Francisco trouxe para Cátedra de Pedro sensibilidade da Igreja latino-americana

Data:   14-06-2018



Francisco trouxe para Cátedra de Pedro sensibilidade da Igreja latino-americana

A sensibilidade que Francisco traz para seu ministério petrino é muito grande, “porque é alguém que experimenta na carne a realidade de uma Igreja, por exemplo, argentina, que sofreu muito na época da ditadura”, ressalta o bispo de Almenara - MG, Dom José Carlos Brandão Cabral, acrescentando que o Papa “está por dentro da realidade dos outros países que compõem a América Latina”.

Amigo ouvinte, na edição passada do quadro “O Brasil na Missão Continental” nosso convidado destes dias, o bispo da Diocese de Almenara – MG, Dom José Carlos Brandão Cabral, ressaltava que o Papa Francisco tem insistido muito nessa Igreja em saída, ousada, corajosa, que vai para as encruzilhadas da vida, nas periferias existenciais mostrar, enfim, o amor de Deus”.

Já ressaltamos mais vezes, neste espaço, a caminhada da Igreja na América Latina e a contribuição que esta tem a dar para a Igreja no mundo inteiro com o seu jeito próprio de ser, uma Igreja que caminha com o seu povo, e, de modo particular, nestes últimos anos, com o primeiro Papa latino-americano, trazendo assim para o magistério universal da Igreja sua experiência e sensibilidade de pastor na realidade latino-americana.

A esse propósito, nosso convidado teceu-nos algumas considerações destacando, entre outros, que a sensibilidade que o Papa Francisco traz para seu ministério petrino é muito grande, “porque é alguém que experimenta na carne a realidade de uma Igreja, por exemplo, argentina, que sofreu muito na época da ditadura”, ressalta, acrescentando que o Santo Padre “está por dentro da realidade dos outros países que compõem a América Latina”.

 

 “Vejo muito positivo essa postura do Papa Francisco, essa preocupação que ele tem, essa sensibilidade” de realmente fazer com que toda a Igreja assuma aquilo para a qual foi incumbida por Jesus Cristo de continuar Seu projeto. “Portanto, uma Igreja que se lança, uma Igreja ousada”, ressalta ainda o bispo de Almenara. Vamos ouvir (ouça na íntegra clicando acima).

 

Fonte: Vatican News