Arcebispo de Taipei: Francisco, um pai que escuta os filhos

Data:   17-05-2018

Arcebispo de Taipei: Francisco, um pai que escuta os filhos

Dom Hung relata o encontro dos bispos de Taiwan com o Papa por ocasião da visita ad Limina. Francisco expressou seu amor pela Igreja em Taiwan e na China continental

Os sete bispos de Taiwan depois de dez anos vieram ao Vaticano para a sua visita ad Limina. Nestes dias visitaram os vários Dicastérios da Cúria Romana e foram recebidos pelo Papa Francisco no dia 14 de maio. O arcebispo de Taipei, John Hung Shan-chuan, deu uma entrevista ao Vaticano News, falando sobre o encontro com o Santo Padre e sobre os temas tocados durante o colóquio, definido "familiar".

Felizes em encontrar o Papa

Dom Hung disse que os bispos de Taiwan ficaram "muito felizes em poder se encontrar com o Papa", que sentem como um pai "afável e humilde". O colóquio - disse o prelado – se realizou em um clima familiar, com o Papa que, como um pai, escutou com paciência, e os bispos que, como filhos, contaram suas situações com franqueza e espontaneidade.

O convite para visitar Taiwan

O arcebispo recordou então que a Igreja em Taiwan celebrará o Congresso Eucarístico Nacional no dia primeiro de março do próximo ano. O Santo Padre foi convidado pelos bispos a visitar a ilha de Taiwan para participar deste evento eclesial.

Diálogo inter-religioso fecundo

Falando da vida e das atividades da Igreja em Taiwan, Dom Hung destacou o diálogo inter-religioso. Nos últimos anos, a Igreja organizou uma série de conferências e diálogos com outras religiões, como o budismo e o taoísmo, eventos que se mostraram muito fecundos.

Pequena comunidade mas muito ativa no campo social e formativo

O arcebispo de Taipei especificou que a Igreja de Taiwan é uma pequena comunidade, representando, de fato, apenas 1% da população. Além disso, na ilha há cerca de 200 mil católicos estrangeiros, entre trabalhadores e casais de outros países. Mas é uma Igreja muito ativa: administra dez hospitais, casas de repouso e centros para pessoas com deficiências. Quase 50% da assistência social é oferecida pela Igreja local. Ela também é muito ativa no âmbito educativo e formativo.

Taiwaneses admirados pela atenção do Papa aos pobres

O prelado expressou então sua sincera gratidão pela atenção que o Papa dirige aos mais fracos e aos pobres e disse que sua proximidade aos marginalizados é muito apreciada pelos taiwaneses. Os sacerdotes de Taiwan estudam e aprofundam com grande atenção o magistério do Papa Francisco.

Amor do Papa pela Igreja em Taiwan e na China continental

Entre os outros temas abordados durante a conversa com o Santo Padre, também o problema das vocações juvenis. Enfim, o arcebispo de Taipei destacou a solicitude e o amor do Santo Padre pela Igreja em Taiwan e na China continental.

Fonte: Vatican News