Campanha "Presentes solidários" em Portugal

Data:   15-11-2017



Campanha "Presentes solidários" em Portugal

Natal 2017: «Presentes solidário» permitem oferecer livros para o Brasil, lençóis para São Tomé ou tijolos para o Iraque

Campanha da Fundação Fé e Cooperação está em curso até ao dia 6 de janeiro

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) iniciou hoje a campanha “Presentes Solidários 2017” para dar resposta a “necessidades prioritárias” em 10 países, através da oferta de 13 bens de primeira necessidade.

“No Catálogo de 2017 é possível oferecer livros para biblioteca no Brasil, lençóis e toalhas para São Tomé e Príncipe, cimento e tijolos para o Iraque, entre tantos outros”, refere a FEC em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, acrescentando que os 13 presentes têm um custo entre os 7€ os 340€.

De acordo com a FEC, “esta é uma oportunidade de contribuir de forma efetiva para a melhoria das condições de vida de muitas famílias vulneráveis que vivem nos países lusófonos e no Iraque”.

“A campanha Presentes Solidários apela às responsabilidades, individuais e coletivas, na construção de um mundo mais justo”, acrescenta a organização da Conferência Episcopal Portuguesa.

A campanha “Presentes Solidários” iniciou em 2006 e contribuiu com mais de 30 mil presentes solidários destinados a comunidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Sudão do Sul e Iraque, dando resposta “às mais diversas necessidades nas áreas da educação, saúde, alimentação e infraestruturas”.

 Com o slogan “dar a duplicar!”, a campanha consiste na aquisição de um dos 13 presentes disponíveis no catálogo deste ano e fazer a sua encomenda em nome de um amigo ou familiar, que “receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido” ao mesmo tempo que o presente é encaminhado para a comunidade a que se destina.

“Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é verdadeiramente necessário e, simultaneamente, está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido em seu nome, e com uma mensagem personalizada”, concluiu a FEC.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis em www.presentessolidarios.pt e www.facebook.com/presentessolidarios.

A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal e tem como missão “promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.

Fonte: Agência Ecclesia