Bento XVI completa 91 anos

Data:   17-04-2018

Bento XVI completa 91 anos

O Papa emérito completa 91 anos neste dia 16 de abril e irá festejá-lo em um clima de serenidade, no Mosteiro "Mater Ecclesiae", no Vaticano,, onde reside.

O Papa emérito Papa Bento XVI completa hoje 91 anos. Nascido em 16 de abril de 1927 em Marktl, na Alemanha, foi  eleito sucessor de Pedro em 19 de abril de 2005. É o Papa emérito desde 28 de fevereiro de 2013.

Em 17 de abril do ano passado, em frente ao convento "Mater Ecclesiae" onde reside no Vaticano, foi realizada uma festa no melhor estilo bávaro para celebrar  seus 90 anos. Não faltou cerveja alemã para os brindes, bretzels típicos e música executada por um grupo de Schützen, com seus trajes típicos. No final do encontro, antes de conceder sua bênção, Bento XVI agradeceu aos presentes por terem conseguido fazê-lo “retornar” à sua "terra maravilhosa".

Cinco anos antes, na Missa celebrada na Capela Paulina, em 16 de abril de 2012, Bento XVI afirmou que estava diante "do último trecho" da jornada de sua vida. "Eu não sei o que me aguarda - disse ele – sei porém que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que sua luz é mais forte do que todas as trevas; que a bondade de Deus é mais forte do que todo o mal deste mundo. E isso me ajuda a prosseguir com segurança. Isso nos ajuda a seguir em frente, e nesta hora agradeço de coração a todos aqueles que continuamente me fazem perceber o sim de Deus por meio de sua fé ".

Fonte: Vatican News

------------------------------------------------------------------.

Cardeal Damasceno de Assis fala sobre os 91 anos de Bento XVI celebrados hoje, 16/04

Nesta segunda-feira, 16, o papa emérito Bento XVI completa 91 anos de vida. Os bispos reunidos na 56ª Assembleia Geral da CNBB, recordaram a data e rezaram na intenção do Pontífice na missa celebrada esta manhã, no santuário Nacional de Aparecida.

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em 16 de abril de1927, em Marktl am Inn, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1921. Em 25 de março de 1977, foi nomeado arcebispo de Munique e Frisinga, pelo Papa Paulo VI, e elevado a Cardeal no consistório de 27 de junho de 1977. Em 1981, São João Paulo II o nomeou prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que manteve até ao falecimento do seu predecessor. Em 18 de abril de 2005, foi eleito Bispo de Roma, renunciando ao pontificado em 28 de fevereiro de 2013. Desde então, o Papa Emérito vive no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), ressaltou que essa é uma oportunidade de agradecer ao Papa Emérito pelo seu profícuo pontificado. “O Papa Bento XVI é conhecido, sobretudo, pelos seus escritos, tanto como teólogo, professor, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e como Pontífice”, afirmou. Dom Raymundo recordou as três encíclicas do Papa Emérito: Deus caritas est, Spe salvi e Caritas in veritate, como referências para a Igreja

“As obras completas de Bento XVI estão sendo traduzidas para vários idiomas, inclusive para português. No Brasil criamos a fundação Joseph Ratzinger, que está traduzindo o primeiro volume dessas obras. Queremos colocar seus textos ao alcance dos nossos teólogos, seminaristas, para que possam beber dessa fonte tão rica para todo aquele que queira aprofundar a sua fé e vivencia cristã”, informou o Cardeal.

Dom Raymundo convidou todos os católicos a rezarem pelo Papa Emérito e por sua atual período dedicado à oração e contemplação pela Igreja. Ao comentar a decisão de Bento XVI renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro de 2013, o Cardeal ressaltou que essa foi uma decisão livre, com um sentido de grande responsabilidade pela Igreja e com a consciência tranquila diante de Deus, da Igreja, sabendo que sua forças físicas não lhe permitiam mais conduzir a Igreja. “Foi pensando no bem da Igreja que Bento XVI, com humildade e coragem, renunciou e passou a responsabilidade do pastoreio da Igreja ao seu sucessor”, afirmou.