Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (09/03/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29 – nº. 1.490 – 09/03/2025

Algumas atividades da semana:

Neste domingo, às 09h, na igreja Imaculada Conceição da sede paroquial de Getúlio Vargas, missa em comemoração aos 40 anos da Cáritas em nível diocesano e local, presidida pelo Bispo.

– Segunda-feira, às 08h30, no Auditório São José, reunião dos representanstes paroquiais do Apostolado da Oração; às 13h30, no mesmo local, encontro de formação com as coordenações paroquiais de catequese.

– De segunda-feira a quinta-feira, reunião do Conselho Regional da Ação Evangelizadora com os Bispos e coordenadores das 4 Arquidioceses e 14 Dioceses e coordenadores de setores e organismos eclesiais do nosso Estado em Santa Maria.

– Terça-feira, às 19h15, no Auditório São José, abertura do Curso de Servidores deste ano com vagas para todas as paróquias.

– Quarta-feira, às 19h, reunião da Área Pastoral de São Valentim em Benjamin Constant do Sul.

– Quinta-feira, às 19h30, reuniuão da Área Pastoral de Getúlio Vargas em Estação.

– Sexta-feira, às 14h30, tarde de oração do Apostolado da Oração das Paróquias de Erechim na Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico.

– Sábado, às 08, encontro das assessoras da Infância e Adolência Missionária no Auditório São José.

– Domingo, às 09h, em missa na igreja da sede paroquial Santo Antonio, Jacutinga, início da visita pastoral àquela Paróquia; às 09h30, em Entre Rios do Sul, procissão de embarcações com as imagens dos santos padroeiros das comunidades da Paróquia local no lago da Usina Hidrelética do Rio Passo Fundo e às 10h missa presidida pelo Pe. Osmar Coppi da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, de Farroupilha, e concelebrada pelo pároco local, Pe. Davi Oliveira Pereira.

– Domingo (16) e segunda (17), na Casa de Retiros de Passo Fundo, encontro dos coordenadores e assessores da Pastoral da Educação das Arqudioceses e Dioceses do Estado.

 

Lançamento da Fraternidade deste ano

Em nível nacional, o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano sobre Ecologia Integral com o lema “Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,31) ocorreu com missa e ato oficial na capela e no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Brasília, quarta-feira, às 10h. A missa foi presidida pelo Secretário Geral da Conferência e concelebrada pelo Núncio Apostólico (representante do Papa) no Brasil, pelo padre coordenador de campanhas da CNBB e outros. No ato oficial, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, chamou atenção para o desejo de dominação dos recursos naturais que fere a obra da criação de Deus e convidou à tomada de consciência “da missão que recebemos de cultivar e guardar a criação, no cuidado e no respeito à vida”. Observou que se não cuidarmos do planeta, nossa casa comum, não teremos nem almas que possam buscar a salvação. Recordando a realização da Campanha no Tempo da Quaresma, dom Ricardo lembrou “os 40 dias que Jesus esteve no deserto, onde enfrentou e venceu as tentações do maligno. Em Cristo, “recuperamos a relação de harmonia entre os bens criados e a humanidade, superando a predatória visão de domínio sobre os dons de Deus”. Para o bispo, “o tempo da quaresma e a temática da CF sobre a ecologia integral soam como um sopro do Espírito Santo sobre uma geração que pode evitar o ponto sem retorno da crise climática”. Este tempo é também para “sair da nossa passividade” e encontrar saídas, “com criatividade e mobilização em todos os níveis sociais” de defesa e proteção da natureza e de suporte ao “sentido humano da ecologia, no qual especialmente o povo mais pobre, seja respeitado nos seus direitos e na sua dignidade”. Os 19 Regionais da Conferência e as 280 Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e outras circunscrições eclesiásticas fizeram o lançamento da Campanha em seus respectivos níveis.

A mensagem do Papa para a Campanha da Fraternidade no Brasil e oração por ele

Durante o ato oficial de lançamento da Campanha da Fraternidade na sede da CNBB em Brasília, quarta-feira de manhã, o Núncio Apostólico no País, Dom Giambattista Diquattro, entregou ao Secretário Geral da Instituição a mensagem do Papa Francisco para a iniciativa e convidou os presentes a rezarem pela saúde do mesmo. Na mensagem, o Papa felicitou a Conferência dos Bispos pela realização da Campanha, há mais de 60 anos. Ele também louvou o “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a Cristo. Desejou que todos possam, com especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar suas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das explorações gananciosas”. Para o Papa, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30 do próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.

Indicações para a vivência da Campanha da Fraternidade e a coleta da solidariedade

O coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen compartilhou algumas dicas de como viver a Campanha da Fraternidade nos planos pessoal, comunitário e social. Ele também apresentou o site “Fraternidade em ação”, desenvolvido pelo Movimento Laudato Si’ em parceria com o Setor de Campanhas da CNBB para registro das iniciativas inspiradas nas sugestões para o agir da Campanha deste ano. Ele recordou ainda a Coleta Nacional da Solidariedade como gesto concreto da Campanha nos dias 12 e 13 de abril, nas celebrações do Domingo de Ramos. Do total da coleta, 60% ficam em cada Arquidiocese e Diocese e 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade. Os recursos serão destinados a projetos de impacto social em todo o país. Durante a cerimônia, também foi exibido um vídeo com resumo dos projetos apoiados no ano passado.

Inspiração do tema e do lema da Campanha da Fraternidade deste ano: Foram definidos pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB acolhendo sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, motivados pelos dez anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si (Louvado sejas meu Senhor), sobre o cuidado da Casa Comum e pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum (Louvai a Deus), ambas do Papa Francisco, pelos dez anos de criação da Rede Eclesial Pan-Americana (REPAM), pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelo Jubileu da Encarnação, pelos 1.700 anos do Concílio de Niceia e pela realização da COP 30, em Belém-PA, a primeira na Amazônia.

47ª Romaria da Terra recorda tragédia socioambiental de 2024 no Rio Grande do Sul

Foi na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, Diocese de Santa Cruz do Sul, uma das regiões mais atingidas pela enchente de abril-maio do ano passado. Teve como tema: “Reconstruir e cuidar da Casa Comum com fé, esperança e solidariedade”. A romaria uniu espiritualidade e reflexão social, no objetivo de fortalecer a fé e a esperança junto com as pessoas, grupos e organizações que atuaram solidariamente com os atingidos por aquela tragédia e que continuam sofrendo suas consequências. O evento foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra Regional, Cáritas Brasileira, Movimento dos Pequenos Agricultores, Grupos de Ecologia e a Diocese de Santa Cruz do Sul. Teve a participação do bispo titular e do emérito da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani e Dom Aloísio Alberto Dilli; do cardeal Dom Jaime Spengler, de Porto Alegre, de outros bispos, de sacerdotes, membros de outras igrejas cristãs, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais, elevado número de fiéis de nuitas paróquias do Estado e autoridades locais, regionais e estaduais. O início foi no Seminário Sagrado Coração de Jesus, nas imediações do pórtico de acesso ao município pela ERS-130, local que, durante a enchente, acolheu muitas pessoas atingidas da região. Ao saudar os participantes do evento, Dom Itacir ressaltou que todos estavam lá como peregrinos de esperança, fé e solidariedade. Às 09h, iniciou a caminhada em direção ao Bairro Navegantes. Houve uma parada em frente à igreja N. Sra. dos Navegantes, recuperada pela comunidade. No local, uma cruz construída com madeira dos escombros foi erguida com uma faixa roxa, trazendo os nomes das vítimas e desaparecidos. No pátio da capela foi deixada também uma pedra de aproximadamente um metro de diâmetro retirada de deslizamento ocorrido na localidade de Três Pinheiros, em Roca Sales — onde seis pessoas da mesma família morreram soterradas. Depois de um percurso de 2,5 km, houve a celebração eucarística, almoço partilhado, leitura da carta da romaria, pronunciamentos, atrações musicais, bênção às cozinhas solidárias e aos voluntários da Missão Sementes de Solidariedade. O encerramento ocorreu por volta das 15h30, com a bênção de envio. A Romaria da Terra do próximo ano, a 48ª, será no dia 17 de fevereiro, no Santuário do Caaró, em Santo Ângelo. Abordará a questão indígena na região das Missões.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?