia. Eles substituem os padres André Ricardo Lopes, agora Vigário Paroquial da Catedral, e Edegar Passaglia, Pároco da Paróquia N. Sra. da Glória. Erval Grande.
– Neste domingo, também, às 0830, no Auditório São José, encontro de formação dos coordenadores de setores do Cursilho de Cristandade; às 09h, na igreja Santa Ana, Carlos Gomes, missa de ação de graças pelos 40 anos da Cáritas na Paróquia.
– Segunda-feira, início das atividades deste ano do Seminário Maior São José, em Passo Fundo, com Alisson Mezalira no Propedêutico; Henryque Eduardo Beatrici Consoli e João Gabriel Cenna Longuinotti no curso de Filosofia na Universidade de Passo Fundo. O Reitor do Seminário é o Pe. Lucas André Stein, até agora Vice-Reitor do Seminário e do Santuário de Fátima, Erechim e coordenador do Serviço de Animação Vocacional.
– Terça-feira, início das aulas deste ano da Itepa Faculdades.
– De quarta a quinta-feira, Dom Adimir, continuação da visita pastoral na Paróquia S. Tiago, Aratiba.
– Sábado, às 08h30, reinício da Escola de Servidores na Área de Gaurama em Áurea; às 18h30, na missa no Santuário N. Sra. de Fátima, presidida por Dom Adimir, apresentação do Pe. Isalino Rodrigues e Seminaristas do Seminário Menor.
– Domingo, às 10h, na igreja N. Sra. da Glória, Erval Grande, crismas pelo Monsenhor Agostinho Dors, por delegação de Dom Adimir; Na sede paroquial Santa Teresinha, Estação, haverá comemoração dos 40 anos da Cáritas naquela Paróquia.
Quarenta anos da Pastoral da Criança e da Cáritas na Diocese de Erexim
Neste Ano Jubilar, a Pastoral da Criança e a Cáritas comemoram seu quadragésimo aniversário de atuação na Diocese de Erexim com presença em diversas de suas paróquias. Os 40 anos da Pastoral da Criança em nível diocesano serão celebrados no dia 23 de novembro pela manhã em Erechim. Os agentes que estiverem presentes participarão da celebração do Jubileu com procissão da Catedral ao Santuário N. Sra. de Fátima às 14h30. Ao longo do ano, haverá celebrações comemorativas nas Paróquias. Os 40 anos da Cáritas na Diocese já tiveram celebração na Paróquia São Francisco de Assis, Bairro Progresso, Erechim, no dia 08 passado. Na Paróquia Santa Ana, Carlos Gomes, a celebração é neste domingo. Em outras Paróquias, ao longo do ano. A celebração de âmbito diocesano será no dia 09 de março, às 08h30, em Getúlio Vargas, com participação na missa na igreja N. Sra. Imaculada Conceição e depois com atividades diversas no salão paroquial.
A Pastoral da Criança e a Cáritas: Iniciada em 1983 pela Dra. Zilda Arns, irmã do Cardeal Dom Paulo Evaristo e com o apoio dele, “a Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.” A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Câmara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, atua guiada pelos valores da pastoralidade transformadora. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 198 entidades-membros e 13 regionais.
Subsídios de preparação à Páscoa do Regional Sul 3 da CNBB
Nesta quinta-feira, a Livraria Diocesana recebeu e encaminhou para as Paróquias conforme reserva feita por elas o livrinho dos encontros e celebrações e a guirlanda do Regional Sul 3 da CNBB. O livrinho é intitulado “Páscoa 2025 – Ancorados na Esperança”. Traz os seguintes roteiros de reflexão, todos iniciados com “Ancorados na esperança”, vivendo junto à cruz; crendo na vida eterna; praticando o perdão; exercitando a caridade; cuidando da Casa Comum. Oferece também celebração da misericórdia, Via-Sacra 2025, bênção pascal das famílias e das casas, oração e hino da Campanha da Fraternidade, oração e hino do Jubileu. Na apresentação, o Presidente do Regional, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, diz: “Este subsídio de preparação à Páscoa convida-nos a abrir espaço em nossa vida, a fim de que Deus possa transformar nossos corações e converter-nos. Esperamos que ele possa contribuir com as comunidades, os grupos de família, os movimentos eclesiais e as pastorais, a fim de renovar em cada um o dom de Deus, inspirando novos propósitos em nível pessoal e comunitário. Que nossa vida se torne um caminho de louvor a Deus, renovando a disposição de sermos sempre mais peregrinos de esperança, animados pela fé e pela participação comunitária, cujo centro é Cristo. Ele é a nossa esperança e jamais nos decepciona.”
Assembleia da Comissão Nacional de Presbíteros com revisão do Estatuto e preparativos para encontros futuros
De terça-feira até sexta-feira, em Guarapari, Espírito Santo, a Comissão Nacional de Presbíteros realizou assembleia revisando e atualizando o Estatuto da Comissão, criando um material de apoio para a Pastoral Presbiteral, organizando o 20º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em 2026, e se preparando para o Jubileu dos sacerdotes, que ocorrerá em junho deste ano, em Roma. Os participantes também realizaram uma visita cultural ao Santuário São José de Anchieta, com a celebração da Santa Missa, e visitaram o Palácio do Governador e o túmulo de São José de Anchieta. Participaram do evento o bispo referencial da Comissão, dom Cleocir Bonetti, de Caçador, SC, e representantes dos 18 regionais da CNBB.
Assessores da CRB Nacional encaminham prioridades para este ano
Quarta e quinta-feira, os assessores da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB, realizaram a primeira reunião presencial deste ano, no qual refletiram sobre a missão dos Setores, a organização da 27ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) e Ano Jubilar. A Assembleia Geral, de 8 a 11 de julho no Colégio Marista, em Brasília, terá como tema “Vida Religiosa Consagrada: Sentinela de esperança em tempos de travessia”. É um convite ao discernimento, à renovação e ao compromisso profético da Vida Religiosa Consagrada diante dos desafios e das transformações do mundo contemporâneo. Inspirada pela iluminação bíblica de textos de Isaías 21, 11-12 – “Sentinela, quanto ainda falta para acabar a noite?” – e de Ezequiel 33, 7-8 – “Eu te constituí sentinela do povo de Israel”, a reflexão convida a Vida Religiosa a assumir seu papel como guardiã da esperança e da vida em tempos marcados pela incerteza, sofrimentos e pela transição. Essa escolha reforça a missão da Vida Consagrada de ser um sinal de vigilância e cuidado, comprometida em interpretar os sinais dos tempos e caminhar junto ao povo de Deus, iluminando caminhos em meio às sombras e anunciando o amanhecer de novas possibilidades.
O compromisso da Santa Sé com o fortalecimento da solidariedade e da coesão social
De segunda-feira a sexta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos, foi realizada a 63ª sessão da sua Comissão para o Desenvolvimento Social. O Observador Permanente da Santa Sé na ONU, dom Gabriele Caccia, destacou que a solidariedade é fundamental para a busca do desenvolvimento social e sustentável. A solidariedade é um compromisso ativo com o bem comum, baseado na natureza social intrínseca da pessoa humana e na igual dignidade dada por Deus a todos. Ela é alcançada somente na medida em que abrange todos os membros da família humana. Aqueles que vivem na pobreza lutam para satisfazer suas necessidades primárias. Encontram-se em situações vulneráveis, como os idosos, os nascituros, os deficientes e são excluídos por uma “cultura do descarte”. Ressaltou também que a inclusão social requer investimento no desenvolvimento integral de todos os seres humanos para que todos possam prosperar, com políticas eficazes para erradicar a pobreza.
O permanente apelo do Papa pela paz
Desde o dia 18 de dezembro, na audiência geral da quarta-feira, Papa Francisco desenvolve catequese sobre Jesus Cristo, nossa esperança, no contexto do ano jubilar. Há mais tempo, na audiência e em outros pronunciamentos, exorta a todos a buscar a paz, a fazer todo o possível por ela. Nesta quarta-feira, fez novo apelo enfático em favor da paz, lembrando que a guerra é sempre uma derrota, com pensamento particular voltado para a Ucrânia, Oriente Médio, Mianmar, República Democrática do Congo e Sudão do Sul. Ressaltou que não nascemos para matar, mas para fazer os povos crescer e pediu que orações e penitência pela paz.
Bispo da diocese de Xingu-Altamira (PA) e o regional Nordeste 5 da CNBB lembram os 20 anos da morte da Ir. Dorothy Stang
O Bispo divulgou carta, terça-feira, destacando o legado e os frutos da ação missionária no norte do país por ocasião dos 20 anos do assassinato da Ir. Dorothy Stang. Segundo ele, o assassinato da irmã é consequência da luta em defesa da vida, dos pobres e do meio ambiente na Amazônia. Os frutos da ação missionária dela continuam vivos e animando as novas gerações a defender a vida, os pobres e o meio ambiente. O regional Nordeste 5 da CNBB, que compreende o Estado do Maranhão, também publicou uma matéria sobre a vida e a missão de irmã Dorothy na região norte do país.