Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Erexim_brasao

Informativo Diocesano Semanal (06/07/2025)

YouTube player

INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL

ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br

Fone/Fax: (54) 3522-3611

Ano 29 – nº. 1.507 – 06/07/2025

Algumas atividades da semana:

– Neste domingo, ao meio-dia, conclusão da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora Sul 3, iniciada sexta-feira, às 19h, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei em São Leopoldo. Da Diocese participam Dom Adimir Antonio Mazali, Pe. Jair Carlesso, Tânia Madalosso, Ildo Benincá e Leonardo Demarco. Pe. Dirceu Balestrin participa como coordenador da Comissão Regional de Presbíteros. Hoje também, conclusão do 26º Cursilho Jovem Masculino, realizado em Marcelino Ramos.

– Sábado, início da Visita Pastoral na Paróquia da Catedral São José.

Reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Erexim aprofunda sacramentos da cura

Em sua primeira das duas reuniões anuais, na manhã do dia 28 passado, no Auditório São José, o Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora refletiu sobre os sacramentos da cura, Reconciliação e Unção dos Enfermos. O encontro teve mais de 90 participantes entre bispo, padres, diáconos, religiosa, leigos e leigas de paróquias, movimentos e setores de pastoral, A reflexão faz parte do processo de revisão e atualização das Diretrizes diocesanas dos Sacramentos. Depois da oração inicial e apresentação dos participantes pelo Pe. Jair Carlesso, coordenador diocesano da Ação evangelizadora, e palavra do Bispo Dom Adimir Antonio Mazali, Pe. Valtuir Bolzan, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, e Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral, expuseram aspectos fundamentais do assunto de estudo.

O sacramento da Reconciliação: Pe. Valtuir falou do sacramento da Reconciliação. Expôs síntese da natureza dos sacramentos e sua necessidade. Observou que o sacramento da reconciliação também é chamado do perdão, da penitência e confissão que lembram dimensões próprias. Refletiu sobre o pecado e os passos para a confissão. Distinguiu os tipos de pecado conforme a matéria, o conhecimento e o consentimento. Apresentou os frutos da confissão.

O sacramento da Unção dos Enfermos: Tratando da Unção dos Enfermos, Pe. Clair teceu considerações sobre o ser humano diante da enfermidade. Ressaltou o paradoxo verificado entre os avanços da medicina e a realidade de pessoas isoladas e sem acesso aos recursos para a saúde. A Igreja acompanha a pessoa nas situações limites. Expôs a enfermidade e o processo de cura na Bíblia, particularmente em Cristo. A base da reflexão sobre este sacramento é a Carta de São Tiago que recomenda que quando houver alguém doente, se chame os presbíteros da Igreja para orarem por ele e ungi-lo com óleo em nome do Senhor. Ele continuou sua explanação com uma retomada histórica do sacramento, os desafios pastorais, os efeitos e os ritos do mesmo.

Comunicações: Após a reflexão, Pe. Jair recordou algumas atividades programadas, a revisão dos sacramentos da cura nas paróquias até o final de julho; encontros paroquiais de ministros com texto impresso; a romaria de N. Sra. de Fátima, de N. Sra. da Santa Cruz e N. Sra. da Salette; a celebração diocesana do Jubileu em 23 de novembro, curso diocesano para padres e diáconos com noite de formação para leigos e leigas dias 21 e 22 de julho. Pe. José Carlos Sala, reitor do Seminário e do Santuário diocesanos e assessor de música litúrgica ressaltou a publicação da cifra, partitura e áudio do hinário litúrgico no site da Diocese. Expôs também visão geral da Romaria Diocesana. Representantes das pastorais, movimentos e organismos apresentaram suas respectivas comunicações.

Encontro de formação de agentes da Pastoral da Pessoa Idosa

Representantes das Paróquias de Erechim e de Barão de Cotegipe participaram de encontro de formação da Pastoral da Pessoa Idosa no Auditório São José na tarde do último dia 28, véspera da solenidade de São Pedro e São Paulo e dia do Papa. No início do encontro, Dom Adimir Antonio Mazali saudou os participantes, agradeceu-lhes pelo trabalho realizado e os motivou a continuar e a ampliar a Pastoral com os idosos e idosas. Idesse Santin, da equipe de coordenação, apresentou a assistente social Clari Salete Cenci, coordenadora da Pastoral da Criança e nova integrante da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela irá ajudar na elaboração de projetos para o atendimento e cuidado dos idosos. Falou dos projetos que podem ser organizados e da formação de líderes. Clari expôs reflexão sobre o cuidado com os idosos. Ir. Margarida, coordenadora desta Pastoral, falou da solicitação da coordenação nacional de aumentar o número de Paróquias e de líderes da mesma. Apresentou o novo assessor da Pastoral em nível diocesano, Monsenhor Agostinho Francisco Dors, vigário geral da Diocese. Ele sucede ao Pe. Valter Girelli. Monsenhor Agostinho encaminhou trabalho de grupos sobre texto do Papa Francisco que enfatiza: Os idosos não devem ser deixados sozinhos, devem viver em família, em comunidade, com o afeto de todos. … eles são a memória de um mundo sem memória, e quando uma sociedade perde a memória, acaba. (Discurso de Francisco, no encontro com avós, idosos e netos promovido pela fundação Età Grande, 27 de abril de 2024). No plenário dos grupos destacou-se que os idosos são as pessoas que mais desejam ser ouvidas, amadas, acolhidas e não descartadas.

Outro Bispo do Brasil em Organismo da Cúria Romana

Quinta-feira, Papa Leão XIV nomeou membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB.  Ele nasceu no dia 7 de janeiro de 1964 na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, um pequeno país africano que tem o Português como idioma oficial. Foi ordenado presbítero no dia 11 de junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas. O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções. Foi ordenado bispo no dia 8 de maio de 2011 na Ilha de Santiago. Como outros bispos nomeados para alguma função na Cúria Romana, permanecerá na sua diocese, a não ser quando nomeados presidente ou secretário.

Conselho do Fundo Nacional de Solidariedade aprova 45 projetos voltados à Ecologia Integral

Em sua primeira reunião de avaliação de projetos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) neste ano, dia 30 passado, na sede CNBB, em Brasília, 45 iniciativas foram aprovadas para receber recursos da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025, que teve como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31). Estavam inscritos 231 projetos, dos quais 141 foram pré-analisados e 65 submetidos à análise do Conselho Gestor do Fundo. Os 45 aprovados receberão, juntos, R$ 1.413.408,79 para execução das ações. O maior número de projetos aprovados, 24, trata da formação para uma ecologia integral. Outros 18 são ligados à economia alternativa e transição energética.  Três projetos são de apoio a vítimas de catástrofes e crimes ambientais e ações de restauração ambiental.

Pedir a graça de aprender a discernir

A mensagem de vídeo sobre a intenção de oração que Leão XIV confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), neste mês de julho, é dedicada à formação para o discernimento. Nas imagens aparece uma jovem que caminha por uma floresta, perde-se e encontra orientação através do Evangelho. Na instenção, o Papa apresenta uma oração inédita sobre a formação ao discernimento, tão necessário num mundo em constante mudança para decidir com sabedoria. A velocidade com que as mudanças ocorrem atualmente, a enorme quantidade de informação disponível — e nem sempre verdadeira —, a aparente realidade criada pela inteligência artificial e a complexidade dos desafios globais, entre outros fatores, tornam o discernimento uma habilidade essencial para tomar decisões acertadas que nos permitam viver uma vida boa e nos aproximem de Deus. A intenção é assim formulada: Pela formação para o discernimento: rezemos para que aprendamos cada vez mais a discernir, a saber escolher caminhos de vida e rejeitar tudo o que nos distancie de Cristo e do Evangelho.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025

Quarta-feira, dia 2, foi divulgada a mensagem do Papa Leão XIV para o 10° Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025, celebrado em 1º de setembro próximo. A mensagem tem como tema “Sementes de paz e esperança”. É um chamado urgente à oração, à conversão ecológica e ao engajamento concreto em favor da justiça, da paz e da preservação da Casa Comum. Em meio ao Jubileu e aos crescentes desafios ambientais e sociais do nosso tempo, o Papa recorda que cada pessoa é chamada a ser uma semente de transformação, mesmo diante das adversidades. Reforça a importância do cuidado com os mais pobres, da justiça ambiental e da responsabilidade compartilhada na construção de um futuro sustentável e solidário. Observa que “em várias partes do mundo, é evidente que a nossa terra está caindo na ruína. Por todo o lado, a injustiça, a violação do direito internacional e dos direitos dos povos, a desigualdade e a ganância provocam o desmatamento, a poluição, a perda de biodiversidade”.

Missa pelo Cuidado da Criação: Quarta-feira, também, foi divulgada Missa pelo Cuidado da Criação, com leituras e orações próprias. Ao apresentá-la, o Cardeal presidente do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos disse: “Com essa missa, a Igreja dá apoio litúrgico, espiritual e comunitário ao cuidado que todos precisamos exercer da natureza, nossa casa comum. Tal serviço é, de fato, um grande ato de fé, esperança e caridade”.

Convite ao Papa para participar da COP30

O governo brasileiro já apresentou convite oficial ao Papa para participar da COP30 no Brasil em novembro deste ano. Os cardeais brasileiros reforçaram esse pedido após o conclave. Em audiência com Leão XIV, terça-feira, o presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), card. Jaime Spengler, acompanhado do presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC), e do presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM),  e do secretário-geral do CELAM, entregou o documento “Um chamado por justiça climática e a casa comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções” em vista da COP30.  Segundo Dom Jaime, o Papa observou que há a agenda do Jubileu em Roma, que está concentrada na segunda quinzena de novembro. E ele possui também na agenda uma viagem em vista dos 1700 anos do Concílio de Niceia. Ele tem sim consciência da importância e do lugar da palavra da Igreja nesse contexto de COP30.