Sexto Dia, Quarta-Feira, 08/10/2025 – A Virtude da Fé em Maria e na vida da gente
Jubileu dos Profissionais da Área da Comunicação
Homilia da 6ª Tarde da Novena de Fátima – Pe. Maurício Zagonel – Missionário Saletino – Santuário N. Sra. da Salette, Marcelino Ramos

Caríssimos irmãos e irmãs, que graça podemos nos encontrar para celebrar mais um dia da novena em honra a Virgem de Fátima. Maria em suas diferentes aparições vem sempre nos recordar o seu Filho Jesus, nos recorda o grande apelo que temos que ter para com o Reino de Deus, nos convida a oração e a mudança de vida. Em Fátima, ao aparecer aos três pastores, Maria convida não só aquelas três crianças ou a vila, mas convida o mundo inteiro a resgatar no íntimo do coração a virtude da Fé.
Ter Fé, não é simplesmente acreditar em algo superior. Ter Fé é ter a confiança plana em Deus, é despojar-se do orgulho da prepotência e colocar-se a serviço a cada dia. Ter Fé é ter o compromisso da obediência, sendo fiel a vocação que recebemos em nosso batismo. Ter Fé é ter a paciência e a perseverança diante das dificuldades, tendo sempre presente que Deus caminha conosco e não nos abandona nunca. Ter Fé é ter atitude de oração, fazendo com que a nossa vida seja um contante clamor ao Senhor. Ter Fé é ter esperança de que o amor triunfara sempre diante das tribulações do mundo.
Na primeira leitura que ouvimos no dia de hoje, a Carte de São Paulo aos Gálatas, foi escrita pelo ano de 54. Não é uma comunidade fundada por Paulo, mas por ele visitada na segunda e terceira viagem apostólica. Esta carta tem como tema a liberdade diante da lei mosaica, mostrando que por meio de Jesus Cristo a comunidade tornou-se livre diante do amor de Deus. Na leitura que ouvimos no dia de hoje, fomos convidados a refletir sobre a Fé, que era tutelada pela lei, sendo sempre instruída por magistrados, que se intitulavam como pedagogos diante do ensino. Contudo, Paulo evoca dizendo que com a vinda de Cristo, não mais estamos sob a instrução de um pedagogo, pois com Ele, somos filhos colocados sob a sua instrução. Paulo também exorta a comunidade na unidade, afirmando que não há mais divisão entre os povos, pois agora com Jesus todos são filhos e herdeiros segundo a promessa. A instrução de Paulo, é o convite a vivência da Fé autêntica, comprometendo a comunidade da galacia a viver a autenticidade do amor de Cristo. Precisamos também nós compreender que não existe mais divisões, mas somos um só no amor e na unidade. Somos, pois, convidados a promover a paz, a união e a justiça, para que o Reino de Deus possa acontecer no aqui e no agora.
Na narrativa do Evangelho de Mateus, que ouvimos hoje, somos convidados a perceber uma atitude de Fé de um pagão. Jesus está entrando em Cafarnaum, local, onde realizou muitos milagres e curas, local onde as pessoas já o conheciam. Neste entre meio, um chefe da guarda chega diante de Jesus e pede a cura de um de seus criados. Jesus não se nega de ir ao encontro do doente, contudo o centurião reconhece a sua pequenez e diz “Senhor não sou digno de receber-te em meu teto, basta que diga uma palavra e ele será curado”. A Fé, aqui não exige toque, presença física diante do doente, basta que se tenha confiança em Jesus Cristo. Por vezes esquecemos de confiar em Jesus, queremos a sua presença física, não confiamos em sua palavra. Mateus coloca este evento para nos chamar a atenção, para que possamos nos comprometer com o projeto do Reino e amor de Jesus. O não crente, confiou plenamente na palavra e acolheu a salvação dentro da sua casa. Hoje em cada celebração Eucarística, antes de recebermos Jesus na Eucaristia, repetimos as mesmas palavras do centurião: “Senhor não sou digno que tu entres em minha morada, mas dize uma palavra e serei salvo”. Que esta atitude de confiança e doação nos ajude ao compromisso e a doação fraterna, para que possamos lapidar a nossa Fé a fim de construir o Reino de Deus no aqui e no agora.
Por fim, ao celebrarmos este dia da novena, refletindo sobre a Virtude da Fé, que tenhamos o compromisso de nos doarmos totalmente ao Senhor, fazendo com que a nossa vida seja um reflexo do amor e da caridade. Que Maria a Mãe da Esperança, a Senhora de Fátima nos auxilie a sermos melhores cristãos na construção do Reino, um Reino novo e um povo irmão. Que assim seja para sempre. Amém.