
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 30– nº. 1.541 – 01/03/2026
Algumas atividades da semana:
– Reunião do Apostolado da Oração, segunda-feira, às 08h30, no Auditório São José; reunião da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora, segunda-feira, às 08h30, no Centro Diocesano;
– Abertura do curso da Escola de Servidores, aberto a todas as paróquias, terça-feira, às 19h15, no Auditório São José, Erechim.
– Reuniões de Áreas Pastorais, de São Valentim, quarta-feira, às 19h30, em Barão de Cotegipe; de Getúlio Vargas, quinta-feira, no mesmo horário, em Capo-Erê;
– Retiro dos Comunicadores – Pastoral da Comunicação, de sexta-feira a domingo, em Santa Maria;
– Encontro das Assessoras da Infância e Adolescência Missionária, sábado, às 08h, Auditório São José; missa e crismas, na Catedral São José, sábado, às 17h.
Padres da Diocese de Erexim aprofundam Diretrizes da Pastoral Presbiteral: O assunto de reflexão da primeira reunião anual dos diáconos, padres e o Bispo da Diocese de Erexim, nesta terça-feira, 3 de março, no Auditório São José, foi a Pastoral Presbiteral. Outros pontos da pauta foram: retomada do Guia Pastoral deste ano com as prioridades, coordenação e assessoria de pastorais e movimentos; assembleia diocesana, seu processo em andamento, miniassembleias das Áreas Pastorais, dos movimentos e organismos diocesanos e das pastorais; revisão das Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos; Seminários e Serviço de Animação Vocacional; Escola de Servidores e Escola Diaconal, escolha do representante dos Padres na Comissão Regional e da coordenação do Fraterno Auxílio Presbiteral de Erexim (FAPE), assuntos administrativos e outros.
Pastoral Presbiteral: Pe. Jean Carlos Demboski, vigário paroquial em Getúlio Vargas e representante dos padres da Diocese na Comissão Regional de Presbíteros, conduziu a reflexão sobre a Pastoral Presbiteral e a revisão de suas Diretrizes na Diocese. É compreendida como ação planejada da Igreja, incentivada pela CNBB e motivada pelos Encontros Nacionais de Presbíteros. É o cuidadoso acompanhamento pessoal e comunitário, integral e orgânico da Igreja particular aos seus presbíteros, devendo estimular-lhes a alegria de serem discípulos missionários de Jesus Cristo, servidores do povo, segundo o exemplo do Bom Pastor. Ela tem 4 objetivos fundamentais: oferecer ao presbítero condições para que possa se realizar como pessoa e como presbítero; garantir-lhe saúde física, psíquica e afetiva; proporcionar-lhe os meios necessários para sua formação permanente; promover a comunhão e a fraternidade presbiteral. Tem as seguintes dimensões: comunitária, humano-afetiva, espiritual, intelectual, pastoral e missionária.
Representante dos padres na sua Comissão Regional e coordenação do Fraterno Auxílio Presbiteral: Na Comissão Regional, Pe. Maicon André Malacarne, Pároco da Paróquia São Cristóvão, Erechim. Coordenação do Fraterno Auxílio (FAPE): Padres Paulo Rogério Caovilla, Paróquia S. Pedro, Erechim, coordenador; André Lopes, Catedral, Vice; Alvise Follador, São Valentim, ecônomo e Clair Favreto, Catedral, secretário.
Revisão das Diretrizes dos Sacramentos: No processo em andamento, já foram revistas as diretrizes dos sacramentos da iniciação à vida cristã e dos sacramentos da reconciliação. Até o mês de abril, revisão dos sacramentos do serviço, ordem e matrimônio, com avaliação em cada paróquia e depois na respectiva Área Pastoral, com síntese para a comissão do processo.
Seminários e Serviço de Animação Vocacional: Pe. Isalino Rodrigues, responsável pelo Seminário Menor e coordenador da animação vocacional, informou que no dia 21 passado, na missa das 18h no Santuário Diocesano, foram apresentados os seminaristas acompanhados em suas famílias com encontro mensal no Seminário no primeiro e segundo sábado de cada mês e os do Seminário Maior São José. Em Erechim estão 5 do ano passado e 3 a partir deste ano. No Seminário São José, dois no curso propedêutico, ano de preparação para a filosofia e teologia, e dois no primeiro e segundo ano da filosofia na Universidade de Passo Fundo.
Assuntos administrativos: Monsenhor Agostinho Dors informou que, em relação ao Fundo Solidário para aquisição de veículos pelas paróquias, até agora foram adquiridos 17 carros com poupança no valor de dois. Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, apresentou relatório detalhado sobre o sinistro do granizo em 23 de novembro de 2025 e o que se conseguiu com o seguro. Observou que faltou um item específico na apólice sobre a questão de prejuízos com granizo. Comentou também lei que retira incentivos e benefícios de associações, mas que não se aplica a instituições que gozam de imunidade constitucional. Alertou que pagamentos de despesas de comunidades por particulares não podem ser ressarcidos por meio de bancos. Recomendou muito cuidado em relação à medicina e segurança no trabalho com a utilização correta e permanente dos equipamentos de proteção individual. Comunicou que as cédulas de rendimento para Imposto de Renda de pessoa física estão à disposição na Cúria Diocesana. Pe. Sala informou o aluguel de parte do Seminário que estava sem ocupação para a Escola Municipal de Belas Artes de Erechim por 6 meses por enquanto ou até que o prédio onde funcionava seja recuperado das consequências do granizo. Dom Adimir lembrou a importância da seriedade na prestação de contas para não se perder a credibilidade.
Encontro de formação de líderes da Pastoral da Pessoa Idosa de Paróquias de Erechim: De março a dezembro deste ano, a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa realizará encontros mensais de formação com líderes de 4 Paróquias da cidade de Erechim, Catedral São José, N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas Santa Luzia, Bairro Atlântico e São Pedro. O projeto é denominado “Cuidar de quem cuida”. Os encontros terão assessoria do Conselho Missionário Diocesano e auxílio da Prefeitura Municipal. O primeiro dos eventos foi realizado terça-feira, dia 03, na sala Dom Cláudio Colling, atrás do Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima. Teve a assessoria da psicóloga Lisiane Madalosso. Ressaltou a importância de encontrar-se para animação mútua, aprofundar conhecimentos, melhorar as atividades desenvolvidas junto aos idosos, promovendo sua dignidade e seus direitos.