Pobres Servos da Divina Providência


Têm como fundador o Presbítero João Calábria (1873-1954). Ele nasceu em Verona, Itália, no dia 08 de outubro de 1873; sétimo e último filho de Luis Calábria, sapateiro, e de Ângela Foschio, empregada doméstica e mulher de grande fé, educada pelo Servo de Deus, Pe.Nicola Mazza, em seu Instituto para meninas pobres.

Desde o nascimento, a pobreza foi mestra na vida de João Calábria. Com a morte do pai, teve que interromper o 4°ano e trabalhar como garçom. Pe. Pedro Scapini, Reitor de São Lourenço, percebendo as virtudes do jovem, preparou-o com aulas particulares para os exames de admissão ao Ensino Médio, no Seminário. Aprovado nos exames foi admitido e frequentou-o como aluno externo. Mas teve que interrompê-lo no 3º ano para prestar o serviço militar.

Terminado o serviço militar, retomou os estudos. Numa noite fria de novembro de 1897, quando frequentava o 1º ano de teologia, regressando do hospital, onde havia ido visitar doentes, Calábria encontrou na porta de sua casa um menino cigano que fugira do seu grupo. Acolhendo-o, levou-o para sua casa, partilhou com ele seu jantar e lhe deu abrigo. Foi o início de sua obra com os meninos órfãos e abandonados.

"Todos os instantes de sua vida foram uma personificação do maravilhoso cântico de São Paulo sobre a Caridade", escrevia em sua carta de postulação ao Papa Paulo VI uma médica hebreia que Pe. João Calábria salvou da perseguição nazista e fascista, ocultando-a entre as religiosas do seu Instituto.

Tendo sido ordenado sacerdote no dia 11 de agosto de 1901 foi nomeado vigário da paróquia Santo Estêvão e confessor no Seminário. Dedicou-se com zelo especial às confissões e ao exercício da caridade, privilegiando sobretudo os mais pobres e marginalizados.

Em 1907, nomeado vigário de São Bento no Monte, começou também a acolher e ajudar espiritualmente alguns soldados. No dia 26 de novembro do mesmo ano, na Rua Case Rotte, iniciou oficialmente o Instituto "Casa Buoni Fanciulli ", que no ano seguinte, foi transferido para um lugar definitivo, na Rua São Zeno no Monte, atual Casa Mãe. Com os meninos, o Senhor mandou-lhe também alguns leigos que desejavam partilhar com ele a própria doação ao Senhor.

Com este pequeno grupo de homens entregues totalmente ao Senhor no serviço aos pobres, com uma vida radicalmente evangélica, fez com que a Igreja de Verona revivesse o clima da Igreja Apostólica. E aquele primeiro núcleo de homens foi a base da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, sendo aprovada pelo bispo de Verona aos 11 de fevereiro de 1932, e obtendo a aprovação Pontifícia aos 25 de abril de 1949.

Em 1910, fundou também as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência, que obtiveram no dia 25 de março de 1952 o reconhecimento diocesano.

Pe. João Calábria confiou aos Pobres Servos e às Pobres Servas a mesma missão que o Senhor lhe inspirou, desde quando era um jovem sacerdote: "Mostrar ao mundo que a Divina Providência existe, que Deus é Pai e cuida de seus filhos, contanto que nós O acolhamos e façamos a nossa parte, que é buscar em primeiro lugar o seu Reino (cf.Mt 6, 25-34).

Faleceu no dia 4 de dezembro de 1954, em sua cidade natal. O Papa Pio XII enviou telegrama de pêsames à Congregação, no qual definia Pe. Calábria como "campeão de evangélica caridade".

Pe. João Calábria foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 17 de abril de 1988 e canonizado pelo mesmo Papa no dia 18 de Abril de 1999.

A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência está presente na Diocese de Erexim, a partir de 14/02/2006, através do atendimento pastoral à Paróquia São Francisco de Assis, no Bairro Progresso, Erechim/RS. Ir. Darci Zacaron foi e voltou a ser Coordenador da Cáritas Diocesana, de março a dezembro de 2012, março de 2014 seguindo até os dias atuais.

Para conhecer um pouco mais da história e do trabalho desta Congregação Religiosa, basta acessar o seguinte endereço:  http://www.pobresservos.org.br/ 

 

Endereço para contato:

Paróquia São Francisco de Assis

Rua Geraldo Rufino Pinheiro, nº 220

Bairro Progresso – Erechim/RS

CEP: 99.708-624

 

Telefone: (54) 3519-5333