ANO NACIONAL DO LAICATO

Data:   23-11-2017

ANO NACIONAL DO LAICATO

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. Na segunda reunião ordinária do Conselho Permanente deste ano, realizada de 20 a 22 de junho, foi apresentado o projeto preparado pela Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato e em breve as Dioceses e Prelazias receberão as orientações metodológicas de como se preparar e celebrar em suas comunidades.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.

Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, as Dioceses receberão uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Documento nº 105

Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.

Segundo o presidente da comissão, dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, disse o bispo.

Objetivo Geral: COMO IGREJA, POVO DE DEUS: - Celebrar  a  presença  e  a  organização  dos  cristãos leigos e leigas no Brasil; - Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Objetivos específicos: - Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos  (1987)  e  os  30  anos  da  Exortação  Christifideles  Laici,  de  São  João  Paulo  II,  sobre  a  vocação  e  missão  dos leigos na Igreja e no mundo (1988); - Dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e  demais  documentos  do  Magistério  sobre  o  laicato, em especial do Papa Francisco; - Estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas,  “verdadeiros  sujeitos  eclesiais”  (DAp,  n.  497a), como “sal, luz e fermento na Igreja e na Sociedade.

Oração para o “Ano Nacional do Laicato"

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos.

Hino para o “Ano Nacional do Laicato”

L e M: Adenor Leonardo Terra

Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo,

Levai aos povos todos o amor, meu dom fecundo!

Teu Reino, ó Jesus Cristo, queremos propagar,

Seguindo o teu exemplo, o mundo transformar!

1 - Sendo membros do teu Corpo, que é a Igreja,

Cristãos leigos e leigas construímos nova história!

2 - Instruídos por tua santa Palavra,

Chamados e enviados para cumprir a missão!

3 - Alimentados por teu Corpo e Sangue,

Assumimos, com coragem, a nossa vocação!

4 - “Chamados, antes de tudo, à santidade,

Interpelados a viver a santidade no mundo!”

5 - “Sal da terra, luz do mundo, fermento na massa”,

Não deixamos de ser “ramos na Videira”!

6 - “Na família, no trabalho, na política,

Em todos os âmbitos de atividade humana!”

7 - “Verdadeiros sujeitos eclesiais,

Aptos a atuar na Igreja e na sociedade!”

Ver Mais...