Endereço
Av. Sete de Setembro – 1251, Fátima
CEP 99709-298 | Erechim – RS
SONY DSC

Na bênção com o Santíssimo Sacramento, agradecimentos a todos os colaboradores da 74ª Romaria de Fátima em Erechim

Em vista da chuva neste domingo da 74ª Romaria de Fátima em Erechim, dia 12 deste mês de outubro, a bênção da saúde, dos objetos religiosos e a bênção com o Santíssimo Sacramento foram realizadas dentro do Santuário Diocesano. 

Dom Adimir Antonio Mazali presidiu a celebração que teve a animação do Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral São José, coordenador da comissão de liturgia e a participação da equipe central de canto e instrumentos. 

Inicialmente, Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário N. Sra. de Fátima e coordenador geral da Romaria, manifestou agradecimento a todos os participantes presenciais e virtuais dos dez dias de espiritualidade da novena e da Romaria. Demonstraram grande amor a Deus, à Igreja e a este Santuário. Citou o coordenador de promoções, Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, a equipe de liturgia, o grupo de canto e instrumentistas, da ornamentação diária da imagem e do espaço litúrgico, as Áreas Pastorais, movimentos e pastorais que animaram as diversas celebrações diárias, o grande grupo da cozinha e do churrasco e muitos outros. Enfatizou que a romaria é feita a muitas mãos. Seu êxito se deve à generosidade de todos. Desejou que no próximo ano, a novena e a romaria tenham a mesma colaboração de todos.

Após a proclamação do evangelho narrando uma cura realizada por Jesus, Dom Adimir ressaltou a natureza e a importância da Eucaristia. Os muitos momentos de oração aqui e em outros santuários e nas famílias nesses 10 dias de graça, de acolhimento da Palavra de Deus, de reconciliação celebrada sacramentalmente na confissão. Observou que chegara a hora do retorno ao ordinário da vida, com vigor cristão renovado e esperança fortalecida. A adoração e a bênção com o Santíssimo são o coroamento deste retiro. Citou São Carlo Acutis, para quem a eucaristia é o caminho para o céu. Recordou a expressão “Por Maria a Jesus e por Ele à pátria definitiva.” Exortou a confiar sempre em Maria, intercessora em todas as circunstâncias da vida. Referindo-se ao evangelho proclamado, motivou a solicitude com os enfermos e com tantas situações de sofrimento. 

Na sequência, Pe. Clair motivou oração de agradecimento em forma de litania. 

Dom Adimir passou para a bênção da água, dos objetos religiosos, das chaves das casas e dos carros. Com a água abençoada, dois diáconos aspergiram os participantes, seus objetos e chaves. 

A celebração prosseguiu com o canto “Tão sublime sacramento”. Concluído o canto, o Bispo proclamou a oração e deu a bênção com a hóstia consagrada.

Por fim, renovou seus agradecimentos a todos e desejou bom retorno a suas residências.