
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.499 – 11/05/2025
Algumas atividades da semana:
– Segunda-feira, às 14h, no Centro Diocesano, reunião do Conselho Presbiteral,
– Terça-feira, às 18h, no Santuário Diocesano de Fátima, terço e missa na comemoração da primeira aparição de N. Sra. em Fátima, Portugal e lançamento da Romaria Diocesana deste ano.
– Quinta-feira, a partir das 08h15, no Auditório São José, o Setor de Pastoral da Saúde e o Hospital de Caridade realizam a Jornada da Pastoral da Saúde; às 19h, Dom Adimir, missa e dedicação do altar, na Capela São Roque da Paróquia N. Sra. do Rosário, Barão de Cotegipe.
– Sexta-feira, às 14h30, na igreja N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erechim, tarde de oração do Apostolado da Oração das 7 Paróquias da cidade.
– Sábado, às 08h30, no Auditório São José, encontro das assessoras da Infância e Adolescência Missionária.
– Sábado às 18h e domingo às 09h, Dom Adimir, crismas na igreja da sede paroquial São Pedro, Erechim.
Nota de Dom Adimir Antonio Mazali pela eleição do novo Papa, Leão XIV
Tão logo foi anunciada a eleição do novo Papa, no início da tarde de quinta-feira, o Bispo da Diocese de Erexim divulgou nota declarando: Com imensa alegria e esperança, a Diocese de Erexim une-se a toda a Igreja Católica peregrina pelo mundo para acolher com fé e entusiasmo o anúncio da eleição do sucessor de Pedro. Elevamos nosso coração em ação de graças a Deus, que continua a conduzir o seu povo por meio do ministério petrino, sinal de unidade, firmeza na fé e serviço à caridade. Dom Adimir relaciona alguns dados biográficos do novo Papa, pertencente à Ordem de Santo Agostinho, ressaltando que tem vasta trajetória eclesial e pastoral. Segundo Dom Adimir, Papa Leão XIV traz a marca da experiência missionária, da formação acadêmica sólida e do compromisso com a justiça eclesial. Sua eleição neste tempo jubilar ressoa como sinal de renovação e continuidade na missão da Igreja. Com sua experiência e testemunho, ele será para nós um pai na fé, um guia no discernimento e um estímulo constante à vivência autêntica do Evangelho. Acolhemos com filial afeto o novo Pontífice, colocando-nos em comunhão com ele e reafirmando nossa adesão ao seu magistério e missão de confirmar os irmãos na fé. Que o Espírito Santo o fortaleça nesta missão sublime e exigente, e que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, o acompanhe com sua intercessão materna. Dom Adimir concluiu a nota convidando todo o povo de Deus presente nesta Diocese a rezar intensamente pelo novo Papa, para que, com sabedoria, humildade e coragem, conduza a Igreja pelos caminhos do Evangelho, da paz e da esperança, especialmente neste tempo marcado pelo Ano Jubilar e pelos desafios do mundo contemporâneo.
Mensagem da CNBB ao Papa Leão XIV
Em entrevista coletiva aos Meios de Comunicação, quinta-feira à tarde, na sede da CNBB com o seu Secretário Geral e com o Núncio Apostólico (embaixador do Papa) no Brasil foi divulgada mensagem da Conferência Episcopal ao novo Papa Leão XIV. A mensagem diz: Santo Padre, com profunda alegria e gratidão a Deus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se a Vossa Santidade para expressar nossa saudação e nossa unidade pela sua eleição como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro e Pastor Universal da Igreja. O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos novemdiales (os 9 dias de luto e missas por ele), pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício. Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como São José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres. A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo. Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal. Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio.
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
O quarto domingo de Páscoa no qual o evangelho fala do Bom Pastor, há 62 anos, é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Para ele, o Papa sempre envia sua mensagem. Para o deste ano, neste domingo, Papa Francisco a escreveu no dia 19 de março, quando estava hospitalizado no Policlínico Gemelli de Roma. Ele a intitulou “Peregrinos de esperança: o dom da vida”. Ressaltou que a vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, um chamado a sair de si mesmo para trilhar um caminho de amor e serviço. E cada vocação na Igreja – laical, ao ministério ordenado, à vida consagrada – é sinal da esperança que Deus nutre pelo mundo e por cada um dos seus filhos. Francisco observou que em nosso tempo muitos jovens frequentemente vivem na incerteza quanto às perspectivas de emprego e, lá no fundo, experimentam uma crise de identidade que é uma crise de sentido e de valores, que a confusão digital torna ainda mais difícil de atravessar. A injustiça para com os fracos e os pobres, a indiferença do bem-estar egoísta e a violência da guerra ameaçam os projetos de vida boa que cultivam no seu íntimo. Por isso, os membros adultos da Igreja, especialmente os pastores, são convidados a acolher, discernir e acompanhar o caminho vocacional das novas gerações. Por sua vez, os jovens são chamados a ser nele protagonistas, ou melhor, coprotagonistas com o Espírito Santo, que suscita neles o desejo de fazer da vida um dom de amor. Na mensagem, Francisco lembrou outros aspectos da vocação: Toda a vocação, sentida na profundidade do coração, faz germinar uma resposta como impulso interior ao amor e ao serviço, como fonte de esperança e caridade e não como busca de autoafirmação. Toda a vocação é animada pela esperança, que se traduz em confiança na Providência. Com efeito, para o cristão, ter esperança é mais do que um simples otimismo humano: é antes uma certeza enraizada na fé em Deus, que age na história de cada pessoa. Francisco concluiu a mensagem observando que a Igreja é viva e fecunda quando gera novas vocações. Ele confiou o seguimento dos jovens a Jesus à intercessão de Maria, Mãe da Igreja e das vocações.
Encaminhamentos da Comissão de revisão das Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos
Em sua terceira reunião, na noite de terça-feira, no Centro Diocesano de Pastoral, a comissão definiu o instrumento de avaliação dos sacramentos da cura, Reconciliação e Unção dos Enfermos. O período para a reflexão nas paróquias será de 20 deste mês de maio a 31 de julho. A comissão fará a síntese dos relatórios das paróquias e a apresentará na terceira reunião do presbitério, dia 19 de agosto. O estudo sobre os dois sacramentos será na reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora, dia 28 de junho. Para os dois sacramentos, como para os demais, o instrumento propõe a leitura das Diretrizes sobre cada um. Em relação à Reconciliação, responder a estas questões: 1. O que você entende por pecado? Que sentido tem para você celebrar o Sacramento da Reconciliação? 2. Quais as dificuldades encontradas e quais as sugestões? Em relação à Unção dos Enfermos, 1. Como, hoje, é enfrentada a enfermidade? Por que as pessoas procuram este Sacramento? 2. Para os Padres: Como nós compreendemos e celebramos este Sacramento? 3. Quais as dificuldades encontradas e quais as sugestões quanto este Sacramento? A Comissão é formada por Dom Adimir Antonio Mazali, pelo Monsenhor Agostinho Francisco Dors, pelos padres. Jair Carlesso, Clair Favreto, Maicon André Malacarne e Leonardo Fávero e pelos leigos Paulo Fassina e Tânia Madalosso.
Dados biográficos do Papa Leão XIV
Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois (Estados Unidos), ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) em 1977, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Em 29 de agosto de 1981, professou seus votos solenes. Estudou Teologia na União Teológica Católica de Chicago. Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para cursar direito canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum), recebendo a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982. Concluiu sua licenciatura em 1984 e, entre 1985 e 1986, atuou na missão de Chulucanas, em Piura, no Peru. Em 1987, obteve o doutorado com a tese “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”. Ainda em 1987, foi nomeado diretor de vocações e das missões da província agostiniana “Mãe do Bom Conselho”, em Illinois, Estados Unidos. No ano seguinte, foi enviado à missão de Trujillo, Peru, onde liderou o projeto de formação conjunta dos aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá exerceu funções como prior da comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e formador dos professos (1992-1998). Também foi vigário judicial da arquidiocese de Trujillo (1989-1998) e professor de direito canônico, patrística e moral no Seminário Maior “San Carlos e San Marcelo”. Em 1999, foi eleito prior provincial da província “Mãe do Bom Conselho”, em Chicago. Após dois anos e meio, foi eleito prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos até 2013. Retornando à sua província em Chicago, passou a atuar como formador e vigário provincial até 3 de novembro de 2014, quando o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru. Foi ordenado bispo em 12 de dezembro de 2014, festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Tornou-se bispo de Chiclayo em 26 de novembro de 2015. Em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Em 15 de abril de 2020, foi designado administrador apostólico da diocese de Callao. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 30 de setembro de 2023, recebendo o título da diaconia de Santa Mônica. Foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina no dia 30 de janeiro de 2023. Ele iria pregar o dia de retiro da Assembleia da CNBB deste ano, que acabou adiada para o próximo ano, em vista do falecimento do Papa Francisco. Em fevereiro, ele havia recebido em audiência a Presidência da CNBB.