
INFORMATIVO DIOCESANO SEMANAL
ASSESSORIA DIOCESANA DE COMUNICAÇÃO
www.diocesedeerexim.org.br E-mail: curia@diocesedeerexim.org.br
Fone/Fax: (54) 3522-3611
Ano 29 – nº. 1.489 – 02/03/2025
Algumas atividades da semana:
– Terça-feira, 47ª Romaria da Terra, na Parróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro em Arroio do Meio, Diocese de Santa Cruz do Sul, às margens do Rio Taquari, uma das regiões mais atingidas pela tragédia socioambiental das enchentes do ano passado. Tema: “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade”.
– Quarta-feira, às 18h30, na Catedral São José, missa de abertura da campanha da fraternidade na Diocese, presidida por Dom Adimir.
– Quinta-feira, às 13h30, no Auditório São José, reunião dos coordenadores e vice-coordenadores paroquais da Pastoral da Pessoa Idosa; às 19h, reunião da Área Pastoral de Jacutinga em Jacutinga.
– De sexta-feira à noite a domingo, em Vacaria, 43ª Assembleia do Grupo Executivo Regional do Cursilho de Cristandade.
– Domingo, às 09h, na igreja Imaculada Conceição, da sede paroquial de Getúlio Vargas, missa em comemoração aos 40 anos da Cáritas em nível diocesano, também presidida pelo Bispo.
Bispo, Padres e Diáconos Permanentes da Diocese de Erexim
refletem Tempo Litúrgico Pascal e Igreja rumo à COP30
Foi terça-feira, dia25, no Auditório São José na esplanada do Seminário e Santuário N. Sra. de Fátima, em sua primeira reunião do ano. Após a oração inicial, com prece especial pela recuperação da saúde do Papa Francisco, internado no Hospital Gemelli em Roma desde o dia 14 passado por problemas pulmonares, a pauta da reunião incluiu os seguintes pontos: reflexão sobre o Tempo Litúrgico quaresmal e Pascal, Campanha da Fraternidade deste ano e Igreja rumo à COP30; assuntos pastorais, administrativos, pastoral presbiteral, Diaconato Permanente e outros e comunicações.
Tempo Litúrgico Quaresmal e Pascal: Padre Clair Favreto, coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, expôs aspectos de fundamentação e práticos de celebração da Quaresma, da Semana Santa e do Tempo Pascal, que abrangem o período entre a quarta-feira de cinzas e o Pentecostes, neste ano, de 04 de março a 08 de junho. Começou recordando que a Páscoa é a maior festa dos cristãos, com celebração anual no domingo da Ressurreição do Senhor e semanal em cada domingo. Apresentou a natureza e evolução histórica da quaresma desmembrada em 7 etapas e as disposições litúrgicas para a quarta-feira de cinzas. Quaresma, fundamentalmente, é tempo de conversão e penitência em preparação da Páscoa. Padre Clair continuou refletindo sobre o Domingo de Ramos, início da Semana Santa e suas três formas litúrgicas; o Tríduo Pascal a partir da Quinta-feira Santa à noite até o domingo de Páscoa. Acentuou diversos aspectos práticos a serem observados na Missa da Ceia Pascal, na veneração da cruz na sexta-feira santa, na solene Vigília Pascal, que deve iniciar depois do pôr do sol do sábado santo, no dia de Páscoa, nos 8 domingos pascais e no Pentecostes.
Campanha da Fraternidade e Igreja rumo à COP3:Dom Adimir introduziu o assunto citando o tema e lema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Ecologia Integral; “Deus viu que tudo era bom” (G 1,31). Observou que a Campanha se estende ao longo do ano e, neste, ela está muito em sintonia com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) de 10 e 21 de novembro em Belém do Pará. Passou, então, a palavra para Rocheli Koralewski, integrante da Secretaria Executiva do grupo de Articulação instituído pela Presidência da CNBB para trabalhar em uma proposta de preparação e participação ativa da Igreja naquele evento e para além dele. Rocheli é natural de Centenário, Paróquia de Áurea, educadora, especialista em juventudes e mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, residindo em Erechim/RS. Atuou como secretária liberada da Pastoral da Juventude da Diocese de 2019 a 2022. Ela apresentou a natureza da COP30, o processo de articulação Igreja rumo ao evento. Ressaltou que ele tem três espaços de realização, o oficial, gerido pela ONU, no qual atuam os representantes dos mais de 190 países; o dos eventos paralelos com exposições e palestras em múltiplos lugares e o das atividades realizadas por diferentes setores. Ressaltou a importância de a Igreja estar presente e o que se pode fazer, no objetivo de aproveitar a oportunidade para fortalecer o grau de incidência da Igreja em vista da conversão ecológica e da transformação socioambiental do planeta, à luz da Doutrina Social da Igreja. São esperados entre 40.000 e 60.000 participantes, incluindo as delegações oficiais, representantes de organizações não governamentais, empresas, acadêmicos e membros da sociedade civil.
Situação de Padres e Diáconos: Monsenhor Agostinho Dors convidou o Padre José Carlos Sala a falar pelo Lar Sacerdotal. Este observou que esta era a primeira reunião após o falecimento do Padre Nelson Caetano Longo no dia 03 de dezembro passado. Ressaltou que o Lar cumpriu a sua missão, assistindo-o até seu último instante de vida. Destacou também a importância do testamento, facilitando os encaminhamentos necessários. Os 4 padres do Lar estão bem, Alberto Disarz, 88 anos; Antonio José Scheffel, 88 anos em breve; Adelar De David, 79 anos, ajuda muito no atendimento de confissões e aconselhamento; Antonio Miro Serraglio, 69 anos, assumiu a função de Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Erechim. Monsenhor Agostinho perguntou se algum padre ou diácono teve ou tem situação especial. Diácono Osmar Lorenzi, de Campinas do Sul, esteve hospitalizado por infecção numa perna. Diácono João Baideck, de Getúlio Vargas, perdeu a esposa recentemente depois de prolongada enfermidade.
Pastoral Presbiteral:Padre Jean Carlos Demboski, coordenador da Pastoral Presbiteral, referiu algumas atividades previstas: recolhimento na quarta-feira santa em preparação ao Tríduo Pascal, seguido da missa do Crisma na Catedral às 19h; encontro diocesano da Pastoral Presbiteral nos dias 26 e 27 de maio; revisão do estatuo do Fraterno Auxílio Presbiteral e das Diretrizes Diocesanas da Pastoral Presbiteral, adequando-se ao Estatuto da Pastoral Presbiteral em nível nacional; Retiro anual dos presbíteros; curso de formação permanente do Regional Sul 3; 42º Encontro Regional de Presbíteros; Romaria Presbiteral/Vocacional do Regional Sul 3. Ficou decidido não realizar a confraternização de Páscoa dos padres, dia 21 de abril, por ser feriado e diversos deles terem outras atividades.
“24 horas para o Senhor”: Neste ano será em 28 e 29 de março. No contexto do Jubileu, o Santuário N. Sra. de Fátima, conforme o seu Reitor Padre José Carlos Sala, terá atendimento de confissões, missa, adoração ao Santíssimo Sacramento das 14h às 21h de sexta-feira e das 07h às 12h de sábado. Passou lista para inscrição de padres para as confissões em períodos diversificados. Lembrou que o Santuário é um dos locais de peregrinação com possibilidade de Indulgência Plenária no Jubileu. Outros 2 são a Catedral e o Santuário da Salette em Marcelino Ramos.
Campanha de doação permanente para o Santuário N. Sra. de Fátima: Padre José Carlos Sala, Reitor do Santuário Diocesano, destacou a natureza do mesmo e relatou as diversas celebrações nele realizadas e transmitidas pelas redes sociais. Apresentou “Campanha de Doação Permanente ‘Sou amigo do Santuário’”, visando recursos para a manutenção permanente do seu complexo com as diversas dependências e a esplanada ampla e arborizada. Enfatizou que a manutenção desse complexo demanda muitos recursos financeiros e o Santuário não recebe dízimo por não ser paróquia. Sobrevive pelas doações, coletas, locações, hospedagens e promoção de eventos. Todos são convidados a sentirem-se corresponsáveis, fortalecendo o senso de pertença e de amor ao Santuário e a aderirem a esta campanha “Sou amigo/a do Santuário”. Para tal, fazer seu cadastro presencialmente na Secretaria do Seminário ou pelo site da Diocese na aba Santuário. Uma vez cadastrada, a pessoa receberá todas as informações para a sua colaboração.
Assuntos Administrativos:Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, expôs relatório de prestação de contas e orçamento 2025 da Diocese, da Cúria Diocesana, do Setor Vocacional, do Lar Sacerdotal e dos Seminários, do Fundo solidário para aquisição de veículos, da Fundação Cultural de Aratiba-Rádio Aratiba e da Sociedade de Rádio São José Ltda.-Virtual FM. Apresentou projetos de investimentos: Quitinetes no 3º piso do Seminário Nª Sª de Fátima, Prédio na Avenida Dão João Hoffmann, Projeto de transformação da área rural (meia colônia) e lotes urbanos e Projeto de venda dos lotes do desmembramento do Seminário Bom Pastor em Barão de Cotegipe. Foram aprovados por unanimidade. Ildo deu também informações e orientações tributárias e fiscais, bem como recordou a declaração de imposto de renda.
Outros assuntos e comunicações: Guia Pastoral da Ação Evangelizadora 2025; Curso de Servidores e Curso de Teologia; Escola Catequética; Seminário Menor N. Sra. de Fátima, terá 5 alunos com acompanhamento em suas famílias pelo seu formador, Pe. Isalino Rodrigues e encontro no primeiro sábado e domingo de cada mês no Seminário; Seminário Maior São José, 3 alunos. Reitor, Pe. Lucas Stein; Diretor Espiritual, Pe. Alvise Follador; Diaconado Permanente: 5 candidatos da Diocese na Escola Diaconal em Passo Fundo; encontro de formação dos Diáconos e retiro anual deles; Revisão das Diretrizes dos Sacramentos abordando agora os sacramentos da cura, Confissão e Unção dos Enfermos; Jubileu 2025, celebração nas comunidades, diocesana e de encerramento; Visita Canônica Administrativa e Visita Pastoral; Assembleia Diocesana; informação de Coordenador das Áreas Pastorais e seu representante no Conselho de Presbíteros; Celebração diocesana dos 40 anos da Cáritas; Infância e Adolescência Missionária (IAM) nas Paróquias e datas de atividades; Santuário N. Sra da Salette, Marcelino Ramos, atendimento especial a grupos de peregrinos no Jubileu; Santuário N. Sra. da Santa Cruz, andamento das atividades de atendimento pastoral e lista para inscrição de padres para a missa das 14h15 nos domingos.
Mensagem do Papa para a Quaresma
Tem como título “Caminhemos juntos na esperança”, com algumas reflexões sobre o que significa caminhar juntos na esperança e os apelos à conversão que a misericórdia de Deus dirige a todos, enquanto indivíduos e comunidades.
Eventos no início da Quaresma em comunidades fortemente atingidas pela enchente
Lançamento da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Porto Alegre na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Bairro Harmonia Canoas; 42ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul na Paróquia Perpétuo Socorro, às margens do rio Taquari em Arroio do Meio, Diocese de Santa Cruz do Sul.