
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.495 – 13/04/2025
Algumas atividades da semana:
– Neste domingo, o de Ramos da Paixão do Senhor, conclusão da Campanha da Fraternidade com a coleta da solidariedade; das 08h às 16h, no Auditório São José, assembleia diocesana do Cursilho de Cristandade.
– Quarta-feira, das 15h às 18h, no Auditório São José e Santuário, retiro dos Diáconos e Presbíteros da Diocese em preparação ao Tríduo Pascal; às 19h, na Catedral, missa do Crisma com consagração do óleo da Crisma e bênção dos óleos dos catecúmenos e da unção dos enfermos e com Jubileu dos ministros ordenados e dos religiosos e religiosas.
– Quinta-feira, dia da instituição da Eucaristia e do ministério sacerdotal e dia do mandamento do amor.
– Sexta-feira, a da Paixão do Senhor, com indulgência plenária para quem participa piedosamente da veneração da Santa Cruz e beija devotamente o Santo Lenho; abstinência de carne para todos e de jejum para quem tem 18 anos até os 60, dia da coleta para a Terra Santa.
– Sábado, a da Vigília Pascal, a partir do anoitecer, a mais sublime e nobre de todas as solenidades.
– Celebrações presididas por Dom Adimir na Catedral: Missa do Crisma, quarta-feira, às 19h; missa da Ceia do Senhor, quinta-feira, às 19h; Paixão do Senhor, sexta-feira, às 15h; Vigília Pascal, sábado, às 19h; no Santuário, domingo, o da Páscoa na Ressurreição do Senhor, às 08h.
Coletas na Semana Santa
A da Campanha da Fraternidade e a da Terra Santa. Neste domingo, o de Ramos e da Paixão do Senhor, na conclusão da Campanha da Fraternidade, em todas as comunidades do Brasil, é feita a coleta da solidariedade. Sessenta por cento dos recursos alcançados serão aplicados em ações e projetos sociais diocesanos ou arquidiocesanos. Os outros quarenta por cento serão enviados à CNBB para o Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pelo seu Conselho Gestor, para ser aplicado também em ações e projetos sociais, nos âmbitos nacional, regional e local e acompanhado pelo Departamento Social da CNBB. Na sexta-feira, a da Paixão do Senhor, é realizada a coleta para a Terra Santa nas comunidades de todo o mundo. Ela deve ser vista no espírito de solidariedade eclesial. Quando uma comunidade cristã experimenta uma necessidade, todos os membros do Corpo Eclesial vão em seu auxílio. Desde que São Francisco chegou como peregrino à Terra Santa, em 1219, assegurando a permanência dos seus frades, a Igreja encontrou neles, independentemente do poder político ou governo do momento, a confiança e responsabilidade pelos lugares santos, que são testemunhas da passagem de Deus na história do ser humano. O superior da Custódia da Terra Santa diz que no dia da Paixão do Senhor os frades recorrem à generosidade de todos, para que a data seja um dia de solidariedade universal, um dia em que os cristãos de todo o mundo abracem concretamente a Igreja mãe de Jerusalém. Pede a todos abrir o coração à generosidade e as mãos à solidariedade. Assim, poderão continuar cuidando daquela Terra Santa e de seus filhos. A coleta para os Lugares Santos foi oficializada em 1455 pelo Papa Calisto III.
Campanha da Fraternidade em sessão solene da Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados realizou, na manhã de quarta-feira, dia 9, sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2025. A cerimônia contou com a presença de representantes da CNBB e parlamentares. Entre os participantes estavam o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen; e a assessora da Comissão para a Amazônia e diretora executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), irmã Maria Irene Santos. Dom Ricardo Hoepers, em seu pronunciamento na ocasião ressaltou que a cada ano, a Igreja convida a refletir sobre pontos em que a fraternidade está ferida no mundo, na pessoa e na sociedade. Na edição deste ano, a Campanha propõe uma abordagem baseada nos chamados “quatro C’s”: consciência, compaixão, compromisso e cuidado. “A consciência nos leva a entender que todos somos responsáveis por cuidar da Casa Comum. A compaixão nos faz sensíveis às consequências da crise climática, sobretudo sobre os mais pobres e vulneráveis. O compromisso exige vigilância e ação, desde o ambiente familiar até as grandes estruturas sociais. E o cuidado nos chama a sermos guardiões da criação, como geração responsável por preservar o que Deus criou”.
Peregrinação da Cruz da Primeira Missa no País – 525 Anos – Ano Jubilar
A “Cruz do Brasil”, a da primeira missa no País, pertencente ao Tesouro-Museu da Sé de Braga, Portugal, vai integrar, de 12 a 28 deste mês, a “Peregrinação da Cruz da Primeira Missa – 525 Anos – Ano Jubilar” por várias cidades e estados brasileiros. Tem início na cidade de Braga, na manhã deste sábado, dia 12 de abril, com a celebração da Eucaristia. A peregrinação “visa conectar o passado com o presente, resgatando a memória do encontro cultural e celebrando a ancestralidade dos povos originários. Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a peregrinação fortalece os laços de fé, esperança e caridade que nos unem como nação. De Braga, a Cruz passará por Cascais e Lisboa, chegando ao Brasil, terça-feira, dia 15, em São Paulo. De lá, passará por Aparecida/Guaratinguetá; Porto Alegre, Maricá, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Salvador, Porto Seguro. Em Porto Seguro, onde estará nos dias 26 e 27 deste mêsl, a peregrinação culminará com a comemoração dos 525 anos da celebração da Primeira Missano Brasil. Em Brasília, dia 21, às 10h, na Catedral, haverá missa pelo Jubileu da Arquidiocese, 65 anos, seguindo-se exposição e veneração da Cruz. No dia 22, às 08h, visita à CNBB; às 10h, sessão solene no Congresso Nacional e lançamento, pelos Correios, do Selo Comemorativo do “Jubileu dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil”; às 12h, na Catedral, Missa com a Frente Parlamentar Católica, presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa. Depois, a Cruz seguirá para as cidades mencionadas.
Papa Francisco envia mensagem para inauguração da maior estátua de Cristo do Brasil
Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB), presidiu, no domingo, dia 06 deste mês, a cerimônia de inauguração do monumento Cristo Protetor, localizado no Morro das Antenas, em Encantado, em nosso Estado. Antes da Missa, o superior geral dos padres carlistas scalabrinianos, leu a mensagem do Papa Francisco, enviada ao povo de Encantado, saudando pela majestosa obra, e ressaltando ser “fruto da fé e da devoção de tantas pessoas. Tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”. Ele dirigiu oração a Cristo Protetor, de olhar atento e amoroso, de braços abertos para acolher a todos, de coração manso e humilde, pedindo que proteja o povo brasileiro e abençoe a todas as pessoas. Dom Jaime, na homilia, lembrou a recente tragédia climática na região e a onda de solidariedade que se estabeleceu, mas também o pior de alguns corações com desvios, saques, roubos. Ressaltou a necessidade de cuidar dos corações, ao se referir ao mirante que há no alto da estátua, no formato do coração de Jesus.
Dom Jaime Cardeal Spengler recebe Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa do Estado
Foi na tarde de quarta-feira, dia 9. A medalha é a mais alta honraria oferecida pelo Parlamento Gaúcho e foi proposta pelo deputado estadual Jefferson Fernandes. Durante a solenidade, o parlamentar destacou a relevância do trabalho de Dom Jaime ao longo de sua trajetória na Igreja. Dom Jaime afirmou que a medalha simboliza o reconhecimento do trabalho pastoral desenvolvido pela Igreja em todo o estado. É motivo de gratidão, de alegria e, ao mesmo tempo, uma possibilidade de assumirmos com ainda mais determinação a nossa missão enquanto Igreja: cuidar e promover a vida, em todas as suas expressões e em favor de todos.
Diocese de Caxias do Sul e Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB preparam encontro de formação virtual
Será no dia 22 deste mês, com a assessoria do Monsenhor Lúcio Ruiz, padre argentino que atualmente é secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, em Roma. Abordará o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, em primeiro de junho: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1 Pd 3,15-16). Visa fortalecer a atuação dos agentes de comunicação na Igreja, oferecendo ferramentas e inspiração para comunicar a esperança cristã com sensibilidade e eficácia no ambiente digital e nos meios tradicionais. É voltada para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e outros comunicadores católicos do Rio Grande do Sul.
Peregrinação e 15º Simpósio Nacional das Famílias
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) abriu as inscrições para o 15° Simpósio Nacional das Famílias, a ser realizado no dia 24 de maio, sábado, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Terá como tema “Família, peregrina da esperança”. No dia 25, domingo, será realizada a Peregrinação Nacional das Famílias.