Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
Foto Escola Estação

Pároco da Paróquia Santa Terezinha de Estação manifesta solidariedade aos atingidos pelo crime em escola local

Com o coração dilacerado, recebemos a notícia da tragédia ocorrida aqui em nosso município de Estação, pequena cidade com cerca de 6 mil habitantes, no interior do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. A tragédia aconteceu por volta das 10h dessa terça-feira, 08 de julho, na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada no centro da cidade. O ataque com arma branca foi executado por um adolescente, residente na cidade, levando ao óbito um menino de 9 anos e deixando hospitalizadas mais 4 crianças e uma professora.

 A dor que hoje invade a comunidade atinge não apenas os familiares das vítimas, mas todos nós que acreditamos na educação e nos ambientes escolares como espaço da formação humana sob os princípios do cuidado, do crescimento intelectual, ético e moral, de promoção e defesa da vida.

Com imenso pesar e profunda solidariedade, nos unimos à dor da comunidade de Estação diante da tragédia ocorrida em uma das suas escolas. Nossos corações choram pela perda do pequeno Vitor André e pelas feridas causadas em tantas vidas. Rezamos por consolo às famílias, recuperação dos feridos e, para a comunidade escolar, oramos pela paz, tão fundamental para o sempre renovado e urgente compromisso com a educação.

Vitor André Kungel Gambirazi, estudava no terceiro ano do ensino fundamental. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, tendo falecido durante atendimento médico. A tragédia gerou comoção e levou à suspensão das aulas por tempo indeterminado. As manifestações de solidariedade às famílias vêm dos mais diversos locais, de perto e de longe, mas todos com sentimentos e ações de proximidade, no mais intenso sentido evangélico. Importante destacar: essa é uma dor que atinge, também, o coração da educação.

A administração municipal organizou um centro de acolhimento psicológico, na Casa da Cultura, para alunos, familiares e toda a comunidade. Muito trabalho será necessário e atividades serão realizadas, para amenizar a dor das nossas crianças, pais, professores e todos os habitantes da pequena cidade de Estação. Quanto a nós, humanidade, unamo-nos intensamente, em oração e solidariedade às famílias, amigos, professores, colegas, e toda comunidade escolar, assim como, a toda a cidade de Estação. Em especial, expressamos nosso mais profundo pesar pela perda do pequeno Vitor André, criança inocente, símbolo da esperança e da alegria que agora habita o coração de Deus. Que sua memória permaneça viva como luz entre nós.

Neste momento de luto, é necessário que estejamos unidos — como irmãos e irmãs — para consolar, amparar, escutar e cuidar uns dos outros. Que possamos acolher com compaixão os que sofrem, sobretudo os que ficaram feridos, e que a força da fé nos ajude a atravessar este tempo de dor e incerteza. Renovemos, sempre, o nosso compromisso com a educação que liberta, que desenvolve a humanidade, que promove a paz, condições fundamentais para a vida presente e futura em sua integridade.

 Vitor André Kungel Gambirazi está sendo velado na Capela Velatória Gruber, em Getúlio Vargas, cidade vizinha de Estação.  A celebração de despedida acontecerá na quarta-feira 09 de julho, às 14h, seguida do sepultamento no Cemitério Municipal de Getúlio Vargas.

À escola, aos professores e funcionários, à Secretaria da Educação, à Prefeitura Municipal, nosso reconhecimento e apoio. À comunidade escolar, que jamais se cale diante da violência – reafirmamos: vocês não estão sozinhos.

E que o Senhor, fonte da vida e da paz, nos conceda serenidade para seguir em frente, coragem para reconstruir e sabedoria para educar com ainda mais amor.

“O Senhor está perto dos que têm o coração ferido e salva os de espírito abatido.” (Sl 34,19)

Que a paz cure as feridas e o amor vença toda forma de violência.

Estação, 08 de julho de 2025

Pe. Dirceu Dalla Rosa – Pároco