Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
a voz da diocese

Batismo: início de nossa vida cristã!

 
YouTube player

Batismo: início de nossa vida cristã!

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese.  Celebramos neste domingo o Batismo do Senhor, festa que encerra o tempo litúrgico do Natal. A solenidade do Batismo de Jesus revela, ao mesmo tempo, quem é Jesus e o que Ele fez; quem são seus seguidores e o que são chamados a realizar, comprometidos com a proposta do Reino anunciado por Ele.

Prezados irmãos e irmãs. O Evangelho deste domingo (Lc 3,15-16.21-22) apresenta primeiramente o anúncio de João Batista: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3,16). Para João Batista, o Messias vai chegar e é mais forte do que ele, pois batizará com Espírito Santo e com fogo. Significa que Ele inaugurará a plenitude dos tempos messiânicos. Jesus é a plena realização das esperanças do povo, aquele que veio para salvar (Mt 1,21; Jo 3,17). João Batista não se sente no direito de desamarrar suas sandálias, isto é, de tomar o seu lugar, pois, é Jesus o Salvador.

Jesus foi batizado por João Batista. “E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,21-22). Lucas apresenta Jesus sendo batizado junto com o povo, pois Ele se solidarizou com a humanidade. Enquanto rezava, o céu se abriu o Espírito Santo desceu sobre Jesus. Aprendemos que o dom do Espírito Santo é a resposta de Deus Pai àquele que reza. Ele desceu para iluminá-lo na missão. Assim, apresentado como o Filho amado do Pai, Jesus iniciará seu ministério com a força do Espírito de Deus.

Caríssimos. A Solenidade do Batismo de Jesus nos faz retomar o sentido do nosso Batismo. Por ser o “fundamento de toda a vida cristã”, o Batismo é “a porta que abre o acesso aos demais Sacramentos”. Ele é “a porta de entrada na vida cristã e o meio pelo qual somos incorporados à vida da Santíssima Trindade e à vida eclesial”. É o sacramento que confere ao batizado uma identidade nova: a partir do Batismo a pessoa passa a ser cristã e, como cristã, seguidora de Jesus, por isso comprometida com a causa de Jesus e o Reino de Deus inaugurado por Ele. Por isso, o Batismo é o ponto de partida de uma caminhada de fé.

Para a Sagrada Escritura, o primeiro sentido de batizar é mergulhar, imergir. O rito do Batismo consistia, fundamentalmente, num mergulho na água (Mt 3,6.16; Mc 1,5.9; At 8,36-39). João Batista batizava no Rio Jordão. O mergulho tem, em primeiro lugar, um sentido purificador. Ao mergulhar na água a pessoa se banha, se lava, se revigora, se renova e se reanima.

Por outro lado, se mergulhar é lançar-se por inteiro na água, o Batismo, feito em nome da Santíssima Trindade significa lançar-se por inteiro no projeto do Reino de Deus, abraçando-o e incorporando-o na sua própria vida. Ser batizado implica em mergulhar no projeto do Reino de Deus, anunciado por Jesus. Ser batizado significa deixar-se banhar, lavar-se e assumir uma nova identidade: a de ser membro participante da comunidade dos seguidores de Jesus.

Por isso, o Batismo não é um banho qualquer. É um banho que significa um novo nascimento. O primeiro nascimento gera a pessoa para a vida natural. O Batismo gera a pessoa para o seguimento a Jesus e para o Reino de Deus. O Batismo “dá ao batizado uma nova condição de vida”, tornando-o membro da Igreja. No Batismo, a Igreja acolhe o batizando como um “novo filho” e este acolhe a Igreja como sua “nova mãe”.

Caros irmãos e irmãs. O Batismo estabelece uma relação pessoal com Jesus e, consequentemente, uma inserção na comunidade, a Igreja. Pelo Batismo e a partir dele, o cristão passa a orientar a sua vida pelos ensinamentos de Cristo, sendo a comunidade cristã o eixo fundamental em torno da qual se constrói novas relações. Por isso, o Batismo implica em abertura para relações fraternas, em espírito de paz e amor. Assim, a Solenidade do Batismo de Jesus nos revela que também somos todos amados por Deus como seus filhos e filhas e chamados a viver uma nova vida, mergulhados em seu amor.

Deus abençoe a todos e bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali Bispo Diocesano de Erexim – RS

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?