
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.486 – 09/02/2025
Algumas atividades da semana
– Dom Adimir continuará sua visita pastoral na Paróquia São Tiago, Aratiba, terça-feira, às 09h e às 14h; quarta-feira e sexta-feira, às 09h, às 14h e às 19h; sábado, às 16h e às 19h.
– Domingo, às 09h, em missa na igreja N. Sra. da Salette, Três Vendas, Dom Adimir oficializará os padres Romário Barbosa Santana e Rodolfo Benevenuto da Silva, ambos missionários saletinos, como pároco e vigário paroquial daquela Paróquia. Eles substituem os padres André Ricardo Lopes, agora Vigário Paroquial da Catedral, e Edegar Passaglia, Pároco da Paróquia N. Sra. da Glória. Erval Grande, a partir deste sábado.
– domingo, também, às 0830, no Auditório São José, encontro de formação dos coordenadores de setores do Cursilho de Cristandade; às 09h, na igreja Santa Ana, Carlos Gomes, missa de ação de graças pelos 40 anos da Cáritas na Paróquia.
Viver com esperança a enfermidade e outras provações
Terça-feira, celebração litúrgica de N. Sra. de Lurdes, transcorre o 33º Dia Mundial do Doente. Papa Francisco enviou mensagem para o dia intitulada “’A esperança não engana’ (Rm 5,5) e fortalece-nos nas tribulações”. Na mensagem, o Papa destaca três aspectos. Primeiro, o encontro. Quando Jesus envia os setenta e dois discípulos em missão (cf. Lc 10, 1-9), exorta-os a dizer aos doentes: “O Reino de Deus já está próximo de vós”. Pede-lhes que os ajudem a aproveitar a oportunidade de encontro com o Senhor. Por mais dolorosa e difícil de compreender, a doença é oportunidade para um encontro que transforma. Jesus mandou os discípulos curarem os doentes. Ele está perto dos que sofrem. Segundo aspecto, o dom. Jesus acompanha quem sofre. Na doença ele é o dom mais precioso. Ele nos exorta a sermos também nós um dom para os irmãos, oferecendo a Deus até mesmo nossos sofrimentos, a exemplo do que ele fez na cruz e faz na Eucaristia. Terceiro aspecto, a partilha. Os lugares e momentos em que se sofre são oportunidade de ajudar-nos uns aos outros. Todos podemos ser “anjos” de esperança para os irmãos e irmãs. Uma expressão concreta desta partilha é a Pastoral da Saúde, um grande trabalho de visita, acolhida, conforto e proximidade com os doentes.
Nota de solidariedade da Presidência da CNBB pelo desabamento em igreja em Salvador (BA)
Durante a visita anual ao Papa e a Dicastérios da Cúria Romana, a Presidência da CNBB enviou nota de solidariedade ao Cardeal Sérgio da Rocha, à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, e a todo o povo da Arquidiocese de Salvador da Bahia pelo desabamento na Igreja de São Francisco, ocorrido na tarde de quarta-feira, 5, no Centro Histórico daquela cidade. Os 4 Bispos da Presidência da CNBB asseguram estarem unidos em oração a todos os fiéis, especialmente às vítimas e suas famílias, pedindo a Deus que conceda força, conforto e esperança diante dessa provação. Desejam que a fé que sustenta essa comunidade seja também fonte de consolo e renovação. Que Nossa Senhora e São Francisco, intercedam por todos, fortalecendo-os no amor e na fraternidade.
Presidência da CNBB realiza visita anual ao Papa e à Cúria Romana: Desde terça-feira, dia 04, até esta segunda-feira, dia 10, os 4 Bispos da Presidência da CNBB estão em visita ao Papa Francisco e a alguns Dicastérios da Cúria Romana. Segundo o secretário da Conferência, é grande oportunidade de apresentar ao Papa e aos prefeitos dos Dicastérios o andamento da Evangelização no Brasil, os projetos da Conferência e de suas Comissões Episcopais. Acima de tudo, é momento de ouvir o que o Papa e os Dicastérios lhes têm a dizer, Ele também afirmou estarem felizes por poderem participar do Ano Jubilar. Pediram ao Papa, que os recebeu em audiência nesta quinta-feira, a bênção a todo o povo brasileiro e às novas diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil que serão aprovadas na 62ª Assembleia Geral da CNBB, de 10 a 19 de abril. Além do encontro com o Papa Francisco, a Presidência da CNBB passou pela Porta Santa da Basílica de São Pedro e celebrou a Missa numa das capelas dentro da mesma. O Secretário da CNBB expressou que a Igreja no Brasil está em plena comunhão com o Sínodo sobre a Sinodalidade, o Jubileu da Esperança e com tudo aquilo que o Santo Padre apresenta como grandes linhas de seu ministério Petrino. A agenda também contou com encontro com os padres que estão no Colégio Pio Brasileiro para estudos em diversas universidades e visita à Conferência Episcopal da Itália. Acompanham a Presidência da CNBB o subsecretário geral e o assessor para a comunicação.
Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões
Nesta quinta-feira, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a mensagem do Papa para o 99º Dia Mundial das Missões, celebrado no terceiro domingo de outubro, dia 19. Ele a intitulou “Missionários da esperança entre os povos”. Nela, ele recorda aspectos da identidade missionária cristã e a necessidade de seguir as “pegadas de Cristo, nossa esperança”. Convida “os cristãos, portadores e construtores da esperança entre os povos”, a “renovar a missão da esperança” a partir da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus e, de modo particular, com os Salmos, que são uma grande sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo. “Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração”. Na mensagem, Francisco destaca a centralidade de Jesus, “enviado do Pai, com a unção do Espírito Santo, a fim de levar a Boa Nova do Reino de Deus e inaugurar «um ano favorável da parte do Senhor” para toda a humanidade. Ele “é o cumprimento da salvação para todos, especialmente para aqueles cuja única esperança é Deus”, o “modelo supremo de todos aqueles que, ao longo dos séculos, dão seguimento à missão recebida de Deus, mesmo no meio de provações extremas”.
Conselho Missionário dos Seminaristas celebra 40 anos
Na comemoração dos seus 40 anos, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) lançou hino oficial e anunciou o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, de 21 a 27 de julho deste ano em Teresina, Piauí. O hino reflete o compromisso dos seminaristas com a missão da Igreja e celebra quatro décadas de dedicação à formação missionária. O Conselho Missionário de Seminaristas é organismo que tem como objetivo promover a animação missionária entre os seminaristas do Brasil, despertando vocações missionárias e fortalecendo o compromisso com a evangelização. Presente em todo o país, o COMISE realiza diversas atividades, como encontros, congressos e projetos missionários.
Intenção de oração para a Rede Mundial de Oração do Papa neste mês
Rezemos para que a comunidade eclesial acolha os desejos e as dúvidas dos jovens que sentem o chamado para servir à missão de Cristo na vida sacerdotal e religiosa. Na mensagem de vídeo apresentando e comentando a intenção, ilustrada por imagens de sua juventude e dos jovens de hoje, Francisco recorda o seu chamado à vocação presbiteral em 21 de setembro de 1953, quando tinha 17 anos, era estudante, trabalhava e tinha seus projetos. Nunca havia pensado em ser padre. Entrando numa igreja, percebeu Deus que o esperava e o chamava para uma missão. E ele ressalta que também hoje, nos sonhos e inquietudes da juventude, fala o Espírito Santo. Deus continua chamando jovens em ocasiões e modos que não imaginamos. Por isso, exorta a acolher os sonhos, desejos e inquietudes dos jovens. Desde 2016, o vídeo do Papa teve mais de 240 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, está traduzido em mais de 20 idiomas e tem cobertura dos Meios de Comunicação em 114 países.
Tema do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Terça-feira, dia 04, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Organismo de assessoria ao Papa, divulgou o tema, escolhido por ele, para o 5º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, 27 de julho: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”. É versículo do livro do Eclesiástico. Indica que a esperança no Senhor é o caminho para uma velhice cristã e reconciliada. No Jubileu da esperança, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em 2021, quer ser uma ocasião para refletir sobre como a presença dos avós e idosos pode se tornar um sinal de esperança em cada família, na comunidade eclesial e na sociedade.
Para anuncia Exortação Apostólica dedicada às crianças
Em seu discurso no encerramento do Encontro Internacional sobre os Direitos da Criança, segunda-feira, dia 03, no Vaticano, Francisco anunciou seu desejo de publicar uma Exortação Apostólica dedicada às crianças. Cerca de 40 oradores de diversas especialidades, entre políticos, Prémios Nobel, representantes do mundo da cultura, da economia, da Igreja, do judaísmo e do islamismo, revezaram-se em reflexões sobre os direitos da criança. Foi evento desejado pelo Papa Francisco e organizado pelo Pontifício Comitê para a Jornada Mundial da Criança, dividido em duas sessões e marcado por sete painéis temáticos.
17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens
De sexta-feira a domingo, no Santuário Nacional de Aparecida, com o tema “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema “Fortes na fé, alegres na esperança” (Rm 12,12). Com as reflexões, missas, procissão luminosa, haverá também uma ação solidária com doação de produtos de limpeza, de higiene pessoal, fraldas geriátricas e alimentos pelos romeiros. Os donativos serão fraternalmente destinados a cerca de 50 entidades assistenciais do Vale do Paraíba.